]
Comunicados oficiais
Participação na ONHB leva professor para evento científico
Postado por Assessoria de Comunicação em 23 de abril de 2015Entre os dias 18 a 21 de abril a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, recebeu o IX Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História e o IV Encontro Internacional do Ensino de História. A Olimpíada Nacional em História do Brasil, além de participar do evento com uma oficina, foi tema de um dos trabalhos apresentados no evento. O professor de história Eliseu Rodrigues da Silva apresentou o pôster “Fontes na construção de conhecimento histórico: a participação na ONHB”, entre os dias 19 e 20 de abril.
Eliseu participa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a docência (Pibid), da Capes e, como parte do seu estágio, auxiliou a equipe da escola Cetep Sertão Produtivo (Centro Territorial de Educação Profissional) que participou da Olimpíada de História de 2014. A escola fica na cidade de Caetité, há 645 quilômetros de Salvador, Bahia.
Em seu trabalho, Eliseu destacou que o formato da competição permite que os alunos se apropriem dos materiais indicados ao longo das fases da competição, como documentos históricos. Com isso, eles podem ir além dos livros.
Em relação aos professores, de acordo com Eliseu, um dos principais benefícios de participar da Olimpíada é perceber a importância das fontes na construção do conhecimento histórico. “A Olimpíada ajuda a romper com uma prática frequente no ensino de história, que enfatiza apenas nomes, datas e fatos isolados”. Segundo ele, a formatação da prova indica possíveis caminhos de mudança para o trabalho do professor em sala de aula, mostrando que existem outros meios de aprendizagem e avaliação no ensino da história.
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), da Capes, é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES), em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. O objetivo é promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola. Eliseu Rodrigues recebeu orientação da professora Antonieta Miguel, do Departamento de Ciência Humanas, da Universidade do Estado da Bahia, UNEB.
Assessoria de Comunicação
ONHB