100
minutos

XUKURÚS DE CIMBRES E ORORUBÁ: POVOS INDÍGENAS DA CIDADE DE PESQUEIRA, AGRESTE PERNAMBUCANO.

Será abordada nessa aula a temática indígena sobre a ótica dos índios xukurús, importante representação indígena da região que recentemente obteve grande notoriedade, pois pela primeira vez, o Brasil é réu em uma corte internacional por violações de direitos humanos de povos indígenas. A aula foi pensada para uma turma do nono ano do ensino fundamental.

Plano de aula construído por
Juliana Rebeca Alves de Arruda Lima (Jaboatão dos Guararapes / PE)

Objetivos

Trazer para a sala de aula o debate a respeito dos índios xukurús da cidade de Pesqueira. Uma parte considerável dos alunos do Instituto Federal de Pernambuco do Campus Pesqueira são índios xukurús e é muito importante provocar nos estudantes, índios ou não, a reflexão a respeito da situação dos povos indígenas atualmente. Ao fim da aula os alunos serão capazes de emitir opinião crítica a respeito do tema e conhecerão mais sobre a cultura e história dos xukurús. Conforme Ana Luiza Koehler (2007-2008) "O conhecimento da comunidade local através de sua história, refeita principalmente por meio de memórias trazidas pelos alunos, indicaram para a possibilidade de explorar vários temas locais[...]". Tratando especificamente da fotografia, a autora citada reforça que "São reveladores de sua visão de mundo, costumes, valores e ideologias e da forma como percebem a cidade e dão significado ao mundo e às suas experiências imediatas". Fica evidente a relevância da fotografia para o estudo da história local, principalmente no que tange os índios xukurús.

Requisitos

Fotos atuais dos xukurús das cidades de Cimbres e Ororubá, disponíveis no site https://img.socioambiental.org/v/publico/xukuru/. Vídeo sobre as violações contra o povo xukurú, disponível no site https://theintercept.com/2017/03/22/violacoes-contra-o-povo-xukuru-levam-o-estado-brasileiro-a-corte-interamericana-de-direitos-humanos/. Recursos materiais:computador,Datashow,Lousa, pincel.

Avaliação

A avaliação será composta pela elaboração de uma pequena redação em grupo a respeito dos índios xukurús nos aspectos que tangem a cultura, a política, as lutas sociais, a visibilidade atual etc.. Os grupos deverão elaborar um pequeno texto de no mínimo 20 linhas e no máximo 25 linhas sobre o tema: O lugar do índio na sociedade brasileira do século XXI. Eles deverão explanar a respeito dos conhecimentos que adquiriram sobre os índios xukurús. Para os alunos indígenas fica a opção de acrescentar em seu texto informações que julgarem pertinentes e que não foram abordadas em sala de aula.

1
15
min

Exposição Oral por parte do professor

O professor fará uma breve explanação a respeito dos índios xukurús e da situação dos índios no Brasil atualmente.

Arquivos e links
2
15
min

Vídeo/Música/Imagem

Primeiramente as imagens dos índios xukurús serão apresentadas e o professor deve solicitar a turma que faça uma análise mental de cada documento, prestando atenção ao máximo de detalhes.

Arquivos e links
3
30
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

Essa atividade será para que os estudantes possam debater a respeito dos índios xukurús, do papel e do espaço do índio na sociedade atual. Os alunos indígenas serão estimulados a darem seus relatos para a turma, o que trará uma outra perspectiva para o debate.

4
5
min

Vídeo/Música/Imagem

Vídeo sobre as violações contra o povo xukurú que levou o estado brasileiro à corte interamericana de direitos humanos.

Arquivos e links
5
35
min

Produção escrita em grupo (alunos)

Os alunos deverão elaborar um texto dissertativo de no mínimo 20 linhas e no máximo 25 linhas em grupo sobre os índios xukurús, descrevendo de forma clara aspectos culturais, políticos e sociais sobre o tema: O lugar do índio na sociedade brasileira do século XXI.

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