]Da Olimpíada para Academia – 7ª ONHB – Olimpíada Nacional em História do Brasil

Comunicados oficiais

Voltar para a lista geral

Da Olimpíada para Academia

Postado por Assessoria de Comunicação em 29 de abril de 2015

Sou o professor Mário Deina, do Colégio Estadual Prof. Paulo Stencel, de São Mateus do Sul, há 120 quilômetros de Curitiba, Paraná. Este é o terceiro ano consecutivo que vamos participar da ONHB. Até o ano passado éramos o único colégio do Núcleo Regional de Educação de União da Vitória, que abrange onze municípios, somando 53 estabelecimentos públicos de ensino, a participar da Olimpíada.
Sou testemunha do sucesso da ONHB, pois temos aqui o caso da jovem Tamires Pereira da Silva, 17 anos, que participou da quinta e sexta edições sob minha orientação. Nesses dois anos a equipe dela conseguiu chegar até a quarta fase. Por meio da Olimpíada Tamires teve um contato mais próximo com a História e isso despertou nela tanto interesse que ainda no segundo ano do ensino médio ela passou a alimentar o desejo de se tornar professora de história.
Tamiris concluiu o ensino médio no ano passado e, antes mesmo da conclusão do ano letivo, já tinha sido aprovada no vestibular da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), para o curso de História. Ela está cursando o primeiro período do curso e está muito empolgada. Recentemente aceitou convite para ocupar um cargo no Conselho Fiscal do Instituto Histórico e Geográfico de São Mateus do Sul, do qual participou da fundação em dezembro de 2014.
Este episódio serve para mostrar os resultados positivos da Olimpíada Nacional em História do Brasil, mesmo naqueles estudantes que não revelam a mesma vocação que a jovem Tamires, mas que passam a ter um olhar diferenciado sobre a disciplina e sua importância para a construção da cidadania plena, além de desenvolverem sua capacidade de interpretação de textos, o que a meu ver acaba contribuindo para um melhor desempenho também em outras disciplinas.
O Colégio Estadual Prof. Paulo Stencel está novamente participando da 7ª edição da ONHB, com duas equipes. Tamires não pode mais participar, mas segue como torcedora e incentivadora dos nossos estudantes.
Nosso colégio agradece à UNICAMP pela oportunidade de colocarmos nossos alunos em contato íntimo com a história em um evento de projeção nacional.

Prof. Mário Sérgio Deina
Colégio Estadual Prof. Paulo Stencel
São Mateus do Sul-Pr

Prof. Sonia Seben de Pauli
Diretora

Tamiris da Silva, hoje cursando História na Unopar, Paraná.


Login alterado

O usuário logado na sessão atual foi alterado em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Login alterado

A equipe logada na sessão atual foi alterada em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.