]7ª ONHB – Olimpíada Nacional em História do Brasil
22ª Tarefa

Nesta tarefa, propomos às equipes o trabalho com um instrumento que é muito importante para os historiadores: analisar e compreender imagens, observando seus detalhes e tirando conclusões a partir deles. Além disso, as imagens aqui servirão como ponto de partida para pesquisas mais aprofundadas.

As equipes encontrarão a seguir 3 imagens:

  1. “Atlas dos Mares”. Autor desconhecido. França, 1538.
  2. “Festa de Oxalufan”, Carybé, 1980.
  3. “Paraisópolis”, fotografia de Tuca Vieira, c.2002.

Em cada uma destas imagens, as equipes encontrarão “números”. A tarefa consiste em associar estes números às frases que preparamos logo abaixo. São frases que descrevem aspectos da imagem. Cada número deve ser associado a uma única frase. Entretanto, as equipes encontrarão mais frases do que números, ou seja, há frases que não serão associadas a nenhum número.

Coloque o cursor na imagem sobre os números e utilize o zoom ao lado esquerdo para
ampliar os trechos (funciona de maneira similar ao Google Maps). Clique o cursor sobre o
número escolhido. Ao fazer isso, abrirá uma página com todos as frases, escolha a mais
pertinente e clique sobre ela. Deste modo, você associou o número à frase. Faça isso para
todos os números de cada imagem.

Ao clicar em “Rascunho” o trabalho fica salvo em modo rascunho, e mesmo que você saia da página da Olimpíada e retorne depois, o rascunho estará salvo e disponível. Após ter associado todos números às frases nas 3 imagens, não esqueça de confirmar a sua tarefa, clicando no botão “Concluir”.
O envio definitivo ocorre apenas quando a equipe clicar em “Concluir”. Após clicar em “Concluir” nenhuma alteração poderá ser feita. Por isso só clique em “Concluir” após ter associado todos números às frases nas 3 imagens.

Um pouquinho de calma e muita atenção são importantes para o sucesso desta atividade. Bom trabalho a todos.

 

Imagem 1

Atlas dos Mares. Autor desconhecido. França, 1538.

Pergaminho, 39 fólios, 440 x 312 mm. - 129A 24 , fol. 16r. Biblioteca Nacional da Holanda.

Nenhum trecho descrito
Navegue pela imagem para melhor enxergar as pistas.
1Não escolhida ainda.
2Não escolhida ainda.
3Não escolhida ainda.
4Não escolhida ainda.
5Não escolhida ainda.
6Não escolhida ainda.
7Não escolhida ainda.
8Não escolhida ainda.
9Não escolhida ainda.
10Não escolhida ainda.
11Não escolhida ainda.
12Não escolhida ainda.
13Não escolhida ainda.
14Não escolhida ainda.
15Não escolhida ainda.
16Não escolhida ainda.

Imagem 2

“Festa de Oxalufan”, Carybé.

Iconografia dos deuses africanos no candomblé da Bahia. Salvador: Fundação Cultural do Estado da Bahia: INL, 1980 ; Publicado em co-edição com a Universidade Federal da Bahia, pp. 238.

Nenhum trecho descrito
Navegue pela imagem para melhor enxergar as pistas.
1Não escolhida ainda.
2Não escolhida ainda.
3Não escolhida ainda.
4Não escolhida ainda.
5Não escolhida ainda.
6Não escolhida ainda.
7Não escolhida ainda.
8Não escolhida ainda.
9Não escolhida ainda.
10Não escolhida ainda.
11Não escolhida ainda.
12Não escolhida ainda.
13Não escolhida ainda.
14Não escolhida ainda.
15Não escolhida ainda.
16Não escolhida ainda.
17Não escolhida ainda.
18Não escolhida ainda.

Imagem 3

Paraisópolis, Fotografia de Tuca Vieira

Impressão jato de tinta sobre papel, 51 X 69,2, Estação Pinacoteca de São Paulo

Nenhum trecho descrito
Navegue pela imagem para melhor enxergar as pistas.
1Não escolhida ainda.
2Não escolhida ainda.
3Não escolhida ainda.
4Não escolhida ainda.
5Não escolhida ainda.
6Não escolhida ainda.
7Não escolhida ainda.
8Não escolhida ainda.
9Não escolhida ainda.
10Não escolhida ainda.
11Não escolhida ainda.
12Não escolhida ainda.
13Não escolhida ainda.
14Não escolhida ainda.


Sua equipe ainda não iniciou a tarefa.
Sua equipe já marcou todos os trechos possíveis para esta tarefa. Agora é preciso marcá-la como finalizada, bastando clicar no link a seguir.

Concluir tarefa
ATENÇÃO: Sua equipe concluiu apenas parcialmente esta tarefa.

Para concluir esta tarefa por inteiro é necessário associar as frases aos números em TODAS as três imagens.

Ainda assim, é possível marcá-la como finalizada, ao fazê-lo não será possível mudar a associação em NENHUMA das três imagens.

Se você tem certeza que deseja confirmar sua tarefa, mesmo que incompleta, clique no link a seguir: Concluir tarefa

 

Comentário

Nesta tarefa as equipes foram convidadas a trabalhar com um tipo de fonte rico para o trabalho do historiador: a iconografia. O trabalho com imagens exige um olhar apurado aos detalhes, a busca por compreender as representações ali propostas e por perceber que as imagens implicam uma série de intenções e objetivos quando são construídas, em diferentes suportes (pinturas, desenhos, propagandas, fotografias pensadas para atingirem um grande número de pessoas). Mas as imagens só se realizam quando são “olhadas”, vistas e analisadas, consumidas por alguém. Quem olha a imagem participa assim de seu processo de construção. Nesta tarefa, cobrimos diferentes linguagens (mapa, aquarela e fotografia) e diferentes períodos (séculos XVI, XX e XXI).
Nossa primeira imagem era um mapa de autor desconhecido, “Atlas dos Mares”, também conhecido como “Atlas luso-francês” (1538), que se encontra hoje no acervo da Biblioteca Nacional da Holanda e que trouxe para a prova o tema da colonização do Brasil e da exploração do pau-brasil. Trata-se de um excelente material também para o estudo do registro cartográfico em si. Nossa segunda imagem foi uma aquarela do artista argentino Hector Julio Páride Bernabó (1911-1997), o Carybé, “Festa de Oxalufan”, que faz parte da obra Iconografia dos deuses africanos no candomblé da Bahia (publicada em 1980) e que traz a possibilidade de se conhecer a riqueza das tradições religiosas exemplificadas no panteão de deuses africanos. A última imagem é uma fotografia, de Tuca Vieira [fotógrafo que desenvolve projetos envolvendo cidade, paisagem urbana, arquitetura e urbanismo], “Paraisópolis”, que hoje se encontra no acervo da Estação Pinacoteca de São Paulo. Esta imagem bastante conhecida nos permitiu um olhar mais atento para como as diferenças sociais e econômicas, e que se expressam nas formas de habitação e de ocupação da cidade, podem conviver em grande proximidade geográfica.
Para conhecer outros trabalhos do mesmo fotógrafo, visite:
http://www.tucavieira.com.br/

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