]7ª ONHB – Olimpíada Nacional em História do Brasil

Os fanáticos de Paraná
Artigo de Jornal

“O sr. presidente da Republica conferenciou no dia 1 do corrente com os ministros da Justiça e da Guerra, sobre a situação dos fanaticos do Paraná e Santa Catarina, diante do pedido de intervenção federal feito pelos governos desses estados e hoje reiterados em telegrammas.

O governo resolveu apenas nomear interventor o general Setembrino de Carvalho, marcando-lhe o embarque para o mais breve possível.

Telegrapham de Curitiba que chegam ali numerosas familias fugidas do Rio Negro, com receio dos fanaticos. Hontem seguiram para a zona contestada fortes contingentes da policia paranaense, sob o comando do coronel Fabriciano Rego Barros. Sobre os fanaticos, sabe-se que estiveram no Rio Negro e depois em Itayopolis, onde prenderam as autoridades locaes.

N da R – o general Setembrino prova assim que é um verdadeiro automato do governo: hontem interviu no Ceará a favor dos phanaticos do padre Cicero e hoje intervem em Paraná contra os phanaticos de João Maria. Tome cuidado general que elles não quebrem a espada de ouro.

– Os jornaes publicam um grotesco manifesto do chefe dos fanaticos de Taquarussu, que se intitula D. Manoel Alves d’Assumpção Rocha, acclamador constitucional da monarchia sul brazileira.

Dentre muitas bobagens constantes do referido manifesto, saliente-se a promessa da annexação do Uruguay à nova monarchia.”

Sobre este documento

Título
Os fanáticos de Paraná
Tipo de documento
Artigo de Jornal
Palavras-chave
Revoltas populares Sedição de Juazeiro Guerra do Contestado
Origem

A lucta, Sobral, n. 20, 17 de setembro de 1914, p. 2

Créditos

A lucta

Login alterado

O usuário logado na sessão atual foi alterado em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Login alterado

A equipe logada na sessão atual foi alterada em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.