120
minutos

DITADURA MILITAR NA ARGENTINA (1976 - 1983)

Esta aula tem o propósito de afirmar o potencial cognitivo das imagens e defender a importância do cinema como fonte histórica e como ferramenta pedagógica. A partir do filme "A História Oficial" (Luis Puenzo), apresentaremos os elementos que configuram a ditadura na Argentina. A narrativa aborda o sequestro de bebês, filhos de militantes políticos, adotados por famílias que apoiavam o regime.

Plano de aula construído por
Mirian Luciana Guimarães Zanelli (Neves Paulista / SP)

Objetivos

O objetivo geral é refletir sobre as vantagens, os limites e os procedimentos necessários para a elaboração de um plano que possibilite a experiência do cinema em sala de aula. Partimos da premissa que o cinema, como qualquer material visual, desempenha um papel secundário na escola. Embora os filmes já sejam utilizados por muitos professores, ainda não superamos algumas práticas equivocadas que impedem que o cinema assuma a dimensão de uma ferramenta pedagógica e de uma fonte historiográfica.

O nosso propósito é apresentar o cinema como o eixo central do debate. Pretendemos que os recursos visuais e audiovisuais sejam estabelecidos nos domínios da escola como protagonistas da aula e não apenas como auxiliares das demais disciplinas, inclusive da História.

O objetivo específico é explicar as ditaduras militares implantadas na América Latina, no contexto da Guerra Fria. Para investigar os golpes que varreram a democracia de vários países do continente, ressaltamos participação norte-americana em ações coordenadas que resultariam na instauração de governos autoritários. Esperamos que o aluno reconheça as estratégias empreendidas pelo governo dos Estados Unidos para assegurar a manutenção do capitalismo na América Latina, afastando qualquer possibilidade de aproximação com o bloco soviético.

Abordaremos o caso argentino enfatizando o movimento das “Abuelas de Plaza de Mayo”. Fundamentados pelo filme iremos pontuar os aspectos que caracterizam o período e assinalar a importância da preservação e da luta pela memória dos desaparecidos.

Queremos destacar que a organização das avós motivou as denúncias sobre o sequestro dos bebês e sobre os crimes que foram cometidos naquele período. Desse modo, o movimento contribuiu para a condenação de pessoas ligadas aos aparatos repressores. Ao salientar a relevância e a abrangência das ações das “Abuelas de Plaza de Mayo” buscamos qualificar os sujeitos anônimos, silenciados pela história oficial, como agentes transformadores e responsáveis pela dinâmica social.

A finalidade é que o aluno relacione o caso argentino com os demais e que estabeleça noções sobre democracia e ditadura, partindo das cenas e dos personagens que compõem o filme. Desejamos que o aluno elabore uma reflexão crítica sobre governos autoritários e que isso contribua para sua formação política e interfira de forma positiva em suas posições ideológicas.

Requisitos

1- Projetor de imagens

“A História Oficial”

“500 – Os Bebês roubados pela Ditadura Argentina”

Julio Cortázar

Eduardo Galeano

Jorge Luis Borges

2- Computadores

Leitura “Toda Mafalda”

Fotografias “Avós”

3- Material para leitura:

“Arquivo Clamor guarda a memória da resistência contra ditaduras na América Latina”

“Cartas da Operação Condor revelam camaradagem entre Geisel e Videla”

Avaliação

Os alunos deverão apresentar as seguintes atividades:

1- Ficha técnica e sinopse (elaboradas com antecipação).

2- Pesquisa sobre a realização do filme.

3- Relatório detalhado sobre os personagens e o contexto histórico tratado no filme.

4- Produção de texto dissertativo-argumentativo abordando a temática: autoritarismo e violação dos direitos humanos.

5- Pesquisa prévia e exposição de fotografias sobre as “Abuelas de Plaza de Mayo”. Ao expor o material pesquisado para o grupo, iremos propor uma reflexão sobre a relevância das fotografias para a produção do conhecimento histórico. Em seguida, cada grupo fará um registro escrito sintetizando as conclusões sobre o debate.

