100
minutos

A arte na colônia (Ensino Médio)

Inicialmente levantando um pouco de teoria sobre o que é a arte. Após isso trabalhar com a arte brasileira pré-cabralina, além de inserir o Brasil no mapa europeu, trazendo os mapas dos descobrimentos e seus desdobramentos, passando pela problematização do olhar europeu sobre a América. Por fim, trabalho com os alunos a arte na sociedade da cana, tentando trazer aspectos que reforçam miscigenação.

Plano de aula construído por
Raphael Abreu (Campinas / SP)

Objetivos

O principal objetivo da aula é trabalhar com os alunos percepções artísticas que estão em volta deles e que com a banalização da imagem passam desapercebidas. Sem dúvida o mais importante é despertar no aluno a atenção e alimentar no seu interior a importância da cultura brasileira. Os caminhos da aula são muito interessantes, pois elementos da Serra da Capivara despertam nos estudantes um interesse ainda maior pelas ideias de pintura rupestre, ao passo que ao apresentar as obras de Theodore de Bry, os estudantes chegam a rir, imaginando ameríndios com os corpos tão idealizados. É interessante ressaltar que durante a observação de imagens, destaco as formas corporais, e os alunos percebem as mudanças em imagens feitas por De Bry e Eckhout, por exemplo, corpos idealizados ou feitos nos moldes flamengos do século XVII, no intuito de destacar a questão do corpo e de suas percepções. Porém, a parte que mais assusta os estudantes é a questão da escravidão. Imagens de violência contra o negro (em obras de Debret) e na banalização da violência como recurso doutrinador chocam os espectadores. A ideia é que ao espantarem-se com os atos cometidos por jagunços ou senhores eles percebam que a violência física não esta sozinha, sendo mais um recurso de dominação sobre os africanos que se une ao domínio psicológico e social, e que as marcas das chibatadas ainda estão na nossa sociedade. Por fim, proponho um olhar sobre a culinária brasileira com destaque ao preparo da feijoada. A música "feijoada completa" me ajuda a compor uma análise mais detalhada da formação do Brasil. Uso a letra como forma de analisar o preparo do prato, e com isso mostro como se analisa um texto musical ou uma poesia com os estudantes.

Requisitos

Para esta aula é necessário o professor ter realizada, no mínimo a apresentação da colônia brasileira até a mineração, para preparar os alunos nos contextos de escravidão e relações indígenas e europeus. Os materiais: Vídeos e Imagens:Serra da capivara;Cerâmicas marajoara;Theodroe de Bry 1592;Albert Eckhout - India Tapuia;Rugendas - Negros no porão do Navio;Debret-Aplicação do castigo da chibata.

Avaliação

A proposta de avaliação é feita em duas partes: a primeira remete a uma prova escrita que exige dos alunos uma leitura de algumas imagens, próximas as que foram apresentadas na aula para que os estudantes possam analisá-las sob as novas perspectivas. A segunda, proponho que os estudantes façam em suas casas uma pesquisa sobre a culinária regional e tentem através de fotos e registros textuais realizar um almoço com as receitas encontradas e que podem estar nas famílias por gerações. A principal recomendação é que os alunos registrem todo o processo do preparo do prato e que tentem trazer imagens antigas do preparo do prato ou de almoços familiares para analisarmos as composições da família e dos processos de miscigenação.

1
45
min

Exposição Oral por parte do professor

Apresentar alguns conceitos de arte básicos, introduzindo ao aluno o que é e como podemos identificar arte.

Em seguida, apresentar imagens de arte rupestre brasileira da serra da capivara, destacando a importância do sítio e sua atual situação.

Posteriormente, apresente as imagens dos mapas europeus e o início do aparecimento do Brasil nas representações cartográficas europeias.

Na sequência, apresente as obras de cronistas (textos descritivos) e como Theodore de Bry e Albert Eckhout representam os ameríndios em suas obras. Feito isto, apresente algumas imagens de Jean Baptiste Debret e Johann Moritz Rugendas sobre o negro no brasil, diferencie as visões sobre cada grupo mostrado.

Por fim, pontue sobre a importância do processo de miscigenação na fomação do Brasil.

2
15
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

Projetar a letra da música na tela e provocar os alunos para descobrir de onde cada ingrediente veio na composição do prato feijoada. Podendo avançar para outros pratos, como o feijão tropeiro.

Arquivos e links
3
20
min

Exposição Oral por parte do professor

Recupere exemplos de miscigenação cultural em vários aspectos, como religião, músicas e danças, expondo algumas imagens de cada uma das manifestações.

4
20
min

Produção escrita individual (alunos)

5

min

Atividade a ser realizada em casa pelos alunos (lição de casa)

Pesquisa das receitas e fotos da produção e do prato pronto para identificar padrões culinários regionais e pesquisa de imagens e obtenção de fotos recentes da família para mostrar traços de miscigenação cultural brasileira.

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