120
minutos

A Guerra Fria através do olhar crítico da Mafalda de Quino: refletindo história através de charges humorísticas.

A aula usará o contexto da Guerra Fria para desenvolver o espírito crítico dos alunos, a capacidade de associação entre passado e presente através do humor presente na Mafalda e sua turma. Os alunos serão instigados à pesquisa histórica e do humor da atualidade. Ao final os alunos serão incentivados à criatividade na construção de uma obra própria que sintetize o tema.

Plano de aula construído por
Laíne Lima dos Santos (Águas Claras / DF)

Objetivos

(Re)conhecer nas tiras da Mafalda e sua turma o contexto político, econômico e social do período da criação das tiras.

Observar o humor e a sua relação com a ironia presente nas tiras para a partir daí avaliar a sua crítica.

Buscar similaridades na ironia presente no discurso das personagens com situações históricas na política, economia e relações sociais na atualidade.

(Re)conhecer as conexões históricas que liga o passado e o presente através do humor e da história revelada nas tiras.

Inspirar-se no espírito contestador da personagem Mafalda para discutir o ser crítico sobre as problemáticas políticas da atualidade.

Requisitos

Os alunos do 3° ano do Ensino Médio deverão ter em mãos:

-Tiras do livro "Toda a Mafalda" disponibilizadas pela professora.

-O livro didático e outras bibliografias indicadas.

-Aparelhos eletrônicos vinculados à internet para pesquisa de conteúdos e execução da atividades.

-Data show para uso da professora e alunos.

Avaliação

A atividade será processual e serão avaliados o interesse, a participação e o comprometimento dos alunos com os objetivos do trabalho em equipe, além da atividade final a ser apresentada para toda a turma.

Será estimulada a auto avaliação das equipes mediante discussão sobre a participação de cada um no trabalho em grupo.

O processo incluirá análise de charges da obra TODA MAFALDA do cartunista Quino, apresentações escritas e orais sobre os temas e apresentação criativa da equipe no estímulo da arte e cultura associada à História.

1
15
min

Produção escrita em grupo (alunos)

A turma será dividida em 5 equipes. Cada equipe receberá uma ou mais tiras da Mafalda e sua turma com temas distintos sobre o período da Guerra Fria (Feminismo; Socialismo; Comunismo; Militarismo; Guerra do Vietnã)

As charges constam em anexo.

Após receberem as charges devem fazer uma análise e discussão em grupo sobre o que perceberam sobre a mensagem transmitida nas tiras, suas ironias, seu conteúdo e registrar as impressões em um mini texto coletivo a ser analisado em sala. Em caso de dúvidas sobre o conteúdo podem consultar a internet através de aparelhos eletrônicos ou o livro didático.

Arquivos e links
2
45
min

Exposição Oral por parte do professor

No início da aula duas charges da Mafalda serão analisadas:

A primeira mostra a ironia sobre "ser bom" no contexto da Guerra Fria. O foco é analisar o cenário do período, mostrando os fatores motivadores e elementos históricos da Guerra Fria a partir da análise do último quadro da charge. Nele há um muro pichado com várias informações úteis à análise desse contexto como símbolos do nazismo, judaísmo e comunismo, frases como "Fidel no paredão"; "Viva à democracia"; "A indústria não tolera a subversão operária"; "Assassinos ianques fora do Vietnã", etc.

A segunda charge ironiza a briga entre Capitalismo e Comunismo. A partir dela os dois conceitos serão definidos para a compreensão da briga ideológica do pós Segunda Guerra.

A partir de então a aula desvelará momentos importantes do período da Guerra Fria organizados em slides:

Os conflitos com foco na Guerra do Vietnã;

Os movimentos culturais com o movimento feminista sendo o destaque;

Os regimes políticos na América Latina com destaque para as Ditaduras Militares apoiadas pelos Estados Unidos. Nesse momento será contextualizado o uso das charges da Mafalda que foram criadas no cenário da Argentina enquanto o país vivia esse modelo de governo.