6- Leitura e interpretação do texto "Arquivo Clamor guarda a memória da resistência contra ditaduras na América Latina".

7- Responder questões sobre a Ditadura Militar na América Latina.

1
10
min

Exposição Oral por parte do professor

Iniciaremos a aula esclarecendo para os alunos que a nossa finalidade é refletir sobre os elementos que configuram a ditadura argentina a partir de uma obra cinematográfica. Ao expormos a nossa pretensão iremos enfatizar a importância dos filmes para o campo de trabalho dos historiadores. Defenderemos os benefícios da experiência do cinema em sala de aula conceituando os materiais visuais e audiovisuais como fontes historiográficas.

Em seguida, apresentaremos algumas noções básicas sobre o contexto histórico e a instalação das ditaduras na América Latina.

2
10
min

Vídeo/Música/Imagem

Assistiremos ao trailer do documentário “500 – Os Bebês roubados pela Ditadura Argentina” (Alexandre Valenti, Brasil, Argentina, França, 2013). O filme é uma coprodução realizado pelo Memorial da Anistia, através do Projeto Marcas da Memória. Com a locução de Lucélia Santos, conta a história do sequestro sistemático de bebês e crianças, filhos de presos políticos, e a incansável luta das “Avós da Praça de Maio” para encontrar seus netos desaparecidos durante o regime.

Após a exibição do trailer, disponibilizaremos o texto “Arquivo Clamor guarda a memória da resistência contra ditaduras na América Latina”, para leitura posterior (em casa). Com a leitura deste texto pretendemos que o aluno compreenda a importância dos arquivos para centralizar as informações e assegurar a preservação da memória, contribuindo para as ações de reparação e para os processos judiciais.

Arquivos e links
2.1
3
20
min

Vídeo/Música/Imagem

Nesta atividade iremos propor um debate transdisciplinar, articulando as Ciências Humanas e as Ciências das Linguagens. Apresentaremos fragmentos de uma série de oito documentários produzidos pelo canal argentino "Encuentro". Os trechos editados são narrados respectivamente por Julio Cortázar, Eduardo Galeano e Jorge Luis Borges. Os escritores abordam a ditadura argentina e a importância da luta das mães e avós da Praça de Maio. Faremos um breve esclarecimento sobre a vida e a obra dos três escritores, em seguida iremos interpretar e discutir sobre os trechos narrados.

Arquivos e links
3.1
3.2
3.3
4
30
min

Vídeo/Música/Imagem

Em razão da disponibilidade do tempo, o filme "A História Oficial" será editado e destacaremos algumas cenas para fundamentar os nossos propósitos.

Arquivos e links
5
20
min

Leitura de texto em sala de aula

Os alunos farão uma leitura do texto "Cartas da Operação Condor revelam camaradagem entre Geisel e Videla", em seguida faremos um debate, tendo em vista compreender a extensão dos governos militares na América latina.

Arquivos e links
6
20
min

Pesquisa em sala de aula (internet)

Através da obra "Toda Mafalda" (Joaquim Salvador Lavado - Quino), os alunos irão selecionar três tirinhas nas quais o cartunista critica o governo argentino e o endurecimento do regime.

Arquivos e links
7
10
min

Atividade a ser realizada em casa pelos alunos (lição de casa)

A aula será encerrada com uma exposição de fotografias sobre as “Abuelas de Plaza de Mayo”. Os alunos terão de tarefa para casa uma pesquisa prévia através da internet sobre as mães e as avós da Praça de Maio. Cada aluno irá selecionar e imprimir uma fotografia, que será colocada em uma moldura para ser exposta. Depois de organizada a exposição, debateremos sobre o lugar das imagens como fontes históricas. Posteriormente, cada aluno fará uma síntese escrita sobre as suas conclusões.

Arquivos e links
7.2 a.jpg
7.3 b.jpg
7.4 c.jpg
7.5 d.jpg
7.6 e.jpg
7.7 g.jpeg

Login alterado

O usuário logado na sessão atual foi alterado em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Login alterado

A equipe logada na sessão atual foi alterada em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.