120
minutos

O OUTRO LADO DA HISTÓRIA: A RESISTÊNCIA AO NAZISMO, CONTADA ATRAVÉS DE IMAGENS

Através de análise de dois filmes, respectivamente, sobre os movimentos políticos Rosa Branca e "Edelweiss piraten", assim como de fotomontagens políticas de John Heartfield, estudaremos a “Widerstand", resistência ao nazismo, antes e durante a Segunda Guerra Mundial, num enfoque pouco comum nas aulas de História, que costumam enfatizar a adesão em massa do povo alemão ao nacional socialismo.

Plano de aula construído por
Sonia Rosalie Buff (Vinhedo / SP)

Objetivos

O projeto será desenvolvido com alunos do 3º ano do Ensino Médio, dentro do estudo do Período Entre Guerras ( 1918-1939). Através da análise de dois filmes históricos sobre as organizações de resistência Rosa Branca e Edelweiss piraten e de fotomontagens políticas de John Heartield, de crítica ao nazismo, objetivamos:

- Desenvolver as habilidades de interpretação de imagens, retirando informações que permitam uma melhor compreensão da História alemã durante o regime nazista.

- Conhecer alguns movimentos de resistência ao regime nazista, desmistificando a visão de um sistema monolítico baseado em amplo consenso social.

Desenvolver técnicas de pesquisa na internet, comunicação oral e escrita e trabalho cooperativo em equipe

JUSTIFICATIVA: é amplamente conhecida a formidável máquina de propaganda montada pelos nazistas, como forma de ascensão e consolidação do nazismo. Todavia, permanece obscurecido o papel da oposição ao regime. É ESTE OUTRO LADO DA HISTÓRIA QUE PRETENDEMOS ILUMINAR. Sabemos que a Gestapo procurava controlar todos os âmbitos da vida cotidiana: desertores eram denunciados, grupos de dissidentes enviados para campos de concentração; mesmo assim, alguns persistiram e ficaram conhecidos como “Widerstand”, ou simplesmente, Resistência.

Dentre essas associações estava a Edelweiss Piraten, surgida durante os anos 1930. Formada por jovens entre 14 e 18 anos, se opunha à Juventude Hitlerista. Sem lideranças centrais de coordenação suas ações violentas eram executadas por pequenos grupos. Conseguiram resistir durante toda Segunda Guerra e mesmo após o término do conflito.

O núcleo de outra organização política em estudo, a Rosa Branca, era formado por estudante universitários de Munique como Hans Scholl e sua irmã Sophie.Sua ação se resumiu basicamente à produção e distribuição de panfletos contra o regime nazista.

John Heartfield ( 1891-1968), cujas fotomontagens políticas serão analisadas, foi líder do Dadaísmo em Berlim, fotógrafo e artista profundamente engajado. Nascido em Berlim, como Helmut Herzfeld, adotou, em 1916, o nome John Heartfield em protesto contra as atitudes xenófobas da sociedade alemã em relação à Inglaterra. Publicou suas fotomontagens na revista AIZ (Arbeiter-Illustrierte Zeitung – Revista Ilustrada do Trabalhador), que tinha circulação semanal de 500 mil exemplares entre 1930-38.

Requisitos

- FILMES NO YOUTUBE:

•Die weiße Rose - 1:59:15 em https://www.youtube.com/watch?v=6VSoIiRmiJc

•Edelweisspiraten 1:36:48 em https://www.youtube.com/watch?v=7F_EJgkWhMc

- FOTOMONTAGENS DE JOHN HEARTFIELD em :

http://artemodernaartistas.blogspot.com.br/2016/03/john-heartfield-1891-1968.html

- DATA SHOW

- COMPUTADOR

- ACESSO À INTERNET

- TELÃO

- CADERNO, CANETA

Avaliação

A avaliação levará em conta, fundamentalmente, a capacidade de observação e análise do aluno no estudo das imagens indicadas, assim como a qualidade das conclusões históricas obtidas através da interpretação dos filmes e das fotomontagens.

No caso dos filmes assistidos, a professora avaliará a qualidade e pertinência das análises do aluno quanto ao contexto da produção, repercussão do filme, tema e enredo, personagens, símbolos e linguagem cinematográfica.

Quanto às fotomontagens, como elas são uma categoria híbrida entre fotografia e caricatura ( ou charge), a avaliação levará em conta a capacidade de observação do aluno na descrição da fotomontagem, se analisou o humor, o poder de síntese e a universalidade da mesma e principalmente se entendeu a intenção do autor ao realizar a obra, relacionando-a com o contexto em que foi produzida e de que forma é feita a crítica do nazismo. Será verificado ainda em que medida o aluno relacionou a ideologia do autor com a fotomontagem. Um derradeiro aspecto será avaliado: se o aluno destacou que essas fotomontagens foram realizadas vários anos antes da Segunda Guerra Mundial e no entanto, são premonitórias do que viria a acontecer, possuindo enorme capacidade de crítica

Os alunos serão avaliados por seu desempenho durante as seguintes atividades:

