Documento transcrito e grafia atualizada
Trecho do documento
“O FAUSTO DIA 30 DE SETEMBRO DE 1883 EM MOSSORÓ
Assoma em límpido horizonte, prazenteira e auspiciosa, a aurora deste Dia venturoso, espargindo seus raios luminosos sobre a cidade e Município de Mossoró! E o que nos vem ela anunciar? O que nos vem a rubra alvissareira dizer? O que vem patentear aos nossos olhos?
O mais belo quadro de heroísmo, de caridade, de patriotismo e de filantropia! Vem dizer-nos que uma glória esplendida e imortal foi alcançada neste majestoso Dia pelos briosos habitantes do Município (…) de Mossoró, onde a esta hora já não deve existir um só escravo!
O lábaro da redenção dos cativos transportou-se altaneiro do solo Acarape do invicto Ceará e veio hastear-se garboso e tremular igualmente nas plagas mossoroenses do Rio Grande do Norte!
O Dia 30 de Setembro de 1883 vai sem dúvida marcar uma época gloriosa e de imarcescível esplendor nas páginas da história desta Província!
Saudamos com efusão de júbilo a aurora regeneradora deste dia auspicioso; e com fraternal afeto felicitamos aos nossos comprovincianos por seus rasgos de heroísmo no ubérrimo solo d’aquele Município!
Sim, sois heróis; porque, na eloquente frase de um nosso distinto provinciano: ‘Heróis são aqueles que sacrificaram suas conveniências para garantirem um bem geral.
Heróis são aqueles que sabem ser sobranceiros na adversidade, leais no combate, benevolentes no triunfo.
Heróis são aqueles que renegam de suas glórias efêmeras, de suas grandezas apócrifas para não abdicarem de seus deveres humanitários.
Heróis são aqueles que vencem pelo heroísmo da abnegação e não pela supremacia de uma sórdida fortuna, ou de uma posição falsa.
Heróis são aqueles que fulminam a Bastilha do erro para erguerem o Capitólio da verdade.
Heróis sóis vós, Srs. Da LIBERTADORA MOSSOROENSE que com perseverante e titânico esforço contribuístes poderosamente para o êxito feliz da mais bela e humanitária empresa!
SALVE! TRÊS VEZES SALVE, Aurora Redentora de 30 de Setembro!”
Sobre este documento
Correio do Natal, n. 31, anno VI. 30 de setembro de 1883. Disponível em: http://bndigital.bn.br/hemeroteca-digital/
Correio do Natal