80
minutos

Panorama do Segundo Reinado Brasileiro

Aula voltada para o 2º ano do ensino médio. A aula pretende , de maneira preliminar, expôr eventos marcantes do Segundo Reinado Brasileiro a partir de imagens produzidas na época e incentivar um olhar crítico sobre elas.

Plano de aula construído por
Helen Frade Braz (Nova Iguaçu / RJ)

Objetivos

A partir da exposição de alguns eventos ocorridos durante o Segundo Reinado Brasileiro e algumas imagens relacionados a eles, demonstrar as variadas maneiras de interpretar e compreender suas significações.

Requisitos

O pleno desenvolvimento da aula requer sala com computador e projetor, para utilização das imagens selecionadas, e quadro.

Avaliação

A partir da aula teórica anterior e da observação de duas imagens produzidas na época, que serão projetadas em sala e também cópias serão distribuídas aos grupos para possibilitar uma análise mais próxima, podemos solicitar aos estudantes que as descrevam com riqueza de detalhes e elaborem perguntas e possíveis respostas, além da criação de um pequeno texto relacionando-as aos eventos previamente expostos. Os textos devem conter algumas perguntas como:

Quem foi o autor?;

Qual era o contexto político do momento da obra?;

Onde a obra foi exposta ou veiculada?;

Quais possíveis intenções são percebidas pela observação da imagem?;

A imagem tenta passar informações claras?;

As obras podem ser associadas entre si?;

As imagens representam a opinião de uma camada social?;

Elas têm o objetivo de exaltar ou diminuir a autoridade de D. Pedro II?;

É possível fazer alguma aproximação com as imagens relacionadas a situação política atual?

dentre outras que serão sugeridas.

Em seguida, a troca de informações entre os grupos será estimulada para que ao final da avaliação todos os estudantes possam ter acesso às perguntas de todos os grupos e assim incorporá-las aos seus textos.

Essa atividade será orientada desde o início e permitirá consultas a livros e internet.

A correção se dará logo em seguida e um grupo vai corrigir o trabalho do outro, para que dessa maneira haja a percepção do que poderia ser incluído no texto final.

1
35
min

Exposição Oral por parte do professor

Colocar no quadro tópicos relevantes sobre os eventos abordados e projetar as imagens selecionadas.

Arquivos e links
2
45
min

Produção escrita em grupo (alunos)

Solicitar aos estudantes que elaborem perguntas e respostas sobre as imagens e que organizem o resultado em um pequeno texto que será avaliado posteriormente.

Durante esse tempo me colocarei a disposição para tirar dúvidas e orientar quanto à interpretação das imagens. Lembrando sempre que é necessário saber quem as produziu e por quem foram encomendadas.

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