Durante o processo da aula as equipes serão convidadas a participar com a leitura ou comentários de seus mini textos a partir da correlação com o tema apresentado em sala. A participação dos alunos será crucial para o dinamismo da aula e a construção concomitante de conhecimento.

Para finalizar a aula será transmitida uma esquete do grupo Porta dos Fundos, denominada "Esquerda Túnica". A partir do vídeo os alunos serão estimulados à refletir sobre que associação é feita entre os ideias comunistas às ideias de esquerda hoje na política e qual a crítica presente no vídeo nesse sentido.

Arquivos e links
2.3
3

min

Atividade a ser realizada em casa pelos alunos (lição de casa)

As atividades para casa se referem a apresentação dos temas trabalhados em sala com base nas perspectivas de conteúdo e de criatividade de cada equipe na 4ª e 5ª atividade em sala de aula:

I. As temáticas das charges da Mafalda - mesmo findada a Guerra Fria a quase 20 anos - são extremamente atuais. Assuntos como feminismo, comunismo/esquerda, conflitos ideológicos, militarismo entre outros, estão sempre em evidência, seja como nos velhos discursos ou com novas roupagens. Vocês são capazes de identificá-los nas críticas humorísticas dos dias de hoje? Esse será o desafio de vocês!

Os grupos deverão reavaliar a charge recebida e pesquisar materiais de humor da atualidade que possam ter seu conteúdo comparado com as charges de Mafalda do Contexto da Guerra Fria.

A comparação será apresentada e contextualizada por cada equipe à turma na aula seguinte.

A equipe deverá fazer uma apresentação oral através da exposição das obras comparativas. (Os alunos serão livres para trazer o material que melhor se adequar à proposta, mas receberão previamente indicação de fontes a procurar - links em anexo)- 4ª atividade

II. Os alunos devem construir um material de criação própria que sintetize seu processo de aprendizagem a ser apresentado em sala. Pode ser uma nova charge, paródia, composição musical, mini apresentação teatral ou de vídeo deve ter o conteúdo da equipe, crítica e humor -5ª atividade.

Arquivos e links
4
35
min

Seminário em grupo (alunos)

Com base na lição de casa

Cada equipe deve apresentar a sua charge aos demais colegas e explicar brevemente a relação da charge com seu tema contextualizando a Guerra Fria.

A equipe deverá trazer esquete de humor, quadrinho ou charge da atualidade que possam relacionar ao tema e à tira recebida. A análise deve ser comparativa: o grupo deve ser capaz de correlacionar o tema da sua charge com questões do presente.

A ideia é que os alunos reconheçam no humor sobre as questões do passado (contido nas tiras) similaridades com questões que o humor também trata no presente de temas políticos, econômicos, sociais, culturais.

Essa apresentação deve durar 5 minutos para cada equipe. Os alunos devem estar preparados para ponderações ou possíveis dúvidas dos colegas.

A finalização de toda a proposta será feita através da construção de um material criado pelos alunos com base na aprendizagem sobre análise das charges relacionadas ao conteúdo trabalhado. (ver próxima atividade)

5
25
min

Outro tipo de atividade em sala de aula (expressão corporal: dramatização, "peças de teatro", musicalização, danças)

Os alunos devem construir um modelo de apresentar as ideias discutidas no processo de ensino-aprendizagem através das opções:

1. Vídeo- curta metragem - documentário

2. Animação – desenhos animados

3. Quadrinhos/ Charges

4. Apresentação Musical- composição própria ou paródia

5. Mini apresentação teatral

Cada apresentação deve durar até 4 minutos. Os temas de cada equipe no contexto da Guerra Fria devem ser necessariamente abordados. A exposição criativa deve conter crítica e humor de modo que o tema de cada equipe seja compreendido pelo receptor.

A ideia é explorar o conhecimento dos alunos em uma atividade criativa e dar protagonismo a suas criações.

Login alterado

O usuário logado na sessão atual foi alterado em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Login alterado

A equipe logada na sessão atual foi alterada em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.