(Re)conhecer nas tiras da Mafalda e sua turma o contexto político, econômico e social do período da criação das tiras.
Observar o humor e a sua relação com a ironia presente nas tiras para a partir daí avaliar a sua crítica.
Buscar similaridades na ironia presente no discurso das personagens com situações históricas na política, economia e relações sociais na atualidade.
(Re)conhecer as conexões históricas que liga o passado e o presente através do humor e da história revelada nas tiras.
Inspirar-se no espírito contestador da personagem Mafalda para discutir o ser crítico sobre as problemáticas políticas da atualidade.
Os alunos do 3° ano do Ensino Médio deverão ter em mãos:
-Tiras do livro "Toda a Mafalda" disponibilizadas pela professora.
-O livro didático e outras bibliografias indicadas.
-Aparelhos eletrônicos vinculados à internet para pesquisa de conteúdos e execução da atividades.
-Data show para uso da professora e alunos.
A atividade será processual e serão avaliados o interesse, a participação e o comprometimento dos alunos com os objetivos do trabalho em equipe, além da atividade final a ser apresentada para toda a turma.
Será estimulada a auto avaliação das equipes mediante discussão sobre a participação de cada um no trabalho em grupo.
O processo incluirá análise de charges da obra TODA MAFALDA do cartunista Quino, apresentações escritas e orais sobre os temas e apresentação criativa da equipe no estímulo da arte e cultura associada à História.
A turma será dividida em 5 equipes. Cada equipe receberá uma ou mais tiras da Mafalda e sua turma com temas distintos sobre o período da Guerra Fria (Feminismo; Socialismo; Comunismo; Militarismo; Guerra do Vietnã)
As charges constam em anexo.
Após receberem as charges devem fazer uma análise e discussão em grupo sobre o que perceberam sobre a mensagem transmitida nas tiras, suas ironias, seu conteúdo e registrar as impressões em um mini texto coletivo a ser analisado em sala. Em caso de dúvidas sobre o conteúdo podem consultar a internet através de aparelhos eletrônicos ou o livro didático.
No início da aula duas charges da Mafalda serão analisadas:
A primeira mostra a ironia sobre "ser bom" no contexto da Guerra Fria. O foco é analisar o cenário do período, mostrando os fatores motivadores e elementos históricos da Guerra Fria a partir da análise do último quadro da charge. Nele há um muro pichado com várias informações úteis à análise desse contexto como símbolos do nazismo, judaísmo e comunismo, frases como "Fidel no paredão"; "Viva à democracia"; "A indústria não tolera a subversão operária"; "Assassinos ianques fora do Vietnã", etc.
A segunda charge ironiza a briga entre Capitalismo e Comunismo. A partir dela os dois conceitos serão definidos para a compreensão da briga ideológica do pós Segunda Guerra.
A partir de então a aula desvelará momentos importantes do período da Guerra Fria organizados em slides:
Os conflitos com foco na Guerra do Vietnã;
Os movimentos culturais com o movimento feminista sendo o destaque;
Os regimes políticos na América Latina com destaque para as Ditaduras Militares apoiadas pelos Estados Unidos. Nesse momento será contextualizado o uso das charges da Mafalda que foram criadas no cenário da Argentina enquanto o país vivia esse modelo de governo.
Durante o processo da aula as equipes serão convidadas a participar com a leitura ou comentários de seus mini textos a partir da correlação com o tema apresentado em sala. A participação dos alunos será crucial para o dinamismo da aula e a construção concomitante de conhecimento.
Para finalizar a aula será transmitida uma esquete do grupo Porta dos Fundos, denominada "Esquerda Túnica". A partir do vídeo os alunos serão estimulados à refletir sobre que associação é feita entre os ideias comunistas às ideias de esquerda hoje na política e qual a crítica presente no vídeo nesse sentido.
As atividades para casa se referem a apresentação dos temas trabalhados em sala com base nas perspectivas de conteúdo e de criatividade de cada equipe na 4ª e 5ª atividade em sala de aula:
I. As temáticas das charges da Mafalda - mesmo findada a Guerra Fria a quase 20 anos - são extremamente atuais. Assuntos como feminismo, comunismo/esquerda, conflitos ideológicos, militarismo entre outros, estão sempre em evidência, seja como nos velhos discursos ou com novas roupagens. Vocês são capazes de identificá-los nas críticas humorísticas dos dias de hoje? Esse será o desafio de vocês!
Os grupos deverão reavaliar a charge recebida e pesquisar materiais de humor da atualidade que possam ter seu conteúdo comparado com as charges de Mafalda do Contexto da Guerra Fria.
A comparação será apresentada e contextualizada por cada equipe à turma na aula seguinte.
A equipe deverá fazer uma apresentação oral através da exposição das obras comparativas. (Os alunos serão livres para trazer o material que melhor se adequar à proposta, mas receberão previamente indicação de fontes a procurar - links em anexo)- 4ª atividade
II. Os alunos devem construir um material de criação própria que sintetize seu processo de aprendizagem a ser apresentado em sala. Pode ser uma nova charge, paródia, composição musical, mini apresentação teatral ou de vídeo deve ter o conteúdo da equipe, crítica e humor -5ª atividade.
Com base na lição de casa
Cada equipe deve apresentar a sua charge aos demais colegas e explicar brevemente a relação da charge com seu tema contextualizando a Guerra Fria.
A equipe deverá trazer esquete de humor, quadrinho ou charge da atualidade que possam relacionar ao tema e à tira recebida. A análise deve ser comparativa: o grupo deve ser capaz de correlacionar o tema da sua charge com questões do presente.
A ideia é que os alunos reconheçam no humor sobre as questões do passado (contido nas tiras) similaridades com questões que o humor também trata no presente de temas políticos, econômicos, sociais, culturais.
Essa apresentação deve durar 5 minutos para cada equipe. Os alunos devem estar preparados para ponderações ou possíveis dúvidas dos colegas.
A finalização de toda a proposta será feita através da construção de um material criado pelos alunos com base na aprendizagem sobre análise das charges relacionadas ao conteúdo trabalhado. (ver próxima atividade)
Os alunos devem construir um modelo de apresentar as ideias discutidas no processo de ensino-aprendizagem através das opções:
1. Vídeo- curta metragem - documentário
2. Animação – desenhos animados
3. Quadrinhos/ Charges
4. Apresentação Musical- composição própria ou paródia
5. Mini apresentação teatral
Cada apresentação deve durar até 4 minutos. Os temas de cada equipe no contexto da Guerra Fria devem ser necessariamente abordados. A exposição criativa deve conter crítica e humor de modo que o tema de cada equipe seja compreendido pelo receptor.
A ideia é explorar o conhecimento dos alunos em uma atividade criativa e dar protagonismo a suas criações.