]7ª ONHB – Olimpíada Nacional em História do Brasil

Telegrama Recebido – Departamento de Estado
Telegrama

Tradução

TELEGRAMA RECEBIDO – Departamento de Estado
CONFIDENCIAL

T
XESA738SUA695
RR RUEHCR
DE RUESUA 364 15/15592
R 151508Z ZEA
De Embaixada do Rio de Janeiro
Ao Secretário de Estado Washington DC
ESTADO GRNC
Confidencial 115 julho 15, 12:00
15 de julho de 1964

Durante conversa realizada nesta terça-feira, pela manhã, com o general Golbery do Couto e Silva, ministro de gabinete que não possui uma pasta específica, e chefe do novo Serviço Nacional de Inteligência (um tipo de serviço, em menor escala, que combina as funções do FBI e da CIA) que está acompanhando o ministro das relações exteriores a Washington para BS-MFM na próxima semana, sugeri que ele poderia estar interessado em fazer contato com os diretores dos serviços de inteligência dos Estados Unidos. Ele calorosamente acolheu a sugestão.
Recomendei especificamente que ele o General Golbery entre em contato com McCone ou Carter na CIA, Hoover, CFN 115 15 12:00.

PÁGINA 2 RUESUA 364 CONFIDENCIAL
Ou com algum delegado do FBI, Carroll no DIA, e Hughes no Departamento de Estado. Golbery lê bem em inglês, mas vai precisar de intérprete para ajudá-lo nas conversas. Ele ficará hospedado na embaixada do Brasil e os encontros podem ser organizados por meio do embaixador Juracy Magalhães.
Golbery é um militar da reserva que se aposentou já há dois anos para trabalhar no IPES, um grupo de negócios de visão progressista e que está elaborando projetos para o efetivo desenvolvimento econômico do país e que também teve um papel construtivo na organização da resistência ao extremismo de esquerda de João Goulart. Ele, pessoalmente, é muito próximo do presidente Castelo Branco, inteligente, bem informado e tem posição fortemente acentuada pró-Ocidente. Ele não tem ambições pessoais aparentes, mas é simpático à ideia de exercer influência na política GOB, tanto no âmbito doméstico, quanto em termos de política externa, de modo geral em linhas moderadamente progressivas.
Para dados de biografia, ver ARMA´S C-63, 26 de junho.
GP-4 Gordon
BT
CONFIDENCIAL – A reprodução desta cópia é proibida a menos que mude sua classificação.

Glossário

FBI [Federal Bureau Investigation/Departamento Federal de Investigação]: é uma agência do governo americano ligada ao Departamento de Justiça dos Estados Unidos.
CIA [Central Intelligence Agency/Agência Central de Inteligência]: é uma agência civil de informação ligada ao governo dos Estados Unidos.
John Mc Cone. Foi diretor da CIA nos anos de Guerra Fria
Marshall Carter: diretor adjunto da CIA (1962-1965)
John Edgard Hoover: foi diretor do FBI entre os anos 1935 e 1972.
Joseph Francis Carrol: foi fundador e diretor da Agência de Inteligência da Defesa nos anos de Guerra Fria.
Thomas Lowe Hughes: foi assistente do Secretário de Estado para assuntos de pesquisa e inteligência entre 1963 e 1969.
DIA [Defense Intelligence Agency/Agência de Inteligência da Defesa]: é um serviço de informação ligado ao Departamento de Defesa, parte do governo dos Estados Unidos.
IPES [Instituto de Pesquisa e Estudos Sociais]: foi um instituto de informações, fundado em 1961, ligado ao governo brasileiro. Na ditadura militar, se torna o Serviço Nacional de Informação.
Política GOB. [Government of Brazil]: possivelmente, uma abreviação para “governo do Brasil”.
Lincoln Gordon: Embaixador dos Estados Unidos no Brasil entre os anos 1961 e 1966.

Sobre este documento

Título
Telegrama Recebido – Departamento de Estado
Tipo de documento
Telegrama
Palavras-chave
Ditadura Militar História Política Guerra Fria
Origem

General Golbery to accompany foreign Minister to Washington DC. Correspondência diplomática (1965) https://repository.library.brown.edu

Créditos

Lincoln Gordon

Login alterado

O usuário logado na sessão atual foi alterado em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Login alterado

A equipe logada na sessão atual foi alterada em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.