20
minutos

ANTES E O DEPOIS: A REPRESENTAÇÃO DOS INDÍGENAS DO SÉCULO XIX

Alunos do 2º ano do curso de Administração Integrado ao Ensino Médio terão a oportunidade analisar a aquarela, "Botocudos armados diante de uma cabana", desenhado por Maximiliano de Wied-Neuwied, buscando identificar como os indígenas foram retratados pelos naturalistas que passaram pelo Brasil no século XIX, além de perceber como esta imagem foi alterada por outros artistas ao chegar na Europa.

Plano de aula construído por
Igor de Lima e Silva (Cuiabá / MT)

Objetivos

- Discutir a poetização dos indígenas do século XIX;

- Trabalhar o conceito de representação;

- Identificar mudanças nas imagens discutidas em sala de aula;

- Discutir os motivos que levaram as mudanças na aquarela inicial elaborada pelo viajante.

Requisitos

- Texto sobre a representação indígena entre os viajantes.

- Folha com imagens dos indígenas.

- Data-show.

- Quadro branco e pincel.

Avaliação

A avaliação será processual, ou seja, a cada aula será observado a participação do discente. Buscando, assim, verificar se houve compreensão da leitura dos textos verbais e visuais. Como parte desse processo os alunos terão que elaborar um texto, que apontarão as suas impressões sobre as imagens estudadas.

1
20
min

Exposição Oral por parte do professor

Nesta aula será apresentado o objetivo da sequência didática, explicando aos alunos que busca-se observar como os indígenas foram retratados em um conjunto de imagens, especialmente comparando as imagens feitas no Brasil e depois elaboradas na Europa.

2
20
min

Exposição Oral por parte do professor

Após a apresentação do Objetivo será abordado o conceito de representação e quem são os naturalistas e artistas, que passaram a perscrutar os quatro cantos do Brasil, no século XIX. será repassado para os alunos o capítulo, "A poetização da realidade", para compreenderem a romantização dos povos indígenas no Brasil.

Arquivos e links
3
15
min

Exposição Oral por parte do professor

A terceira parte será voltada para a apresentação de alguns artistas e naturalistas que visitaram o Brasil, entre eles Debret, Rugendas, Martius e Wied-Neuwied. Será fundamental apresentá-los e demonstrar parte do conjunto de aquarelas e gravuras legadas por esses exploradores, especialmente dos povos indígenas.

Arquivos e links
4
40
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

Nesta segunda aula, os alunos terão contato com três imagens, a aquarela será exibida no Data-show, enquanto as duas gravuras serão entregues numa folha. Essas imagens retratam a etnia botocuda, que habitava as fronteiras das capitanias do Espírito Santo, Bahia e Minas Gerais. Essas três imagens possuem em seu conteúdo diferenças, pois cada uma foi elaborada em lugares e por artistas distintos. A aquarela foi feita no Brasil, pelo próprio viajante, enquanto as duas gravuras foram confeccionadas na Europa, uma na Alemanha e a outra na Inglaterra.

No primeiro momento se mostrará a aquarela para os discentes, "Botocudos armados diante de uma cabana", feita pelo naturalista alemão Maximiliano de Wied-Neuwied, quando esteve no Brasil. Aqui pede-se que o professor demonstre a simplicidade do desenho feito pelo viajante e pedir para os alunos descreverem minuciosamente a paisagem, a cultura material e os indivíduos inseridos na aquarela, por exemplo, como estão trajando, se utilizam algum adorno etc.

Após essa primeira leitura entregar para os alunos, em dupla ou trio, uma folha contendo duas imagens. Correspondendo a segunda parte da atividade:

Na folha terão duas gravuras, ambas feitas a partir da aquarela, a primeira chama-se "Luta de Botocudos no Rio Grande de Belmonte", e foi feita pelo artista Müller. Aqui será necessário fazer os mesmos questionamentos, quanto à composição da imagem.

A segunda gravura é inglesa, "Combate singular dos Botocudos", também orientá-los para observar os detalhes da imagem.

Decorrido essa etapa reunir todos os alunos e solicitar que apontem as igualdades e diferenças entre as três imagens. É importante discutir com os alunos se as gravuras possuem mudanças intencionais, que estão relacionadas as questões moralistas, estéticas etc.

Arquivos e links
5
25
min

Produção escrita em grupo (alunos)

Após a discussão com os alunos sobre as três imagens, o professor deverá trazer trechos da narrativa de Maximiliano de Wied-Neuwied, que tratam sobre o combate retratado na aquarela e nas gravuras.

Por fim, pedir para os grupos apresentarem, em forma de texto, as suas impressões sobre as imagens e que conclusão chegaram ao se deparar com as mutilações dos Botocudo.

Arquivos e links

Login alterado

O usuário logado na sessão atual foi alterado em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Login alterado

A equipe logada na sessão atual foi alterada em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.