Comunicados oficiais

Voltar para a lista geral

Comunicado Oficial: 5° Curso de Formação da ONHB

Postado por Comissão Organizadora em 20 de abril de 2017

Unión de la descendencia imperial incaica con la Casa reducida. Escuela Cuzqueña (século XVIII). Museo Pedro de Osma, Lima.

========================================

Prezados(as) Professores(as) Inscritos na 9ª ONHB

Com grande satisfação a Comissão Organizadora da Oitava Olimpíada Nacional em História do Brasil informa que o 5º Curso de Formação para Professores ocorrerá nos meses iniciais de 2018 (março, abril e maio), e será inteiramente dedicado ao tema “História da América Latina” abordando diferentes metodologias para o ensino de história.

Nem sempre o espaço que temos em sala de aula para os debates sobre a América Latina é o mais adequado. Aliás, essa é uma marca dos nossos materiais didáticos, que privilegiam o entendimento da história a partir de conceitos e abordagens político-culturais europeias e acabam deixando de lado experiências e perspectivas locais. Considerando a importância de pensar o Brasil como sujeito latino-americano, a ONHB deseja convidá-lo(a)s a refletir sobre as particularidades históricas desse continente rico, dinâmico e plural, explorando documentos e debates historiográficos que ajudem a questionar e ampliar o conhecimento a respeito dos nossos marcos políticos, culturais e sociais.

A partir do dia 08 de maio de 2017, no seu primeiro acesso à prova da 9ª ONHB no site da olimpíada, estará disponível o botão para a declaração de interesse em participar do curso “História da América Latina”.
Os professores que marcarem a opção “Não quero participar do curso de formação” não poderão mudar posteriormente para o status “Sim, quero participar do curso de formação”. Assim, sugerimos aos professores que não souberem ainda se terão disponibilidade para realizar o curso que marquem a resposta positiva, pois haverá futuramente um período para a confirmação de interesse.

O Curso de Formação é inteiramente gratuito para os professores que marcarem “Sim, quero participar do curso de formação” e confirmarem posteriormente seu interesse. Reforçamos, conforme o item 8.1 do Regulamento da 9ª ONHB que é decisão inteiramente da alçada do professor participar ou não do Curso de Formação. Não existe nenhuma obrigatoriedade em participar do curso. A participação ou a não-participação no curso não incidem de forma alguma no desempenho, pontuação, conteúdo ou andamento das equipes de na 9ª Olimpíada Nacional em História do Brasil. São duas atividades (Olimpíada e Curso) distintas e separadas.

Atenciosamente
Comissão Organizadora


Login alterado

O usuário logado na sessão atual foi alterado em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Login alterado

A equipe logada na sessão atual foi alterada em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.