“Memorial Terapêutico ou Indicações abreviada dos meios empregados no tratamento das moléstias.
(…)
Sanguessugas. Modo de utilizar as sanguessugas que tem servido. Metem-se numa mistura composta de 1 parte de vinho e de 8 partes d’agua comum na temperatura de 10° a 20° centígrados. Principiando elas a desembaraçar-se do sangue, tiram-se deste banho e comprimem-se brandamente entre o dedo polegar e o index, e por pressões reiteradas e moderadas, empurra-se do lado da boca e faz se sair todo o sangue que chuparam. Estando assim desembaraçadas, lavem-se por duas ou três vezes na àgua ordinaria, depois metam-se numa vasilha de vidro ou barro cheia d’agua que se cobre com talagarsa.
(…)
Aneurisma do coração. Sangrias, bichas. Repouso. Posição sentada.
(…)
Angina do peito. (…) aperto doloroso do peito que vem por acessos – Administrar 10 a 15 gotas de éter em meia chicara d’agua fria com açucar. (…) Se estes meios não acalmarem os sofrimentos aplicar seis a oito bichas no peito.
(…)
Apoplexia. (…) Perda subita do movimento e sentimento, rosto turgido, pulso forte – Pôr o doente n’uma posição tal que a cabeça fique elevada. Despi-lo para que o vestido não impeça a circulação do tronco. Fazer sangria no braço. Aplicar bichas atrás das orelhas. Repetir a sangria, se a molestia continuar…
(…)
Calculos renais. Ópio, banhos mornos e bichas.
(…)
Colite. Bichas no abdomen.
(…)
Cistite, ou inflamação da bexiga. Bichas no hipogastrio ou no perineo.
(…)
Feridas em geral:
(…)
Feridas das articulações. Reunir imediatamente as margens da ferida por meio de emplasto adesivo ou de encerado inglês. Aplicar panos molhados em àgua fria ou vegeto-mineral. Repouso. Bichas.
(…)
Feridas do Figado. Bichas. Sangria. Cataplasma.
(…)
Feridas do olho. Aplicação de panos molhados em àgua fria, bichas.
(…)
Feridas dos Rins. Bichas. Aplicação continua de panos molhados em àgua fria.
(…)
Glossite ou Inflamação da lingua. Dieta. Bebidas com nitro. Laxantes. Pediluvios sinapisados. Bichas. Sangria.
Hemorróidas.(…) Introduzir os tumores para o interior do reto, afim de evitar a estrangulação que pode ser ocasionada pelo esfíncter do anus. Às vezes é necessario aplicar bichas no anus.
(…)
Hepatite. Aguda. Bichas no Hipocondrio direito ou no anus. Limonada, laranjada, bebidas com xarope de vinagre, xarope de tamarindos.
(…)
Inflamação da uretra. Bichas. Cataplasmas de linhaça. Semicupios mornos.
(…)
Laringite Aguda(…) Se for intensa. Bichas e cataplasmas emolientes no pescoço. Fumigações aquosas e emolientes. Bebidas gamosas. Silêncio absoluto.
(…)
Oftalmia purulenta. As sangrias e bichas não produzem aqui bom effeito. Tartaro stibiado em alta dose.
(…)
Otite. (…) Se for intensa, aplicar oito a dez bichas atrás da orelha, e mesmo fazer uma sangria no braço, e continuar as injeções de cataplasma emolientes.
(…)
Pricardite. Inflamação da membrana que cobre exteriormente o coração. – Sangria. Bichas, sinapismos, vesicatorios na região precordial.
(…)
Quedas (…) em indivíduos fracos, bastará a aplicação de algumas bichas atrás das orelhas.
(…)
Vertigem. (…) Quando as vertigens reconhecem por causa uma abundância de sangue, são indicadas as bichas no anus, ou a sangria, as bebidas refrigerantes, como a limonada de limão, tamarindos, etc.”
Glossário
Talagarsa: pano grosso e ralo, sobre o qual se borda.
AULETE, Caldas. Diccionario contemporaneo da lingua portugueza. Lisboa [Portugal]: Parceria Antonio Maria Pereira, 1925, Disponível em: http://www.auletedigital.com.br/
Sobre este documento
Formulário ou Guia Médico que contém a descrição dos medicamentos, suas dóses, as molestias em que elles se empregam, as aguas mineraes mais usadas, o breve tratamento das molestias, a escolha das melhores formulas, etc. Por Pedro Luiz Napoleão Chernoviz, doutor em Medicina, Cavalleiro da Ordem de Cristo, Paris, 1841. Disponível em: https://books.google.com.br/books/about/Diccionario_de_medicina_popular_D_L.html?hl=pt-BR&id=LfAyAQAAMAAJ