Ao longo da história, a representação da mulher sofreu as implicações ideológicas enfrentadas por elas. Essas imagens também estão frequentemente acompanhadas de idealizações criadas a partir da imaginação masculina. Portanto, analisar como a cultura visual representou a mulher revela muito sobre as características de cada período histórico e demonstra o papel social esperado da mulher em cada época.
No século XIX, no Brasil, a arte ainda se fundamentava numa visão burguesa idealizante e conservadora. Dois artistas se destacaram, Belmiro de Almeida e Almeida Junior. Seus quadros nos permitem analisar o padrão de representação feminina para sociedade burguesa brasileira nessa época, pois trouxeram para suas telas cenas onde é possível observar as relações de poder no interior da família.
Diante disso, temos como objetivo geral desenvolver a percepção das imagens como fontes históricas visuais que precisam ser questionadas quanto ao seu conteúdo e forma para se compreender o período de sua produção e sua repercussão. Ou seja, oferecer aos alunos do Ensino Médio alguns referenciais básicos para compreender o protocolo narrativo que se estabelece nas imagens e a partir do qual é possível destrinchá-las.
Como objetivos específicos, pretendemos:
- identificar os padrões estabelecidos para as mulheres nas famílias burguesas do Brasil durante o século XIX a partir de representações e simbologias visuais
- Conhecer um pouco sobre as obras "Arrufos" de Belmiro de Almeida e "Cena de Família" e "Saudade" de Almeida Junior
- Estabelecer intertextualidade entre as representações visuais nessas obras e imagens mais recentes.
TV
Notebook
Imagens digitais das pinturas
Apresentação de ppt contendo uma breve biografia dos pintores e o contexto histórico no qual produziram
Cópias impressas da propaganda da cerveja Skol (www.cartacapital.com.br)
Cópias das questões da ONHB - links na atividade)
Avaliação desenvolverá um diagnóstico contínuo e sistemático sobre o caminho percorrido pelo aluno, seus avanços com relação a uma compreensão inicial e os conhecimentos adquiridos e/ou aprofundados. Dessa forma, será possível sanar as dificuldades que apresentarem no decorrer do processo.
Como diagnóstico inicial se analisará os comentários orais dos alunos sobre o papel da imagem na construção social da posição dos indivíduos. A partir daí se avaliará o desenvolvimento do aluno nas diversas atividades realizadas, procurando identificar as mudanças estruturais e argumentativas relacionadas ao seu conhecimento. Também se estimulará a socialização das atividades individuais para dar oportunidade de diálogo e de compreensão da diversidade de impressões que o coletivo da turma apresenta, valorizando a pluralidade de opiniões.
De forma geral, fará parte da avaliação:
a) A qualidade dos comentários e argumentos apresentados;
b) Sua participação em todas as atividades desenvolvidas nas aulas, individuais e em grupo;
c) A capacidade de organizar e produzir uma narrativa em suas sínteses e relatórios;
d) Uso de conceitos, contextualização, relações de causalidade e noções de tempo presentes nas falas e textos apresentados pelos alunos.
e) A qualidade e pertinência das imagens produzidas sob sua responsabilidade.
Sondagem:
Iniciar um diálogo com a turma sobre as imagens, sua importância no cotidiano e seu alcance para disseminar uma ideia. Esse diálogo tem como objetivo identificar as concepções prévias que os alunos têm sobre o assunto. No decorrer da conversa, introduzir novos questionamentos como:
• a relevância do uso de imagens na escola para um aprendizado significativo.
• a relação entre imagem e verdade/realidade
Apresentar a proposta de analisar a representação feminina em algumas pinturas do século XIX e numa propaganda atual, buscando semelhanças e diferenças nos padrões que essas imagens apresentam. Esclarecer que as imagens são fontes históricas com grande alcance social que precisam ser analisadas, contextualizadas e discutidas.
Contextualização
O professor apresentará o contexto histórico do final do século XIX no Brasil, destacando os aspectos relevantes para a compreensão das mudanças e permanências na sociedade patriarcal. Na mesma oportunidade, deve-se apresentar aos alunos uma breve biografia dos pintores Belmiro de Almeida e Almeida Junior. O ideal é que seja preparada uma apresentação com slides que tornem essa atividade mais dinâmica.
Repensando o olhar:
Apresentar os quadros aos alunos e deixar que a turma comente as características e detalhes que visualizam. Estimular novas descobertas, questionamentos e conclusões, como:
• Observar o grupo social e culturas dos personagens apresentados através dos objetos e ambientes montados pelos pintores.
• Em Arrufos, chamar a atenção para a divisão da imagem em dois ambientes: o feminino e o masculino e para a atitude de superioridade do homem que está em provável posição de julgamento de sua mulher que aguarda desesperada pela sentença final do marido revelando a desigualdade de gênero dentro da sociedade patriarcal de então.
• Em Cenas de Família, os objetos e ações rodeiam a figura masculina no primeiro plano. A localização da mulher no último plano da rosto coberto por uma sombra, rodeada por filhos e se dedicando ao bordado, constroem a idéia de submissão feminina valorizada na época.
• Em Saudade, o pintor descreve uma cena e personagem feminina que não pertence à elite, o que não era comum na época. Apesar da mulher ser a única personagem do quadro, a superioridade masculina se faz presente através da ausência do marido e pode ser identificada através do chapéu presente no primeiro plano superior. A luz guia o olhar do observador pelos detalhes que reforçam essa ausência.
Explorar a intertextualidade entre as obras, ou seja, semelhanças e diferenças que podem ser apontadas.
Elaborar uma ficha contendo as informações coletivas levantadas até aqui.
Comparação entre as pinturas do século XIX e a propaganda da Skol:
Organizar grupos de trabalho e distribuir cópias da propaganda da Skol. Pedir que explorem as características da imagem voltada a questão da representação feminina, assim como identificar semelhanças e diferenças que podem ser traçadas com as pinturas do século XIX.
Na imagem selecionada a mulher é colocada como uma mercadoria para consumo masculino, logo considerado superior à ela. As campanhas publicitárias criam padrões de comunicação em massa e podem reforçar estereótipos femininos como a ‘mulher objeto’, que supõe o homem como seu dono com o direito de rejeitar e até agir de forma violenta se ela não atender às suas projeções.
Os alunos produzirão uma síntese escrita de suas reflexões que socializarão com toda a turma.
Produção fotográfica
Organizar grupos de trabalho que deverão produzir fotografias que rompam com os padrões estabelecidos para a representação feminina estudados nas imagens.
Socializar com a turma as fotografias produzidas e os recursos utilizados para se a composição das mesmas.
Redação de relatório
Produção de um relatório escrito descrevendo as percepções individuais desenvolvidas através das atividades.
O aluno deverá apresentar uma análise de cada imagem estudada, estabelecer comparações entre elas e elaborar uma conclusão a partir de sua experiência com produção de imagens que foi explorada a partir das fotografias produzidas por seu grupo.
Nesse momento também serão entregues as questões da ONHB que apresentaram as pinturas Arrufos, Saudade e a propaganda da Skol para que eles respondam e entreguem junto com o relatório.