]Olimpíada Nacional em História do Brasil - Inspire-se em histórias de quem já participou – 7ª ONHB – Olimpíada Nacional em História do Brasil

Comunicados oficiais

Voltar para a lista geral

Olimpíada Nacional em História do Brasil - Inspire-se em histórias de quem já participou

Postado por Assessoria de Comunicação em 18 de abril de 2015

Ivan Cavalcanti é um jovem professor de história em uma escola pública da cidade de Recife, Pernambuco. Em 2011 uma de suas alunas viu uma notícia sobre a Olimpíada Nacional em História do Brasil na internet e falou com ele sobre a possibilidade da escola participar. Com uma equipe montada em cima da hora, ele chegou até a quinta fase. No ano seguinte, ele chegou à final presencial.
Organizada pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, a Olimpíada de História tem um formato original. Podem participar equipes com três alunos e um professor de história. Os alunos podem ser do oitavo e novo ano do ensino fundamental e de qualquer série do ensino médio. A competição acontece em cinco fases virtuais e uma final presencial, realizada na Unicamp, durante um fim de semana. “Minha primeira final foi em 2012, com a equipe “Bazinga”. Ganhamos medalha de prata”, conta Ivan.
Outra inovação da Olimpíada é que os alunos são estimulados a trabalhar como se fossem historiadores, ou seja, eles utilizam documentos históricos: cartas, notícias de jornal, fotografias antigas, mapas para responder questões de múltipla escolha e realizar de tarefas muito especiais. As equipes que chegam à fase final realizam uma prova dissertativa. “O modelo da prova é muito interessante porque estimula a pesquisa e o debate”, acredita Ivan. “Além disso, como temos equipes com alunos de anos diferentes, cada um traz uma contribuição a partir do que está aprendendo.”, completa.
Novas possibilidades – Em sua 7ª edição, uma das grandes motivações para organizar a Olimpíada Nacional em História do Brasil é a possibilidade de ensinar e aprender história de um jeito diferente e lúdico. O professor Ivan, relata resultados importantes em sala de aula desde que ele participa da competição: “Vários assuntos que conversamos de maneira superficial ganharam mais densidade. O tema central faz com que boa parte dos alunos tenha acesso a textos maduros de grandes especialistas, mestres, doutores etc.”, disse. “Várias batalhas e conflitos que não são vistos no ensino médio são trazidos para discussões. E o mais incrível: o compartilhamento de informações entre os alunos e o professor. Eles me trazem vários materiais – na forma de observações, textos, e até documentos – que eu desconhecia, ampliando a maturidade da discussão. É uma grande experiência”, destaca o professor.
Esse ano ele estará novamente na competição. “O fato de a nossa escola ter ido à final durante três anos estimulou ainda mais as turmas. Iremos com 15 Equipes e vamos tentar mesmo ir à final mais uma vez”!
Fique atento!
As inscrições para a 7º edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil vão até dia 24 de abril. Acesse nosso site e venha participar dessa aventura!

Assessoria de Comunicação
ONHB


Login alterado

O usuário logado na sessão atual foi alterado em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Login alterado

A equipe logada na sessão atual foi alterada em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.