120
minutos

Olha elas! As representações femininas, das pinturas brasileiras no século XIX às propagandas do século XXI.

Refletir sobre os padrões da representação feminina no final do século XIX e atualmente. Partiremos do realismo brasileiro, através dos quadros "Arrufos" de Belmiro de Almeida, "Cena da Família de Adolfo A. Pinto" e "Saudade", ambos de Almeida Junior. A partir dessa análise, se discutirá as permanências e mudanças desse padrão na atualidade utilizando a propaganda comercial da cerveja Skol.

Plano de aula construído por
Carla Izabel Amaro Brolia (Lucianópolis / SP)

Objetivos

Ao longo da história, a representação da mulher sofreu as implicações ideológicas enfrentadas por elas. Essas imagens também estão frequentemente acompanhadas de idealizações criadas a partir da imaginação masculina. Portanto, analisar como a cultura visual representou a mulher revela muito sobre as características de cada período histórico e demonstra o papel social esperado da mulher em cada época.

No século XIX, no Brasil, a arte ainda se fundamentava numa visão burguesa idealizante e conservadora. Dois artistas se destacaram, Belmiro de Almeida e Almeida Junior. Seus quadros nos permitem analisar o padrão de representação feminina para sociedade burguesa brasileira nessa época, pois trouxeram para suas telas cenas onde é possível observar as relações de poder no interior da família.

Diante disso, temos como objetivo geral desenvolver a percepção das imagens como fontes históricas visuais que precisam ser questionadas quanto ao seu conteúdo e forma para se compreender o período de sua produção e sua repercussão. Ou seja, oferecer aos alunos do Ensino Médio alguns referenciais básicos para compreender o protocolo narrativo que se estabelece nas imagens e a partir do qual é possível destrinchá-las.

Como objetivos específicos, pretendemos:

- identificar os padrões estabelecidos para as mulheres nas famílias burguesas do Brasil durante o século XIX a partir de representações e simbologias visuais

- Conhecer um pouco sobre as obras "Arrufos" de Belmiro de Almeida e "Cena de Família" e "Saudade" de Almeida Junior

- Estabelecer intertextualidade entre as representações visuais nessas obras e imagens mais recentes.

Requisitos

TV

Notebook

Imagens digitais das pinturas

Apresentação de ppt contendo uma breve biografia dos pintores e o contexto histórico no qual produziram

Cópias impressas da propaganda da cerveja Skol (www.cartacapital.com.br)

Cópias das questões da ONHB - links na atividade)

Avaliação

Avaliação desenvolverá um diagnóstico contínuo e sistemático sobre o caminho percorrido pelo aluno, seus avanços com relação a uma compreensão inicial e os conhecimentos adquiridos e/ou aprofundados. Dessa forma, será possível sanar as dificuldades que apresentarem no decorrer do processo.

Como diagnóstico inicial se analisará os comentários orais dos alunos sobre o papel da imagem na construção social da posição dos indivíduos. A partir daí se avaliará o desenvolvimento do aluno nas diversas atividades realizadas, procurando identificar as mudanças estruturais e argumentativas relacionadas ao seu conhecimento. Também se estimulará a socialização das atividades individuais para dar oportunidade de diálogo e de compreensão da diversidade de impressões que o coletivo da turma apresenta, valorizando a pluralidade de opiniões.

De forma geral, fará parte da avaliação:

a) A qualidade dos comentários e argumentos apresentados;

b) Sua participação em todas as atividades desenvolvidas nas aulas, individuais e em grupo;

c) A capacidade de organizar e produzir uma narrativa em suas sínteses e relatórios;

d) Uso de conceitos, contextualização, relações de causalidade e noções de tempo presentes nas falas e textos apresentados pelos alunos.

e) A qualidade e pertinência das imagens produzidas sob sua responsabilidade.

1
20
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

Sondagem:

Iniciar um diálogo com a turma sobre as imagens, sua importância no cotidiano e seu alcance para disseminar uma ideia. Esse diálogo tem como objetivo identificar as concepções prévias que os alunos têm sobre o assunto. No decorrer da conversa, introduzir novos questionamentos como:

• a relevância do uso de imagens na escola para um aprendizado significativo.

