Objetivo Principal é desconstruir a imagem negativa de "favela" em relação ao Bairro Santa Luzia, que após ilustrar uma matéria sobre desigualdade social na Revista Superinteressante, vem se solidificando.
Fazer um trabalho de campo no bairro citado e pedir aos alunos que façam registros fotográficos do local para serem expostos em um painel.
Analisar o crescimento geográfico da cidade e sua relação com o desenvolvimento econômico da região.
Perceber a importância de se conhecer a própria historia para não se tornar refém de preconceitos.
Primeira aula desenvolvida em sala com auxilio de datashow para exibir as fotografias antigas e atuais do Bairro Santa Luzia na cidade de Manhuaçu/MG. Segunda aula é um trabalho de campo, os alunos deverão ser levados até o ponto onde foram fotografadas as imagens visualizadas em sala e depois percorrer a pé algumas ruas do bairro em questão.
Avaliação em grupo de 4 alunos:
Apresentar o resultado da pesquisa da opinião dos moradores da cidade sobre o bairro Santa Luzia e a forma como foi exposto pela Revista Superinteressante. E as fotos produzidas por eles da cidade.
Avaliação individual:
Elaboração de um texto dissertativo sobre o IDH Municipal de Manhuaçu e o trabalho com fotografias e entrevistas realizado.
Introduzir o tema, fazendo uma explanação para os alunos sobre a cidade de Manhuaçu e seu desenvolvimento urbano e econômico.
Levantar o seguinte questionamento:
Quem se incomoda com o título "favelão" de Manhuaçu?
Escutar as respostas dos alunos e anota-las no quadro para análise em conjunto.
Seguimos com a leitura da reportagem da Revista Superinteressante - O Brasil está mais desigual: perdemos 19 posições no ranking da ONU.
Logo após fazer uma análise do IDH Municipal 2013, divulgado pelo PNUD, da cidade de Manhuaçu.
Apresentação e comparação de fotografias antigas da cidade, em especial da região onde hoje se localiza o bairro Santa Luzia, com fotografias atuais.
Após a analise das imagens dividir a turma em equipes de 4 pessoas para executar as próximas tarefas.
Em equipe, os alunos deverão elaborar um roteiro de entrevista a ser realizada com moradores de Manhuaçu, seguindo as orientações:
- Perguntar sobre a imagem de favela que a cidade transmite a quem passa pela BR262.
- Como as pessoas lidam com esse adjetivo?
- A opinião das pessoas sobre o artigo da Revista Superinteressante.
- E se alguém sabe o que é IDH, e se tem ciência sobre a posição de Manhuaçu no IDH Municipal?
Explicar sobre a atividade de campo a ser realizada com os alunos. A comparação entre as fotografias antigas e atuais e a imagem que será vista a olho nu pelos alunos. E mais ainda, a experiência de visitar o bairro e conhecer de perto a realidade local.
Salientar a importância da entrevista ao escutar os moradores, verificar as suas queixas e derrubar preconceitos.
Orientar os alunos a fotografar o local e a atividade de entrevistar os moradores.
Trabalho de campo com supervisão do professor:
- Observar o bairro na altura da BR262, ponto de onde as fotografias estudadas foram feitas.
- Deslocar a pé até o bairro e visitar creches, estabelecimentos comerciais e conversar/entrevistar os transeuntes.
Apresentação dos grupos:
- confecção de um cartaz com fotos e um gráfico baseado nas entrevistas realizadas.
- explanação da experiencia realizada e da análise das respostas dos entrevistados
Para finalizar a proposta da aula , pedir aos alunos que façam, baseados nas informações adquiridas ao longo das aulas um texto dissertativo sobre o IDH Municipal de Manhuaçu, a imagem de "favela" que a cidade carrega e as impressões dos moradores.