¤ Analisar as condições sócio-econômica do sertão nordestino durante a República Velha;
¤ Identificar os fatores que contribuíram para a formação da comunidade de Canudos;
¤ Refletir criticamente sobre a Revolta de Canudos a partir da análise de documentos iconográficos;
¤ Compreender a importância dos movimentos sociais e da ação coletiva dos sujeitos na transformação da história.
Durante a aula, serão necessário os seguintes materiais: Data show; Computador; Papel ofício; Pincel; Slides com imagens de diferentes gênero: pinturas, xilogravura, fotografias; videoclipe da música Súplica Cearense, documentário Segredos do Sertão da Rede Record, exemplares da obra " Os Sertões" de Euclides da Cunha, cópias da música Sobradinho de Sá & Guarabyra.
Esta é uma etapa importante no processo de ensino aprendizagem, uma vez que permite avaliar os resultados obtidos pelo aluno durante todo o processo educativo proposto nesse plano de aula. Assim, serão os alunos serão avaliados durante:
¤ Participação e envolvimento durante a realização das atividades propostas;
¤ Análise de imagens, clipes e interpretação de música relacionada com o tema de forma contextualizada.
¤ A produção textual feita pelos alunos, onde será observada a capacidade de relacionar passado e presente.
¤ A elaboração em grupo de um jornal escrito sobre a Revolta de Canudos,que deve ser socializada em sala.
Exibir o vídeo clipe "Súplica Cearense", uma releitura feita pela banda o Rappa da canção da grupo nordestino Gordurinha e Netinho. Após a exibição do vídeo,será feita uma reflexão em sala instigando aos alunos a descobrirem a temática que será abordada nessa aula.
Questões para Reflexão:
* Quais os problemas sociais que a letra da música "Súplica Cearense " aborda?
* Qual a temática abordada no vídeo clipe?
* Qual a relação da letra da música " Súplica Cearense" com a Revolta de Canudos?
* Alguém já ouviu falar ou leu alguma coisa sobre Canudos? Exponha.
Após a reflexão do vídeo clipe,será feita uma exposição oral sobre a Revolta de Canudo, abordando os aspectos socioeconômicos que motivaram a formação do arraial de Canudos. Para iniciar a exposição do conteúdo,será escrito na lousa a frase " O sertanejo é antes de tudo um forte" de Euclides da Cunha e pedir que os mesmo relacione essa frase com a situação enfrentada pelo homem do campo.
Após refletir sobre a frase de Euclides da Cunha em sala,será apresentado em slides parte da História em Quadrinho sobre a Guerra de Canudos. Será feito a leitura da HQ e a partir dela contextualizar a situação do Nordeste brasileiro durante a República Velha. Após a leitura da HQ pedir que os alunos observem alguns aspectos:
1. Onde acontece a história?
2. Quem desempenha o papel principal na história?
3. Como é a linguagem utilizada na HQ?
Durante a exposição oral do conteúdo serão abordado os seguintes aspectos:
¤ O beato do Sertão : a vida e luta de Antônio Conselheiro.
¤ A comunidade de Belo Monte, denominada de Canudos.
¤ A oposição ao arraial de Canudos.
¤ As expedições a Canudos.
¤ Canudos hoje.
Durante a exposição oral será feita análise de algumas imagens relacionadas com o tema.
Durante a exposição do conteúdo será feito a análise de algumas imagens sobre o tema. Essas imagens serão projetadas em slides no Data Show. Ao propor a análise das imagens pedir que eles observem cada imagem, descrevam e refletiam as seguintes questões:
1. O que o autor procura mostrar com essa imagem?
2. Que sentimento essa imagem transmite?
3. O que essa imagem procura informar sobre a Guerra de Canudos?
Será exibido o documentário Segredos do Sertão, da Rede Record.Após a exibição propôs que os alunos reflitam sobre algumas questões abordadas no documentário,como:
* O documentário aborda muito a importância da preservação da memória de Canudos. De que maneira isso é feito na região?
* Porque em alguns trechos do documentário eles afirmam que a memória de Canudos foi ameaçada?
* Porque é tão importante preservar a memória de dessa revolta tão sangrenta na história do Brasil?
* O que mais chamou atenção no documentário?
Nessa etapa, o professor deverá mediar as as discussões, fazendo algumas observações, comentários e instigando os mesmos com questionamentos sobre o documentário.
Para concluir o tema sobre a Guerra de Canudos, trabalhar com a letra da música Sobradinho, composta nos anos 70 pela dupla Sá & Guarabyra. O trabalho com a música será organizado da seguinte forma:
1. Será entregue aos alunos a cópia da letra da música e pedir que os mesmos façam a leitura.
2. Depois será exibido o clipe da musica no data show.
3. Após a exibição do vídeo, fazer uma reflexão sobre a música com os seguintes questionamentos:
* Qual o tema principal da musica?
* Porque a musica recebe o nome de Sobradinho?
* Quais os impactos causados pela construção da Usina Hidrelétrica segundo a letra da música?
* De que forma essa música pode ser relacionada com a história de Canudos?
Apresentar aos alunos à proposta da atividade - Jornal Escrito_ que será feito sobre a Guerra de Canudos. Para a realização dessa atividade, a turma será dividida em três grandes grupos. Cada grupo irá produzir o jornal, seguindo uma das três divisões propostas por Euclides da Cunha em sua obra Os Sertões,onde a Revolta de Canudos é dividida em : o homem, a terra e a luta. Para isso cada grupo receberá um exemplar da obra de Euclides da Cunha, na versão Coleção Clássicos da Literatura.
A divisão dos grupos será feita conforme a de Euclides da Cunha na obra Os Sertões, onde cada grupo deverá abordar os seguintes aspectos:
1. A terra:
Região brasileira onde ocorreu a revolta.
Como era essa região geograficamente?
A origem do nome do arraial.
Como era a vida no arraial.
2. O homem:
Como era o homem sertanejo?
Como era a cultura, os hábitos e as condições de vida do sertanejo?
Falar sobre o beato Antonio Conselheiro e sobre a memória de Canudos no imaginário popular.
3. A luta:
Abordar a luta diária do sertanejo por uma vida melhor durante a Republica Velha e nos dias atuais.
Como ocorreu a luta contra Canudos?
Falar sobre as expedições contra Canudos e sobre a destruição de Canudos.
Cada grupo deverá socializar sua produção com a turma.