100
minutos

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL E O TEATRO DE OPERAÇÕES DO PACÍFICO: REPRESENTAÇÃO DA EXPERIÊNCIA JAPONESA ATRAVÉS DO FILME "TÚMULO DOS VAGALUMES" DE ISAO TAKAHATA

Aula planejada para o terceiro ano do Ensino médio e voltada para a discussão do filme “Túmulo dos vagalumes” (Hotaru no haka) de Isao Takahata. Foca-se na animação enquanto modo de representação de experiências históricas e como fonte de análise da construção da memória e da identidade japonesa acerca da participação do Japão na Segunda Guerra Mundial.

Plano de aula construído por
Joana Rios Ribeiro Maia Carbonesi (Brasília / DF)

Objetivos

• Refletir acerca da participação japonesa na Segunda Guerra Mundial através do filme “Túmulo dos vagalumes”

• Discutir a cultura popular enquanto modo de representação do conflito e de construção de uma memória nacional

• Analisar o modo como o filme retrata tanto o sentimento de vitimização do Japão após os ataques sofridos pelo país, como as consequências nocivas de seu patriotismo exacerbado

• Apresentar os principais acontecimentos referentes ao Teatro de Operações do Pacífico (1941-1945)

• Debater o filme enquanto uma fonte de representação no presente de um acontecimento do passado

Requisitos

Data Show

Computador

Caixa de som

Lousa

Pincel de quadro

Avaliação

Avaliação contínua dos alunos ao longo do debate com o intuito de observar sua participação na discussão e suas interpretações acerca do filme e do conteúdo apresentado. Correção posterior dos textos produzidos pelos alunos para analisar sua compreensão dos assuntos abordados e sua capacidade de produção de um texto dissertativo.

1
20
min

Exposição Oral por parte do professor

Momento de exposição oral no qual a professora pretende apresentar aos alunos alguns pontos da participação japonesa na II Guerra Mundial. Foca-se no chamado Teatro de Operações do Pacífico (1941-1945), termo cunhado nos Estados Unidos que se refere às ações militares desenvolvidas na região do Oceano Pacífico durante o conflito, e suas relações com a II Guerra Sino-Japonesa.

2
45
min

Vídeo/Música/Imagem

Exposição de trechos do filme animado “Túmulo dos vagalumes” de Isao Takahata. O filme conta a história de Seita, 14 anos, e de sua irmã Setsuko, 4 anos, que sobrevivem ao bombardeamento da cidade de Kobe no Japão ocorrido nos dias 16 e 17 de março de 1945. Após perderem a mãe e sua casa no ataque aéreo, os irmãos vão morar com uma tia em uma cidade próxima. Entretanto, após desavenças com a tia, Seita começa a morar juntamente com Setsuko em um abrigo na natureza, onde buscam meios de sobreviver enquanto esperam notícias de seu pai, um oficial da marinha japonesa. Devido às privações, Setsuko acaba falecendo de má nutrição, e Seita logo após se une a ela em setembro de 1945 após tomar conhecimento da rendição japonesa.

A animação lançada em 1888 foi produzida pelo Estúdio Ghibli e é uma adaptação do conto semibiográfico de mesmo nome de Nosaka Akiyuki, sobrevivente de ataques aéreos durante a guerra e que teve uma irmã morta pela má nutrição.

Foram selecionados três trechos do filme:

1- Sequência inicial onde se pode ver o bombardeamento da cidade de Kobe e a morte da mãe dos dois irmãos. (20 min)

2- Trecho no qual os irmãos saem da casa da tia para irem morar em um abrigo na natureza. Nesse momento, eles se adaptam ao novo tipo de moradia, mas começam a sofrer da falta de alimentação, resultando no começo da doença Setsuko. (10 min)

3- Trecho final do filme que engloba o agravamento da situação de Setsuko. Seita retira o dinheiro da mãe do banco e descobre que o Japão se rendeu, presumindo, também, que seu pai está morto. Setsuko morre e, logo após, é seguida por Seita. Os espíritos dos dois se reencontram. (15 min)

Link para o filme em anexo.

Arquivos e links
2.1
3
35
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

Debate com a classe com o intuito de discutir as impressões dos alunos a respeito dos trechos apresentados e ajudá-los a refletir a respeito do filme enquanto documento histórico que possui um discurso acerca do papel do Japão na Segunda Guerra. Busca-se explorar no debate os sentimentos de vitimização do povo japonês, tendo em conta os horrores da guerra, e o de crítica ao nacionalismo japonês, ambos explorados pelo filme por meio da figura dos dois irmãos.

Enquanto Setsuko é a personificação da vítima, uma criança inocente que sofre os horrores da guerra, Seita, apesar de também ser vítima das circunstâncias, personifica um nacionalismo exacerbado que acaba por prejudicar a si e a sua irmã. Ao acreditar fielmente na volta do pai e na vitória japonesa, Seita se torna recluso da sociedade e faz da própria irmã sua vítima, ao a expor à fome. A perspectiva diferente dos dois órfãos é apontada pelas atitudes diferentes que eles têm a respeito dos vagalumes que utilizam para iluminar o abrigo. A crítica ao nacionalismo está presente no filme também ao mostrar que o nacionalismo se torna uma desculpa para o egoísmo entre os cidadãos comuns.

4

min

Atividade a ser realizada em casa pelos alunos (lição de casa)

Atividade para casa na qual cada aluno deve desenvolver um texto (mín. 30 e máx. 40 linhas) analisando os trechos do filme apresentado, levando em consideração as discussões e questões apontadas no debate.

Login alterado

O usuário logado na sessão atual foi alterado em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Login alterado

A equipe logada na sessão atual foi alterada em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.