• a relação entre imagem e verdade/realidade

Apresentar a proposta de analisar a representação feminina em algumas pinturas do século XIX e numa propaganda atual, buscando semelhanças e diferenças nos padrões que essas imagens apresentam. Esclarecer que as imagens são fontes históricas com grande alcance social que precisam ser analisadas, contextualizadas e discutidas.

2
20
min

Exposição Oral por parte do professor

Contextualização

O professor apresentará o contexto histórico do final do século XIX no Brasil, destacando os aspectos relevantes para a compreensão das mudanças e permanências na sociedade patriarcal. Na mesma oportunidade, deve-se apresentar aos alunos uma breve biografia dos pintores Belmiro de Almeida e Almeida Junior. O ideal é que seja preparada uma apresentação com slides que tornem essa atividade mais dinâmica.

3
40
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

Repensando o olhar:

Apresentar os quadros aos alunos e deixar que a turma comente as características e detalhes que visualizam. Estimular novas descobertas, questionamentos e conclusões, como:

• Observar o grupo social e culturas dos personagens apresentados através dos objetos e ambientes montados pelos pintores.

• Em Arrufos, chamar a atenção para a divisão da imagem em dois ambientes: o feminino e o masculino e para a atitude de superioridade do homem que está em provável posição de julgamento de sua mulher que aguarda desesperada pela sentença final do marido revelando a desigualdade de gênero dentro da sociedade patriarcal de então.

• Em Cenas de Família, os objetos e ações rodeiam a figura masculina no primeiro plano. A localização da mulher no último plano da rosto coberto por uma sombra, rodeada por filhos e se dedicando ao bordado, constroem a idéia de submissão feminina valorizada na época.

• Em Saudade, o pintor descreve uma cena e personagem feminina que não pertence à elite, o que não era comum na época. Apesar da mulher ser a única personagem do quadro, a superioridade masculina se faz presente através da ausência do marido e pode ser identificada através do chapéu presente no primeiro plano superior. A luz guia o olhar do observador pelos detalhes que reforçam essa ausência.

Explorar a intertextualidade entre as obras, ou seja, semelhanças e diferenças que podem ser apontadas.

Elaborar uma ficha contendo as informações coletivas levantadas até aqui.

Arquivos e links
4
20
min

Produção escrita em grupo (alunos)

Comparação entre as pinturas do século XIX e a propaganda da Skol:

Organizar grupos de trabalho e distribuir cópias da propaganda da Skol. Pedir que explorem as características da imagem voltada a questão da representação feminina, assim como identificar semelhanças e diferenças que podem ser traçadas com as pinturas do século XIX.

Na imagem selecionada a mulher é colocada como uma mercadoria para consumo masculino, logo considerado superior à ela. As campanhas publicitárias criam padrões de comunicação em massa e podem reforçar estereótipos femininos como a ‘mulher objeto’, que supõe o homem como seu dono com o direito de rejeitar e até agir de forma violenta se ela não atender às suas projeções.

Os alunos produzirão uma síntese escrita de suas reflexões que socializarão com toda a turma.

Arquivos e links
5
20
min

Outro tipo de atividade em sala de aula (expressão corporal: dramatização, "peças de teatro", musicalização, danças)

Produção fotográfica

Organizar grupos de trabalho que deverão produzir fotografias que rompam com os padrões estabelecidos para a representação feminina estudados nas imagens.

Socializar com a turma as fotografias produzidas e os recursos utilizados para se a composição das mesmas.

6

min

Atividade a ser realizada em casa pelos alunos (lição de casa)

Redação de relatório

Produção de um relatório escrito descrevendo as percepções individuais desenvolvidas através das atividades.

O aluno deverá apresentar uma análise de cada imagem estudada, estabelecer comparações entre elas e elaborar uma conclusão a partir de sua experiência com produção de imagens que foi explorada a partir das fotografias produzidas por seu grupo.

Nesse momento também serão entregues as questões da ONHB que apresentaram as pinturas Arrufos, Saudade e a propaganda da Skol para que eles respondam e entreguem junto com o relatório.

Arquivos e links
7

min

Exposição Oral por parte do professor

Login alterado

O usuário logado na sessão atual foi alterado em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Login alterado

A equipe logada na sessão atual foi alterada em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.