120
minutos

Canudos:a luta do sertanejo pela terra.

A guerra de Canudos,ocorrido no sertão da Bahia,foi considerada a primeira e mais importante revolta de carácter messiânico realizado no Brasil. Assim, a proposta desta aula, destinada aos alunos da 3 série do Ensino Médio,é abordar a temática utilizando diversos tipos de imagens e textos, possibilitando dessa forma refletir sobre as condições de vida do sertanejo na República Velha.

Plano de aula construído por
Monacita pinto reis (Bom Jesus da Lapa / BA)

Objetivos

¤ Analisar as condições sócio-econômica do sertão nordestino durante a República Velha;

¤ Identificar os fatores que contribuíram para a formação da comunidade de Canudos;

¤ Refletir criticamente sobre a Revolta de Canudos a partir da análise de documentos iconográficos;

¤ Compreender a importância dos movimentos sociais e da ação coletiva dos sujeitos na transformação da história.

Requisitos

Durante a aula, serão necessário os seguintes materiais: Data show; Computador; Papel ofício; Pincel; Slides com imagens de diferentes gênero: pinturas, xilogravura, fotografias; videoclipe da música Súplica Cearense, documentário Segredos do Sertão da Rede Record, exemplares da obra " Os Sertões" de Euclides da Cunha, cópias da música Sobradinho de Sá & Guarabyra.

Avaliação

Esta é uma etapa importante no processo de ensino aprendizagem, uma vez que permite avaliar os resultados obtidos pelo aluno durante todo o processo educativo proposto nesse plano de aula. Assim, serão os alunos serão avaliados durante:

¤ Participação e envolvimento durante a realização das atividades propostas;

¤ Análise de imagens, clipes e interpretação de música relacionada com o tema de forma contextualizada.

¤ A produção textual feita pelos alunos, onde será observada a capacidade de relacionar passado e presente.

¤ A elaboração em grupo de um jornal escrito sobre a Revolta de Canudos,que deve ser socializada em sala.

1
10
min

Vídeo/Música/Imagem

Exibir o vídeo clipe "Súplica Cearense", uma releitura feita pela banda o Rappa da canção da grupo nordestino Gordurinha e Netinho. Após a exibição do vídeo,será feita uma reflexão em sala instigando aos alunos a descobrirem a temática que será abordada nessa aula.

Questões para Reflexão:

* Quais os problemas sociais que a letra da música "Súplica Cearense " aborda?

* Qual a temática abordada no vídeo clipe?

* Qual a relação da letra da música " Súplica Cearense" com a Revolta de Canudos?

* Alguém já ouviu falar ou leu alguma coisa sobre Canudos? Exponha.

Arquivos e links
2
30
min

Exposição Oral por parte do professor

Após a reflexão do vídeo clipe,será feita uma exposição oral sobre a Revolta de Canudo, abordando os aspectos socioeconômicos que motivaram a formação do arraial de Canudos. Para iniciar a exposição do conteúdo,será escrito na lousa a frase " O sertanejo é antes de tudo um forte" de Euclides da Cunha e pedir que os mesmo relacione essa frase com a situação enfrentada pelo homem do campo.

Após refletir sobre a frase de Euclides da Cunha em sala,será apresentado em slides parte da História em Quadrinho sobre a Guerra de Canudos. Será feito a leitura da HQ e a partir dela contextualizar a situação do Nordeste brasileiro durante a República Velha. Após a leitura da HQ pedir que os alunos observem alguns aspectos:

1. Onde acontece a história?

2. Quem desempenha o papel principal na história?

3. Como é a linguagem utilizada na HQ?

Durante a exposição oral do conteúdo serão abordado os seguintes aspectos:

¤ O beato do Sertão : a vida e luta de Antônio Conselheiro.

¤ A comunidade de Belo Monte, denominada de Canudos.

¤ A oposição ao arraial de Canudos.

¤ As expedições a Canudos.

¤ Canudos hoje.

Durante a exposição oral será feita análise de algumas imagens relacionadas com o tema.

Arquivos e links
3
20
min

Vídeo/Música/Imagem

Durante a exposição do conteúdo será feito a análise de algumas imagens sobre o tema. Essas imagens serão projetadas em slides no Data Show. Ao propor a análise das imagens pedir que eles observem cada imagem, descrevam e refletiam as seguintes questões:

1. O que o autor procura mostrar com essa imagem?

2. Que sentimento essa imagem transmite?

3. O que essa imagem procura informar sobre a Guerra de Canudos?

Arquivos e links
4
20
min

Vídeo/Música/Imagem

Será exibido o documentário Segredos do Sertão, da Rede Record.Após a exibição propôs que os alunos reflitam sobre algumas questões abordadas no documentário,como:

* O documentário aborda muito a importância da preservação da memória de Canudos. De que maneira isso é feito na região?

* Porque em alguns trechos do documentário eles afirmam que a memória de Canudos foi ameaçada?

* Porque é tão importante preservar a memória de dessa revolta tão sangrenta na história do Brasil?

* O que mais chamou atenção no documentário?

Nessa etapa, o professor deverá mediar as as discussões, fazendo algumas observações, comentários e instigando os mesmos com questionamentos sobre o documentário.

Arquivos e links
4.1
5
20
min

Vídeo/Música/Imagem

Para concluir o tema sobre a Guerra de Canudos, trabalhar com a letra da música Sobradinho, composta nos anos 70 pela dupla Sá & Guarabyra. O trabalho com a música será organizado da seguinte forma:

1. Será entregue aos alunos a cópia da letra da música e pedir que os mesmos façam a leitura.

2. Depois será exibido o clipe da musica no data show.

3. Após a exibição do vídeo, fazer uma reflexão sobre a música com os seguintes questionamentos:

* Qual o tema principal da musica?

* Porque a musica recebe o nome de Sobradinho?

* Quais os impactos causados pela construção da Usina Hidrelétrica segundo a letra da música?

* De que forma essa música pode ser relacionada com a história de Canudos?

Arquivos e links
6
20
min

Atividade a ser realizada em casa pelos alunos (lição de casa)

Apresentar aos alunos à proposta da atividade - Jornal Escrito_ que será feito sobre a Guerra de Canudos. Para a realização dessa atividade, a turma será dividida em três grandes grupos. Cada grupo irá produzir o jornal, seguindo uma das três divisões propostas por Euclides da Cunha em sua obra Os Sertões,onde a Revolta de Canudos é dividida em : o homem, a terra e a luta. Para isso cada grupo receberá um exemplar da obra de Euclides da Cunha, na versão Coleção Clássicos da Literatura.

A divisão dos grupos será feita conforme a de Euclides da Cunha na obra Os Sertões, onde cada grupo deverá abordar os seguintes aspectos:

1. A terra:

Região brasileira onde ocorreu a revolta.

Como era essa região geograficamente?

A origem do nome do arraial.

Como era a vida no arraial.

2. O homem:

Como era o homem sertanejo?

Como era a cultura, os hábitos e as condições de vida do sertanejo?

Falar sobre o beato Antonio Conselheiro e sobre a memória de Canudos no imaginário popular.

3. A luta:

Abordar a luta diária do sertanejo por uma vida melhor durante a Republica Velha e nos dias atuais.

Como ocorreu a luta contra Canudos?

Falar sobre as expedições contra Canudos e sobre a destruição de Canudos.

Cada grupo deverá socializar sua produção com a turma.

Login alterado

O usuário logado na sessão atual foi alterado em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Login alterado

A equipe logada na sessão atual foi alterada em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.