120
minutos

A CONSTRUÇÃO DA NAÇÃO: OBRAS DE ARTE E O PROJETO POLÍTICO DO SEGUNDO REINADO

A proposta destas aulas é discutir, com alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental II, algumas imagens construídas sobre o Segundo Reinado no Brasil (1840-1889). As fontes selecionadas são obras de arte produzidas por Victor Meirelles e de Pedro Américo, encomendadas durante o governo de Dom Pedro II.

Plano de aula construído por
Gustavo Ricciardi F. Aguiar (Campinas / SP)

Objetivos

A atividade pretende desenvolver uma série de conceitos e habilidades nos estudantes. As principais serão:

- Ser capaz de perceber que uma pintura é, antes de tudo, uma representação, inserida em seu contexto histórico, elaborada com um propósito por alguém que tinha uma visão de mundo interesses específicos.

- Ampliar a noção de fonte histórica, percebendo as representações artísticas como elementos capazes de anunciar características de seu tempo, para além de uma simples ilustração de um evento.

- Romper com a percepção positivista de que a história é o resultado do acúmulo de fontes históricas – essencialmente políticas e econômicas.

- Capacitar o aluno à análise de imagens a partir de algumas reflexões e “perguntas padrão”, a serem feitos às imagens apresentadas. Desta forma, o aluno passaria a interpretá-la como “texto imagético”.

Requisitos

Os alunos deverão ter acesso às quatro obras selecionadas para análise:

É importante que tenham acesso a uma biblioteca ou a computadores conectados à internet, a fim de acessarem os textos recomendados. Um prévio conhecimento sobre o Segundo Reinado no Brasil é fundamental, a fim de que eles possam se situar em relação ao contexto em que as obras foram produzidas.

Avaliação

A proposta é de produzir uma “avaliação processual”, garantindo intervenções didáticas efetivas por parte do docente em cada etapa do processo. Elas deverão ser avaliadas pelo professor, e entregues ao aluno antes que a próxima seja executada. A nota final um somatório de cada um dos passos executados.

Primeiro Momento: Coleta de dados.

Após a discussão em sala de aula sobre as tranformações no Brasil a partir de 1870, bem como sobre o tratamento que devemos dar às imagens nas reflexões históricas, os estudantes deverão realizar uma pesquisa e entregar informações sobre as seguintes informações sobre as obras em questão

I) Caraterísticas da obra (estilo, inspiração, o que ela apresenta, quem as encomendou).

II) Informações sobre o pintor (breve biografia)

Segundo momento: Socialização.

Com as informações em mãos, uma dinâmica garantirá a socialização das informações coletadas em sala de aula, preenchendo as eventuais lacunas nas pesquisas. A participação oral de cada aluno deverá ser considerada nesta etapa.

Terceiro Momento: Produção de texto.

Após terem feito a descrição das obras e terem reconhecido informações sobre os artistas responsáveis por elas, os alunos deverão escrever um texto capaz de integrar os três pilares da reflexão:

I) Uso das imagens como monumentos, como proposto por Le Goff.

II) Contexto histórico da produção - a crise da monarquia no Brasil.

III) Artistas responsáveis pelas obras e o propósito de quem as encomendou.

1
30
min

Exposição Oral por parte do professor

Panorama da Monarquia após a Guerra do Paraguai, com ênfase ao:

- Movimento Republicano

- Movimento Abolicionista

- Transição do trabalho escravo para o assalariado

2
30
min

Exposição Oral por parte do professor

Apresentação das obras a serem analisadas, bem como da proposta de pesquisa e avaliação.

Pedro Américo. "O Grito do Ipiranga", 1888.

Pedro Américo. "A Batalha do Avaí", 1877.

Victor Meirelles. "Batalha de Guararapes", 1879.

Victor Meirelles. "Juramento de Princesa Isabel", 1875.

3
30
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

Após a realização da coleta de dados por parte dos alunos, o professor deverá conduzir uma aula que permita a socialização das informações.

4
30
min

Exposição Oral por parte do professor

Sistematização dos informações coletadas na lousa, a fim de garantir que todos sejam capazes de alcançar a proposta final (elaboração do texto).

Login alterado

O usuário logado na sessão atual foi alterado em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Login alterado

A equipe logada na sessão atual foi alterada em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.