O projeto será desenvolvido com alunos do 3º ano do Ensino Médio, dentro do estudo do Período Entre Guerras ( 1918-1939). Através da análise de dois filmes históricos sobre as organizações de resistência Rosa Branca e Edelweiss piraten e de fotomontagens políticas de John Heartield, de crítica ao nazismo, objetivamos:
- Desenvolver as habilidades de interpretação de imagens, retirando informações que permitam uma melhor compreensão da História alemã durante o regime nazista.
- Conhecer alguns movimentos de resistência ao regime nazista, desmistificando a visão de um sistema monolítico baseado em amplo consenso social.
Desenvolver técnicas de pesquisa na internet, comunicação oral e escrita e trabalho cooperativo em equipe
JUSTIFICATIVA: é amplamente conhecida a formidável máquina de propaganda montada pelos nazistas, como forma de ascensão e consolidação do nazismo. Todavia, permanece obscurecido o papel da oposição ao regime. É ESTE OUTRO LADO DA HISTÓRIA QUE PRETENDEMOS ILUMINAR. Sabemos que a Gestapo procurava controlar todos os âmbitos da vida cotidiana: desertores eram denunciados, grupos de dissidentes enviados para campos de concentração; mesmo assim, alguns persistiram e ficaram conhecidos como “Widerstand”, ou simplesmente, Resistência.
Dentre essas associações estava a Edelweiss Piraten, surgida durante os anos 1930. Formada por jovens entre 14 e 18 anos, se opunha à Juventude Hitlerista. Sem lideranças centrais de coordenação suas ações violentas eram executadas por pequenos grupos. Conseguiram resistir durante toda Segunda Guerra e mesmo após o término do conflito.
O núcleo de outra organização política em estudo, a Rosa Branca, era formado por estudante universitários de Munique como Hans Scholl e sua irmã Sophie.Sua ação se resumiu basicamente à produção e distribuição de panfletos contra o regime nazista.
John Heartfield ( 1891-1968), cujas fotomontagens políticas serão analisadas, foi líder do Dadaísmo em Berlim, fotógrafo e artista profundamente engajado. Nascido em Berlim, como Helmut Herzfeld, adotou, em 1916, o nome John Heartfield em protesto contra as atitudes xenófobas da sociedade alemã em relação à Inglaterra. Publicou suas fotomontagens na revista AIZ (Arbeiter-Illustrierte Zeitung – Revista Ilustrada do Trabalhador), que tinha circulação semanal de 500 mil exemplares entre 1930-38.
- FILMES NO YOUTUBE:
•Die weiße Rose - 1:59:15 em https://www.youtube.com/watch?v=6VSoIiRmiJc
•Edelweisspiraten 1:36:48 em https://www.youtube.com/watch?v=7F_EJgkWhMc
- FOTOMONTAGENS DE JOHN HEARTFIELD em :
http://artemodernaartistas.blogspot.com.br/2016/03/john-heartfield-1891-1968.html
- DATA SHOW
- COMPUTADOR
- ACESSO À INTERNET
- TELÃO
- CADERNO, CANETA
A avaliação levará em conta, fundamentalmente, a capacidade de observação e análise do aluno no estudo das imagens indicadas, assim como a qualidade das conclusões históricas obtidas através da interpretação dos filmes e das fotomontagens.
No caso dos filmes assistidos, a professora avaliará a qualidade e pertinência das análises do aluno quanto ao contexto da produção, repercussão do filme, tema e enredo, personagens, símbolos e linguagem cinematográfica.
Quanto às fotomontagens, como elas são uma categoria híbrida entre fotografia e caricatura ( ou charge), a avaliação levará em conta a capacidade de observação do aluno na descrição da fotomontagem, se analisou o humor, o poder de síntese e a universalidade da mesma e principalmente se entendeu a intenção do autor ao realizar a obra, relacionando-a com o contexto em que foi produzida e de que forma é feita a crítica do nazismo. Será verificado ainda em que medida o aluno relacionou a ideologia do autor com a fotomontagem. Um derradeiro aspecto será avaliado: se o aluno destacou que essas fotomontagens foram realizadas vários anos antes da Segunda Guerra Mundial e no entanto, são premonitórias do que viria a acontecer, possuindo enorme capacidade de crítica
Os alunos serão avaliados por seu desempenho durante as seguintes atividades:
- exposição oral para apresentação do power point
- estruturação e qualidade do conteúdo do power point
- participação no debate
- texto escrito individual
O pré- requisito para o desenvolvimento do projeto " O outro lado da História: a resistência ao nazismo através de imagens", será o anterior estudo dos fatores que levaram à ascensão e consolidação do nazismo, bem como da ideologia do nacional-socialismo. Após essa fundamentação, a professora proporá a divisão da classe em equipes de 4 alunos e distribuirá um roteiro orientando como analisar e interpretar os filmes propostos e as fotomontagens políticas. Será marcada uma data para apresentação das equipes, sendo reservados 5 minutos de exposição oral para cada equipe. A cada equipe será designada uma fotomontagem diferente e um dos dois filmes.
