120
minutos

VISÕES DAS VILAS MINEIRAS: O USO DE IMAGENS PARA O ESTUDO DA FORMAÇÃO DA VIDA URBANA

A sociedade urbana das Minas Gerais que surgiu a partir da mineração, será analisada pelo Segundo ano/Ensino Médio, a partir de fotografias “célebres” que representam e marcam o desenvolvimento desses núcleos populacionais. Destacamos São João del-Rei, Ouro Preto, Diamantina, Sabará e Mariana. Ainda, busca-se compreender o impacto desse passado no cotidiano dessas cidades na atualidade.

Plano de aula construído por
Ana Paula Mendonça de Resende (Resende Costa / MG)

Objetivos

Minas Gerais se transformou em um importante polo turístico que tem como grande atrativo a herança colonial representada principalmente na sua arquitetura colonial. O que as fotografias de suas ruas, casarios, igrejas podem nos contar sobre a formação desses núcleos urbanos, que surgiram com o advento da mineração? Reconhecer como se deu esse processo de desenvolvimento das vilas mineiras a partir de análises de fotografias e analisar o impacto dessa herança na atualidade é o que se objetiva com o presente plano de aula que será desenolvido com o 2o ano do Ensino Médio.

Acredita-se que as imagens, aqui representadas pelas fotografias, podem proporcionar um aprendizado e uma reflexão mais estimulante sobre a formação das vilas mineiras com a mineração e sua história.

Dessa maneira objetiva-se:

• Compreender que a formação das Minas Gerais se deu através da procura de recursos muito cobiçados no mundo – o ouro e os diamantes – e que essa exploração foi responsável pelo surgimento de vários núcleos urbanos que começavam como arraiais e chegavam à posição de vilas, com forte influência política. Para a análise, foram selecionadas as seguintes cidades mineiras: Mariana (Vila do Carmo), Diamantina (Arraial do Tejuco), São João del-Rei, Sabará (Vila Real de Nossa Senhora da Conceição do Sabará) e Ouro Preto (Vila Rica).

• Perceber que alguns elementos foram fundamentais na manutenção da ordem nesses locais: as Casas de Câmara e Cadeia, os Pelourinhos e as Igrejas.

• Analisar a formação das vilas em seus aspectos arquitetônicos, como representativos de toda a pompa (ou não) que envolvia a vida de quem vivia do ouro e os diamantes.

• Incluir uma análise das circunstâncias que geraram o tombamento dos locais em análise e as consequências desse tombamento na conservação e manutenção dessas cidades históricas mineiras. (Como exemplo, apenas cinco delas tem Corpo de Bombeiros - Diamantina, Itabira, Ouro Preto, Sabará e São João Del Rei.)

Requisitos

Será necessário que os alunos do 2o ano do Ensino Médio tenham em mãos cópias de textos e das fotografias selecionadas para a análise. Um mapa de Minas Gerais ampliado para que os alunos possam localizar as cidades trabalhadas na aula. Projetores multimídias devem ser utilizados. Ainda, o livro didático deve estar disponível para as consultas que serão solicitadas aos alunos.

Avaliação

O processo avaliativo ocorrerá durante todo o desenvolvimento das atividades propostas na aula preparada para o 2º ano do Ensino Médio. Os alunos serão avaliados em conjunto. Caberá a cada aluno e o grupo ao qual pertence elaborar uma produção escrita, uma pesquisa fotográfica e sua referente contextualização e a elaboração de um cartaz. Ainda, a participação dos alunos nas atividades orais será avaliada.

1
10
min

Exposição Oral por parte do professor

Aqui o professor irá expor o objetivo da análise que será desenvolvida com os alunos: conhecer como se deu a formação das principais vilas mineiras a partir da análise de fotografias. Alguns marcos fundamentais e comuns serão expostos pelo professor, tais como Casas de Câmara e Cadeia, Igrejas Matrizes e Pelourinhos. Ainda, um mapa de Minas Gerais será fixado na sala e as cidades selecionadas serão identificadas nesse mapa.

Arquivos e links
2
20
min

Leitura de texto em sala de aula

Os alunos serão divididos em grupos que representarão as cidades mineiras. Depois, irão fazer a leitura de textos comuns que expliquem a período do ouro em Minas Gerais e textos específicos que narram o período de formação das vilas que o grupo deverá analisar.

Arquivos e links
3
20
min

Produção escrita em grupo (alunos)

Os grupos deverão elaborar um pequeno texto informativo sobre a vila mineira que irão representar.

4

min

Atividade a ser realizada em casa pelos alunos (lição de casa)

Pesquisa de fotografias antigas das vilas selecionadas para a apresentação e informações sobre elas.

5
30
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

Apresentação de texto elaborado em grupo e explicação das fotografias pesquisadas tendo como referencial o processo de urbanização.

7
20
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

Depois das leituras dos textos em casa, analisar como seria viver nessas cidades na atualidade. Quais as vantagens de ser uma cidade tombada? De que forma esse tombamento interfere no cotidiano de seus moradores?

8
20
min

Outro tipo de produção (cartazes, produção de desenhos a mão livre)

Produção de cartazes sobre as vilas mineiras pesquisadas utilizando o material selecionado.

Login alterado

O usuário logado na sessão atual foi alterado em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Login alterado

A equipe logada na sessão atual foi alterada em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.