O objetivo da aula é abordar os primeiros contatos entre portugueses e indígenas e alguns dos conflitos que se desenvolveram ao longo das primeiras décadas do século XVI.
Através desse eixo central, tem-se igualmente como objetivo trabalhar temas e conceitos básicos trazidos pelos livros didáticos, sempre abordados nas primeiras aulas de História do Brasil: inserir a chegada dos portugueses à América no contexto das Grandes Navegações; introduzir temas como exploração do pau-brasil, conceitos como escambo, escravidão, colonização; trabalhar um episódio histórico específico, a Confederação dos Tamoios. Além disso, retomar e reforçar questões relativas a análise de documentos, sobretudo iconográficos.
Pré-requisitos:
1. Aula sobre as Grandes Navegações e Descobrimento do Brasil. Conhecimento de mapas históricos diversos. Estudo de trechos da carta de Pero Vaz de Caminha.
2. Materiais:
Primeira Missa no Brasil, de Victor Meirelles;
Mapa Terra brasilis (1519);
Filme: Uma história de amor e fúria;
Primeira Missa no Brasil, de Portinari;
Projetor multimídia, caixa de som e impressos diversos.
A avaliação será realizada por meio das diversas atividades aplicadas em sala de aula - algumas delas individuais, outras em dupla ou equipe.
Além disso, será solicitada uma tarefa de casa, que deverá ser realizada individualmente e entregue ao professor, para correção.
Retomar pontos principais do tema Grandes Navegações, reforçando a viagem empreendida pelos portugueses em 1500, que tinha como destino principal as Índias. Reexibir mapas históricos, ilustrações de caravelas, etc. Retomar com os alunos questões fundamentais da carta de Pero Vaz de Caminha (trecho analisado em aula anterior): a descrição dos índios feita pelo escrivão, os objetivos econômicos e religiosos da expansão marítima expressos na carta etc.
Primeiro, projetar a pintura Primeira Missa no Brasil, de Victor Meireles. Identificar com os alunos o nome do artista, ano de produção da obra, técnica utilizada. Comentar que o século XIX (sobretudo a partir do governo de D. Pedro II, no Brasil) foi o grande momento das pinturas históricas, quando os artistas recebiam patrocínio real, bolsas para estudar na Europa etc. Pedir para os alunos DESCREVEREM a obra no caderno. Passados 5 ou 10 minutos, solicitar que alguns alunos leiam em voz alta a descrição realizada. Chamar a atenção para os diferentes olhares, os elementos destacados do quadro e a ordem em que eles aparecem nas descrições, os termos utilizados etc.
A partir das descrições, lançar perguntas aos alunos: o pintor presenciou o evento histórico retratado? Para a composição da cena, o artista poderia ter feito uso de fotografias ou vídeos de 1500? Que documentos ele poderia ter, então, utilizado? Teria consultado obras literárias e/ou historiográficas? Eventualmente trocado correspondências com historiadores? Poderia ter buscado apoio em outras obras de arte, brasileiras ou europeias?
Um segundo bloco de questões, cujas respostas devem ser registradas no caderno: de que forma a primeira missa realizada no Brasil foi representada: o pintor celebra ou critica aquele momento histórico? Representa como um episódio pacífico ou conflituoso? Que elementos da obra nos permite chegar a essas conclusões?
O professor pode comentar sobre o momento histórico em que a obra foi produzida, em que o Estado buscava construir uma identidade nacional - e de que forma isso afetou o olhar do artista sobre o episódio ocorrido em 1500. Outras questões podem ser ainda realizadas, tais como: o momento retratado era anterior ou posterior à Reforma Religiosa? Baseando-se na carta de Caminha (analisada em aula anterior), qual(is) objetivo(s) das expedições marítimas europeias aparece(m) na tela?
Trabalho em dupla: analisar mapa Terra Brasilis, feito em 1519, pelos cartógrafos portugueses Lopo Homem e Pedro Reinel.
Primeiro, breve explicação aos alunos: mostrar outros mapas do século XVI em que a América começa a ser representada. Explicar que, após a primeira viagem ao Brasil, em 1500, imediatamente várias outras ocorreram, com a finalidade de reconhecer o território e suas potenciais riquezas. Que, a partir daí, novos contatos foram sendo estabelecidos com os indígenas.
Cada aluno deve receber uma cópia do questionário (ver Anexo), que pode ser colada no caderno. Além disso, cada dupla deve receber uma cópia colorida do mapa histórico, em tamanho A3 ou A4.
O documento histórico em questão oferece elementos para a abordagem e compreensão de variados temas, como por exemplo:
1. representação da natureza americana, dos indígenas e de seres fantásticos (imaginário europeu) - temas trabalhados em aulas anteriores, com mapas históricos, ilustrações e a carta de Pero Vaz de Caminha.
2. a tomada de posse das terras e sua posterior colonização; exploração econômica do pau-brasil.
3. a relação entre europeus e indígenas: conceitos como escambo e trabalho escravo.
4. a questão das diferenças de valores culturais, já que a madeira do pau-brasil possuía significados diversos para indígenas e europeus. Momento para analisar, na atividade proposta (em anexo), trecho do texto de Jean de Léry.
25 min para responder as questões, 15 min para correção e discussão com os alunos.
Filme "Uma história de amor e fúria" (Brasil, 2013).
Exibição de trecho (do início até 00:19:20).
A animação recebeu diversos prêmios, inclusive internacionais, e aborda, através de uma personagem imortal, diferentes eventos históricos brasileiros, como a Confederação dos Tamoios, a Balaiada e a ditadura militar. Em cada subtrama, o foco é sempre a visão dos vencidos. Para maiores detalhes do enredo e informações sobre o filme, consulte material pedagógico anexo.
A ideia, como informado acima, é exibir apenas os primeiros 20 minutos do longa, que trata da guerra que envolveu tupinambás e franceses de um lado, tupiniquins e portugueses, do outro.
Explicar aos alunos que se trata de uma obra de ficção, mas que foi baseada em importantes eventos da história do Brasil e construída por meio de importante pesquisa histórica. O desenho, inclusive, inspirou o livro "Meus heróis não viraram estátua", escrito pelo historiador Pedro Puntoni e pelo cineasta Luiz Bolognesi.
Temas e problemas que podem ser abordados a partir da exibição do filme (em anexo, sugestão de atividade):
1. A França Antártica.
2. Conflito entre diferentes nações indígenas e europeias: a Confederação dos tamoios (ressaltar a diversidade de etnias indígenas existentes no Brasil antes da chegada de Cabral; as rivalidades europeias que atravessaram o Atlântico; apontar o momento histórico em questão, no qual os portugueses se preocupavam em colonizar, de fato, aquelas terras a fim de não perdê-las para outros países europeus; a fundação da cidade do Rio de Janeiro).
4. Resistência indígena e escravização e dizimação de populações ameríndias.
5. A história sob a perspectiva dos vencidos.
O filme pode funcionar como ponto de partida para posterior aprofundamento dos estudos, bem como para a abordagem de outros temas, como a participação dos jesuítas nos conflitos que envolveram índios e europeus; questões relativas à aculturação indígena; se a aula for desenvolvida na cidade do Rio de Janeiro, pode-se aproveitar o momento para lançar mão de história regional etc.
A tarefa deve ser iniciada em sala de aula, com audição da música "Índios", da banda Legião Urbana.
Em casa, os alunos responderão às questões relativas tanto à música quanto à pintura "Primeira Missa no Brasil", de Cândido Portinari. A atividade deverá ser entregue ao professor na aula seguinte.