- Estabelecer a relação passado/ presente.
- Entender como os lugares de memória são construídos historicamente.
- Compreender sobre fontes históricas e possibilidades de interpretação.
- Entender o processo de construção do conhecimento histórico.
- Compreender a ideia de que todos são sujeitos construtores da história.
Livro didático, internet, laboratório de informática, data show
A avaliação será contínua, permanente, cumulativa e diagnóstica. Desde o início do estudo da temática, será levado em consideração as discussões realizadas em grupo, apresentação, pesquisas e atividades propostas durante a sequência de atividades.
Para a formação do pensamento histórico é importante a utilização dos métodos de investigação histórica que compreende a verificação de narrativas históricas presente em diferentes fontes e que permitem aos estudantes a construção do conhecimento histórico por meio de atividades diversificadas.
Quando falamos de pinturas rupestres, percebe-se que os livros didáticos sempre trazem as famosas imagens de Lascaux, complexo de cavernas no sudoeste da França e Altamira, na Espanha. Com o objetivo de demonstrar que esta arte também pode ser encontrada em outros espaços, para esta aula, teremos como foco principal as fontes imagéticas voltadas para o Brasil.
Os alunos serão divididos em grupos de no máximo 3 alunos. Cada um receberá uma imagem de pintura rupestre (especialmente cenas que envolvem o trabalho humano na caça de animais, rituais, festas) do Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí.
Cada grupo discutirá e apresentará a interpretação que realizou sobre a imagem recebida. Após todas as apresentações e discussões, solicitar que cada grupo também registre uma cena de seu cotidiano.
Os estudantes serão levados ao laboratório de informática para realizar a visitação on-line no site do museu do Parque Nacional da Serra da Capivara (http://www.fumdham.org.br/) que apresenta sua localização e todas as características como paisagem, clima, fauna, flora, pinturas rupestres e as pesquisas desse espaço reconhecido como Patrimônio da Humanidade. A partir desse estudo, pretende-se demonstrar como um local é reconhecido como patrimônio histórico, apontar como vários profissionais trabalham nas pesquisas, cabendo ressaltar a importância do trabalho do historiador diante de fontes históricas como a arte rupestre. Pretende-se reforçar que são importantes registros carregados de códigos que apresentam pistas sobre costumes e formas de representar o mundo, deixando claro que não existe consenso entre os pesquisadores sobre o que os criadores dessas cenas queriam dizer de forma precisa.
Para finalizar o tema Arqueologia e Patrimônio histórico e cultural, pretende-se voltar o estudo para a história regional e local, onde os alunos realizarão pesquisas na internet sobre pinturas rupestres encontradas em seu Estado, como exemplificação no Estado do Paraná, no Guartelá, localizado na Região de Ponta Grossa, e se for o caso de outras regiões do estado apresentarem registros.
Diante do exposto, será enfatizado que os materiais didáticos costumam apresentar pinturas rupestres da Europa. Mas, no território brasileiro também podem ser encontrados tais vestígios, sendo possível o aluno perceber a experiência humana a partir das fontes históricas deixadas ao longo do tempo, podendo refletir no presente sobre as ações do homem no passado.
A partir das atividades desenvolvidas, também objetiva-se construir a consciência sobre a importância na preservação desses lugares, pois são espaços que guardam a memória de um determinado tempo.