“Bando para que ninguém possa andar com carapuças de rebuço, chapéus desabados ou rebuçado de sorte que não se lhe veja a cara.
Dom Antonio Álvares da Cunha, conde da Cunha, trinchante de Sua Majestade do seu Conselho e do de Guerra, senhor de Taboa e Orguela, comendador e ‘alcaide-mor’ na Ordem de Cristo, tenente-general dos Exércitos do mesmo, senhor e general das Artilharias deles, vice-rei e capitão general de mar e terra do Estado do Brasil, etc. Faço saber que, porquanto Sua Majestade na lei de 19 de dezembro de 1749 é servido proibir o uso de carapuças de rebuço, chapéus desabados e que ninguém ande embuçado com capote de sorte que se lhe não veja a cara, o que de tal sorte se vai alterando que, de ordinário, a cada passo se encontram pelas ruas desta cidade homens embuçados com chapéus desabados contra o disposto na mesma lei e ordens reais; e sendo preciso evitar este abuso, mando que nenhuma pessoa de qualquer qualidade ou condição que seja use de hoje em diante das referidas carapuças de rebuço, chapéu desabado nem ande embuçado de sorte que se lhe não veja a cara, com a pena de que o que for apanhado na sobredita forma de ser preso, rigorosamente castigado a meu arbítrio, além das penas da mesma lei. E para que chegue a notícia de todos e não possam alegar ignorância mando lançar este bando, a toque de caixas pelas ruas públicas da cidade, que se registrará nos livros da Secretaria deste Estado e mais partes a que tocar e se fixará no corpo desta guarda principal. Dado nesta cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, aos 24 de março de 1774. O secretário de Estado Francisco de Almeida e Figueiredo o fez escrever. Conde vice-rei.”
Glossário:
Bando: pregão público ou proclamação.
Rebuço: parte de uma capa que serve para cobrir o rosto.
Trinchante: oficial-mor da casa real que, nas ocasiões solenes, quando o soberano comia em público, tinha por obrigação trinchar as iguarias.
Alcaide-mor: governador de uma praça ou de uma província
Embuçado: que cobre parte do rosto com uma capa.
BLUTEAU, Raphael. Vocabulario portuguez & latino: aulico, anatomico, architectonico… Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesus, 1712 – 1728. 8 v. Disponível em: http://www.ieb.usp.br/online/index.asp
Sobre este documento
Bando de 24 de março de 1774. Arquivo Nacional, Cod. 73, v. 1, folhas 23 e 24.
Dom Antonio Álvares da Cunha, escrito por Francisco de Almeida e Figueiredo