- exposição oral para apresentação do power point

- estruturação e qualidade do conteúdo do power point

- participação no debate

- texto escrito individual

1
15
min

Exposição Oral por parte do professor

O pré- requisito para o desenvolvimento do projeto " O outro lado da História: a resistência ao nazismo através de imagens", será o anterior estudo dos fatores que levaram à ascensão e consolidação do nazismo, bem como da ideologia do nacional-socialismo. Após essa fundamentação, a professora proporá a divisão da classe em equipes de 4 alunos e distribuirá um roteiro orientando como analisar e interpretar os filmes propostos e as fotomontagens políticas. Será marcada uma data para apresentação das equipes, sendo reservados 5 minutos de exposição oral para cada equipe. A cada equipe será designada uma fotomontagem diferente e um dos dois filmes.

2
45
min

Vídeo/Música/Imagem

Em casa , cada equipe assistirá a um dos filmes, abaixo, realizando sua análise externa e interna. A análise externa dependerá de pesquisa na internet, sobre a obra fílmica

•Die weiße Rose - 1:59:15 em https://www.youtube.com/watch?v=6VSoIiRmiJc

•Edelweisspiraten 1:36:48 em https://www.youtube.com/watch?v=7F_EJgkWhMc

Arquivos e links
2.1
2.2
3
45
min

Atividade a ser realizada em casa pelos alunos (lição de casa)

Após assistir aos filmes o grupo realizará pesquisa na Internet sobre os mesmos, realizando sua análise externa e interna e redigindo um texto a respeito.

Para realização de tal tarefa, deverão seguir as seguintes instruções:

1) Todo filme reflete as ideias e os símbolos da sociedade que os produziu e consumiu.2) No caso de filmes históricos como os indicados, cuja temática é um processo histórico, eles não só fornecem uma interpretação do passado, como do período em que foram criados, porque a forma como a História é abordada está de acordo com a visão que seus produtores e espectadores tinham no momento em que foram feitos.3) Algumas questões que podem ser levantadas na análise do filmes são: a) O CONTEXTO DA PRODUÇÃO ( quando e onde o filme foi produzido? Quem o produziu e o dirigiu?Há relação entre o filme e a situação social, política e cultural vivida na época de sua realização? Que relação há entre o filme e a trajetória do cineasta?) ; b) A REPERCUSSÃO ( Como o filme foi recebido pelo público?E pela crítica? Onde foi exibido? Participou de concursos? Foi premiado? ) ; c) O TEMA E O ENREDO -

( de que trata o filme? Quais as cenas marcantes? Qual a relação entre o título e o enredo? Que fatos ou processos históricos se relacionam com o enredo? Como os elementos históricos são apresentados: cenário, figurino, linguagem, etc.? d) PERSONAGENS: que conflitos vivem? Expressam as características, o modo de viver e falar, a mentalidade, o gestual de uma época? e) SÍMBOLOS - Que símbolos estão presentes no filme? São atuais? Em que situações aparecem? f)LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA - Como a câmara é usada? Há uma ordem cronológica nas cenas? Há uma noção de continuidade nas cenas? Como o espaço é apresentado? Como é explorada a relação do som com a imagem?Como é usada a luz? São usados efeitos especiais? A psicologia das personagens ou a dramaticidade das cenas são exploradas por meio de recursos técnicos?

Em seguida, a equipe estudará uma das 6 fotomontagens de Heartfield, indicadas pela professora no site recomendado, realizando também, pesquisa na Internet a respeito do autor e contexto da obra, redigindo suas conclusões.

No estudo das fotomontagens, como são imagens híbridas entre fotografia e charge ( caricatura) os alunos serão orientados a se perguntar: O que foi registrado? Sob que ângulo? Por quem? Onde? Quando? Que impressão causa a fotomontagem? Qual o humor por trás da fotomontagem? Como ela pode ser relacionada ao contexto vivido na época e à ideologia do nazismo? Que características da vida do autor podem ser relacionadas à fotomontagem?

Por fim, o grupo elaborará um pequeno power point a ser apresentado em classe, sobre as obras estudadas e o que aprenderam sobre o regime nazista através das mesmas

Arquivos e links
4
45
min

Seminário em grupo (alunos)

Cada equipe apresentará oralmente suas conclusões sobre uma das fotomontagens e um dos filmes indicados. Após cada apresentação , a classe poderá apresentar dúvidas, sugestões e críticas ao trabalho.

5
40
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

Na segunda aula dedicada ao projeto, a classe será disposta em círculo e, orientada pela professora, debaterá sobre os filmes e as fotomontagens, apresentando suas conclusões, que deverão contemplar as contribuições de todos os grupos envolvidos. Um aluno será indicado para registrar na lousa uma síntese das conclusões.

6
20
min

Produção escrita individual (alunos)

Cada aluno redigirá uma pequena redação intitulada " A resistência ao nazismo", a ser corrigida em casa pela professora

________________________________________

Login alterado

O usuário logado na sessão atual foi alterado em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Login alterado

A equipe logada na sessão atual foi alterada em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.