A seguir estão dispostos alguns documentos sobre o músico e maestro Carlos Gomes. Analise-os e assinale a melhor alternativa.
"(...) O ano de 1870 viu justamente aparecer um estranho personagem, brasileiro de origem: Antônio Carlos Gomes (1836-1896) nasceu em Campinas, perto de São Paulo; (...)"
“(...) Essa escolha marcou não só sua estética pessoal, como também sua identificação política no país, haja vista que, com a proximidade da República e sua subsequente proclamação,(...)"

Alternativas
Comentário
Antônio Carlos Gomes (1836-1896) é considerado o mais importante compositor de ópera do Brasil. A partir da segunda metade do século XIX, período em que se situa Carlos Gomes, o Brasil, então independente de Portugal, buscava retratar nas artes sua formação, o povo brasileiro e sua nacionalidade.
Neste contexto, assim como José de Alencar na literatura, Gomes tem sua obra marcada pelo período romântico, da vertente indianista. Não sendo Carlos Gomes de origem aristocrata, precisou de financiamento para seus estudos na Itália, contando então com a ajuda de D. Pedro II, o chamado imperador erudito e amante das artes. Por conta deste apoio, Carlos Gomes, mesmo estando ainda na Itália, enviava correspondências à família real com muito apreço.
Esteticamente, sua ópera é muito influenciada por Giuseppe Verdi (1813-1901), um dos artistas italianos mais importantes, do então recém criado Reino da Sardenha, na nova Itália unificada. O tom nacionalista de Carlos Gomes, portanto, começa por influência do Romantismo italiano. Contudo, embora bem quisto na Itália, como bem aponta Ghedini, isto não o faz deixar de ser um ‘selvagem’ aos olhos europeus. No Brasil, esta discussão estética da obra de Carlos Gomes, considerada verdiniana, aparecerá na medida em que os republicanos a veem simbolicamente como uma afronta à República. Para eles, Carlos Gomes deveria ter ido estudar na Alemanha, e apresentar uma obra wagneriana, ou seja, influenciada por Richard Wagner (1813-1883) – compositor alemão também romântico, porém republicano.
Na imagem identificam-se libretos de duas óperas de Carlos Gomes: Maria Tudor, de 1879 e O Guarany, que estreou em 1870.