Perceber o escravizado como indivíduo que reage e se organiza contra as medidas opressivas da escravidão.
Observar as formas de opressão sofrida pelos escravos.
Direcionado a alunos do 7° ano do ensino fundamental II
A utilização de imagens da opressão sofrida pelos escravos, textos acadêmicos que reafirmem esta situação e música que relacione o passado escravagista com o presente da população negra.Computador e data show para exposição das imagens.Dicionários e revistas sobre o tema.
A avaliação será contínua, levando em conta a participação do aluno na confecção do seminário, pelas atividades em grupo e pela produção individual.Ao Fim de todas as etapas será possível avaliar se os alunos conseguiram ou não atingir os objetivos propostos
Nessa parte inicial da aula o professor deve informar sobre o tema e justificar sua importância.
Cabe ao aluno pesquisar os conceitos pré-determinados na lista em anexos. Definir seu significado e contextualiza-los, mostrando de que maneira eram aplicados os métodos de opressão e de que maneira se organizaram e quais eram as formas de resistência.
Na sala de aula ainda conversaremos sobre os conceitos, perguntas e respostas sobre os mesmo serão feitas e depois de finalizada a discussão os alunos poderão complementar o que pesquisaram com as ideias de outros colegas da sala.
Exposição sobre: "Imagens da Escravidão".
Juntamente com a exposição das imagens devemos proporcionar aos alunos uma compreensão da totalidade do sistema escravista no Brasil e como era a vida desses seres humanos anteriormente a escravidão. Seguindo a sequencia: Vida anterior a escravidão,escravização,abordar as formas em que eram transportados da África para O Brasil,o sentimento de distanciamento da família e da sua terra,a sua comercialização,a vida deles no campo e na cidade, as formas de opressão que sofreram e de resistência que criaram.
A atividade número 4 será utilizada em paralelo a esta, pois os textos escolhidos contém o que será dito pelo professor.
Para complementar a 3ª atividade utilizaremos o artigo sobre o tema cujo nome é "Escravidão: Castigos sofridos pelos escravos", escrito por Vilson Pereira dos Santos.
Assim os alunos podem consolidar as formas de repressão sofridas pelos escravizados.
Também leremos o trechos selecionados do tópico Reação dos Escravos do livro A escravidão no Brasil de Jaime Pinsky. (pág 82 a 92).
Agora é a hora do seminário,que será realizado em grupos de 4 alunos.Cada grupo será responsável por ilustrar uma forma de resistência e uma forma de opressão que estão presentes ao longo da aula e também devem elaborar um comentário sobre estas,depois é a hora da apresentação.
O professor faz uma leitura de um texto que inspire os alunos e ligue a escravidão já abolida há tantos anos a realidade da população negra no Brasil.Minha escolha foi a música Negro Drama do grupo Racionais Mc´s,no caso poderia ser passada a música junto para os alunos ouvirem e isso seria o link para uma próxima aula sobre a situação do negro no Brasil atual.
Após a apresentação é a hora de finalizar a síntese com uma escrita individual de como foi a aula e o que eles aprenderam e depois a exposição de suas algumas ideias na sala de aula.