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14ª questão

No Brasil dos séculos XVI, XVII e XVIII (...) atividades científicas ou mesmo de difusão das idéias modernas eram praticamente inexistentes. O país tinha uma baixíssima densidade de população letrada, era mantido sob rígido controle e o ensino, quase unicamente elementar, esteve nas mãos únicas dos jesuítas até meados do século XVIII (...)"

Escolha uma das alternativas:

 

Alternativas

A. O ensino e a divulgação dos conhecimentos científicos no Brasil estiveram restritos por um controle da informação reservado às elites econômicas.
B. Os conhecimentos científicos têm valor estratégico, e a restrição a seu acesso torna-se uma forma de poder.
C. Durante o período colonial, os brasileiros ignoravam a ciência e limitavam-se a receber conteúdos religiosos.
D. O crescimento da imprensa, com o surgimento de periódicos, ampliou os canais de divulgação dos conhecimentos científicos no Brasil.



 

Comentário

O ensino e a transmissão de conhecimentos fazem parte da história da ciência no país. Conforme indica o trecho lido, esta transmissão ficou restrita a camadas letradas e aos interesses imediatos dos portugueses em termos de conhecimento e controle do território, o que lhes garantia poder, situação que começa a se alterar com a chegada da Corte e o surgimento de periódicos de divulgação científica.