Conhecer quais são os locais históricos da cidade de Orlândia; Entender as dinâmicas urbanas, sociais, políticas e econômicas que transformam os espaços individuais e coletivos; Promover o contato direto com a memória material municipal; Analisar diferenças ao longo do tempo no uso e ocupação dos mais variados lugares da cidade; Refletir sobre o uso e os significados que o homem constrói para os diversos ambientes urbanos; Pensar nos impactos ambientais que a tecnologia causou e causa até hoje na cidade e, em especial, nos lugares históricos analisados.
Lousa, giz, cartolina, máquina fotográfica ou celular, folha de almaço.
Atenção e interesse à aula e ao assunto tratado, organização de cada grupo para realizar o trabalho, qualidade das fotografias, apresentação oral do grupo, qualidade dos cartazes produzidos, avaliação escrita reflexiva.
O professor conta, de maneira sucinta, a História da cidade de Orlândia, destacando os principais lugares históricos existentes até hoje, e alguns lugares que já fizeram parte da História da cidade mas que não existem mais. Nessa exposição oral o professor explica aos alunos como deverá ser feito o trabalho de campo, dividindo a sala em grupos, para organizar tal trabalho e pedindo para que cada grupo fotografe e analise um local histórico diferente.
Os grupos previamente organizados em sala de aula e já tendo escolhido o local para fotografar, partem para o trabalho em campo, fotografando os lugares em diversos ângulos, tanto por dentro quanto por fora, buscando também informações sobre o passado daquele lugar e sobre o seu presente.
Os grupos, com as fotos e as informações históricas em mãos, produzem cartazes em cartolina para colocar as fotos e os textos informativos dos lugares pesquisados.
Cada grupo apresenta seu trabalho, falando sobre o ponto histórico pesquisado, como era no passado, como está hoje, suas transformações ao longo do tempo, sua importância para a cidade. Exibem para toda a sala as fotos tiradas e fazem diversas analogias entre passado e presente do local. Posteriormente, todos os cartazes de todos os grupos são expostos no pátio da escola a fim de toda a comunidade escolar ter acesso ao material.
Para encerrar o projeto, cada grupo produz em folha de almaço um texto de no mínimo quinze linhas trazendo reflexões, análises, conhecimentos adquiridos e lições aprendidas com essa pesquisa de campo, trazendo um panorama geral de todos os membros do grupo.