Em casa , cada equipe assistirá a um dos filmes, abaixo, realizando sua análise externa e interna. A análise externa dependerá de pesquisa na internet, sobre a obra fílmica
•Die weiße Rose - 1:59:15 em https://www.youtube.com/watch?v=6VSoIiRmiJc
•Edelweisspiraten 1:36:48 em https://www.youtube.com/watch?v=7F_EJgkWhMc
Após assistir aos filmes o grupo realizará pesquisa na Internet sobre os mesmos, realizando sua análise externa e interna e redigindo um texto a respeito.
Para realização de tal tarefa, deverão seguir as seguintes instruções:
1) Todo filme reflete as ideias e os símbolos da sociedade que os produziu e consumiu.2) No caso de filmes históricos como os indicados, cuja temática é um processo histórico, eles não só fornecem uma interpretação do passado, como do período em que foram criados, porque a forma como a História é abordada está de acordo com a visão que seus produtores e espectadores tinham no momento em que foram feitos.3) Algumas questões que podem ser levantadas na análise do filmes são: a) O CONTEXTO DA PRODUÇÃO ( quando e onde o filme foi produzido? Quem o produziu e o dirigiu?Há relação entre o filme e a situação social, política e cultural vivida na época de sua realização? Que relação há entre o filme e a trajetória do cineasta?) ; b) A REPERCUSSÃO ( Como o filme foi recebido pelo público?E pela crítica? Onde foi exibido? Participou de concursos? Foi premiado? ) ; c) O TEMA E O ENREDO -
( de que trata o filme? Quais as cenas marcantes? Qual a relação entre o título e o enredo? Que fatos ou processos históricos se relacionam com o enredo? Como os elementos históricos são apresentados: cenário, figurino, linguagem, etc.? d) PERSONAGENS: que conflitos vivem? Expressam as características, o modo de viver e falar, a mentalidade, o gestual de uma época? e) SÍMBOLOS - Que símbolos estão presentes no filme? São atuais? Em que situações aparecem? f)LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA - Como a câmara é usada? Há uma ordem cronológica nas cenas? Há uma noção de continuidade nas cenas? Como o espaço é apresentado? Como é explorada a relação do som com a imagem?Como é usada a luz? São usados efeitos especiais? A psicologia das personagens ou a dramaticidade das cenas são exploradas por meio de recursos técnicos?
Em seguida, a equipe estudará uma das 6 fotomontagens de Heartfield, indicadas pela professora no site recomendado, realizando também, pesquisa na Internet a respeito do autor e contexto da obra, redigindo suas conclusões.
No estudo das fotomontagens, como são imagens híbridas entre fotografia e charge ( caricatura) os alunos serão orientados a se perguntar: O que foi registrado? Sob que ângulo? Por quem? Onde? Quando? Que impressão causa a fotomontagem? Qual o humor por trás da fotomontagem? Como ela pode ser relacionada ao contexto vivido na época e à ideologia do nazismo? Que características da vida do autor podem ser relacionadas à fotomontagem?
Por fim, o grupo elaborará um pequeno power point a ser apresentado em classe, sobre as obras estudadas e o que aprenderam sobre o regime nazista através das mesmas
Cada equipe apresentará oralmente suas conclusões sobre uma das fotomontagens e um dos filmes indicados. Após cada apresentação , a classe poderá apresentar dúvidas, sugestões e críticas ao trabalho.
Na segunda aula dedicada ao projeto, a classe será disposta em círculo e, orientada pela professora, debaterá sobre os filmes e as fotomontagens, apresentando suas conclusões, que deverão contemplar as contribuições de todos os grupos envolvidos. Um aluno será indicado para registrar na lousa uma síntese das conclusões.
Cada aluno redigirá uma pequena redação intitulada " A resistência ao nazismo", a ser corrigida em casa pela professora
________________________________________