- Refletir sobre os regimes de visualidade relacionados ao saber científico;
- Discutir as funções das imagens em textos científicos ou de ensino de saberes científicos;
- Apresentar técnicas utilizadas na produção de imagens de livros científicos, sobretudo os impressos;
- Reconhecer o vínculo entre a produção de imagens e as concepções científicas e de mundo de seus produtores;
- Debater os conceitos de racionalidade, objetividade e empiria na produção científica e nas representações imagéticas associadas;
- Identificar o papel da imagem para consolidação do conhecimento científico.
Quadro branco
Projetor multimídia que deverá ser utilizado para projetar as diferentes imagens ao longo das exposições e debates.
Computadores para pesquisa e realização da atividade.
Material impresso (Atividade de análise e biografia de Gessner)
Imagens (arquivos que deverão ser projetados em apresentações)
Celulares para gravação de entrevistas
A avaliação será constituída por 3 atividades:
1- A participação dos grupos nas discussões.
2- A entrega do texto com as análises das imagens de Leonardo Da Vinci.
3- A elaboração da tarefa com a análise do livro didático e uma síntese da entrevista com os professores de biologia.
Todas as atividades são em grupo e são avaliadas coletivamente.
Debate sobre o papel da imagem para produção e difusão de conhecimento: em grupos, os alunos elaborarão uma reflexão acerca das funções das imagens em materiais científicos e didáticos. Os grupos deverão expor suas conclusões oralmente.
Por meio da exposição oral de características do período, espera-se refletir sobre os conhecimentos científicos no início do período moderno. Serão realizadas ponderações acerca da Revolução Científica e de suas características consagradas pela historiografia tradicional.
Partindo de tais pressupostos, serão desconstruídas as ideias de racionalidade (ligada ao período renascentista e à revolução científica), bem como de realismo e empiria na produção de imagens.
A exposição oral será realizada juntamente com a apresentação de imagens produzidas no período de animais, plantas, estudos anatômicos como aqueles presentes na obra de Juan Valverde (Historia de la composición del cuerpo humano) ou Conrad Gessner (Historia Animalium).
As imagens de animais, como o morcego e o elefante (presentes na obra de Gessner), bem como de plantas, como o milho (presentes na obra de Fuchs) serão ponto de partida para avaliar o papel da observação e de outras fontes de conhecimento para a produção de imagens.
O conjunto de imagens que será utilizado nesta atividade está presente no link.
Conrad Gessner foi um dos principais naturalistas do século XVI. Algumas de suas obras são consideradas fundamentais para a história natural do período e alguns autores o consideram como fundador da moderna zoologia. Para nossos objetivos, Historia Animalium de Gessner pode ser considerada uma obra emblemática, pois nela além dos textos sobre as espécies abordadas, apresentam-se representações iconográficas, sendo encarada por muitos uma espécie de enciclopédia ilustrada. Após apresentar a biografia de Gessner e uma síntese de sua obra (por meio da leitura do arquivo em anexo), realizaremos a análise coletiva da imagem do unicórnio presente neste livro. Nessa atividade, além de refletir sobre as definições e o alcance da história natural, almeja-se que os discentes sejam capazes de perceber que a ciência, mesmo que no período apontasse para empiria, não restringia-se à experiência ou observação direta. Para o estudo das concepções científicas de determinado período é fundamental analisar o imaginário consolidado e partilhado entre os sujeitos. Nesta atividade, também serão estudadas as vinculações entre texto e imagem na produção de sentidos e de conhecimentos.
Realização das atividades propostas (anexo)
Como tarefa os alunos deverão realizar uma análise escrita de um livro didático de biologia. Deverão escolher uma das imagens presentes no material e questionar seu papel dentro da obra e bem como essa imagem condicionaria o conhecimento construído a respeito de determinado tema.
Numa segunda etapa deverão entrevistar seus professores de biologia sobre o papel das imagens no ensino e na compreensão desse campo do saber.