*Tradução *
Departamento do Estado
Telegrama aéreo
A-402 SECRETO
De: Embaixada do Rio de Janeiro
25 de setembro de 1963
Assunto: Relatório Econômico: Polícia do Estado do Brasil
Ref: Embaixada A-1389, 31 de maio de 1963.
A Embaixada recebeu do nosso Cônsul em Belém o seguinte relatório, em 22 de setembro de 1963, sobre as polícias militar e a civil:
“As informações a seguir sobre a organização dos equipamentos das polícias militar e civil da Amazônia foram obtidas por meio do agente consular americano em Manaus e da fonte, que é um parente próximo do Secretário de Justiça do Amazonas.
(1) A Polícia Militar do Amazonas abrange 700 oficiais e homens sob o comando do Coronel Alfredo Barbosa Filho. A Polícia Militar é uma carreira e seu comandante é indicado pelo governador. A organização não tem uma escola especial para os oficiais ou aspirantes e a formação é limitada ao aprendizado típico dos quartéis. Os soldados são instruídos sobre primeiros socorros e o comando, em contato informal, tem mostrado interesse em adquirir instrução dos oficiais dos Estados Unidos sobre primeiros socorros, treinamento em direção e no campo militar. A Polícia Militar tem prédios à sua disposição que podem ser usados como salas de treinamento. O armamento consiste em algumas metralhadoras Materson (sic) (uma provável referência às submetralhadores Madsen), rifles, revólveres calibre 32 de ação dupla e alguns equipamentos de gás lacrimogêneo. Os veículos são apenas dois caminhões, quatro jipes e seis motocicletas (estima-se que 10% dos soldados estão capacitados a dirigir, realizar serviços de organização ou consertar seus próprios veículos). A organização não tem sistema de comunicação e depende [continua]
Sobre este documento
Opening Archives. Brown University e Universidade de Maringá: http://library.brown.edu/openingthearchives/?lang=pt
John Keppel