90
minutos

IMIGRAÇÃO E COLONIZAÇÃO DO SUL DE SANTA CATARINA SOB A ÓTICA DE PEDRO WEINGÄRTNER E ÂNGELO MORO

A colonização do sul de Santa Catarina é multicultural, composta por povos de diversas origens, a Itália é uma delas. Tal processo foi cristalizado por memorialistas e por meio das imagens do pintor Pedro Weingärtner e do escultor Ângelo Moro. Por meio destas, busca-se problematizar a colonização e ocupação da região com alunos/as do 2º ano do Ensino Médio, no conteúdo de Brasil República.

Plano de aula construído por
Tiago da Silva Coelho (Criciúma / SC)

Objetivos

- Compreender, juntamente com os alunos, o processo de colonização do sul de Santa Catarina, dialogando com os acontecimentos nos demais estados do país.

- Problematizar, através das imagens, a ocupação do território e as diferentes relações entre os habitantes e a vida social.

- Contextualizar as produções imagéticas de Pedro Weingärtner e Ângelo Moro, de modo que os alunos possam compreender as semelhanças e diferenças entre as linguagens, a trajetória e as interpretações que foram dadas à elas.

- Analisar as imagens buscando entender as relações entre elas e o processo de constituição do município de Nova Veneza, mas também todo o processo de colonização e constituição de vida em comunidade nas colônias do sul catarinense, representada pelas pinturas e pela escultura.

Requisitos

A aula será expositiva e dialogada com leitura e discussão de textos e imagens. São necessários para o desenvolvimento da atividade reproduções em A4 e em Data Show das imagens “Vida Nova” e “Nova Veneza” de Pedro Weingärtner e o crucifixo de Ângelo Moro. Serão distribuídas cópias de textos de crítica de arte e material didático com a temática histórica da aula.

Avaliação

A avaliação será processual, observando o envolvimento e a participação da turma durante toda a atividade. Porém, como documento à ser produzido pela turma, que será dividida em grupos, haverá a produção de um texto refletindo as análises feitas nas imagens das seguintes temáticas: ocupação do território, relação com a natureza, trabalho, religião, migração, urbanização, etc. A ação terá como objetivo a compreensão e problematização das diferentes linguagens utilizadas, fotografia, escultura, textos acadêmicos e pinturas, levando em conta não a apreensão de conteúdos, mas principalmente o entendimento do universo das imagens. Esta aula como um todo, dedica-se à pensar o trabalho com as imagens de modo a possibilitar a utilização deste conhecimento para as demais atividades e, até mesmo, para o cotidiano.

Esta atividade pode ser aplicada em turmas que estejam trabalhando com os conteúdos referentes ao período final do império no Brasil, assim como, sobre as levas imigratórias ocorridas após o final da escravidão. De qualquer modo, não há prejuízo para que a atividade seja trabalhada em qualquer ano/série, seja do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, desde que sejam realizadas adaptações quanto a linguagem e objetivo na análise das imagens.

1
35
min

Exposição Oral por parte do professor

O professor irá apresentar a atividade para os alunos através do uso do Datashow e da leitura de dois extratos de texto, retirados do livro "Pedro Weingartner 1853-1929: um artista entre o velho e o novo mundo" e do livro "Nova Veneza na primeira metade do século XX" de Lucy Cristina Ostetto.

Em seguida, todos juntos vão analisar as imagens apresentadas: duas telas do pintor brasileiro Pedro Weingartner, "Vida Nova" e "Nova Veneza" ambas de 1893 disponíveis em <https://goo.gl/TyVMwt> e <https://goo.gl/QpejDn> e uma estátua do imigrante italiano Ângelo Moro, um crucifixo, acredita-se de 1895 - localizado no Museu Augusto Casagrande de Criciúma - a fotografia foi tirada pelo professor Tiago da Silva Coelho.

Arquivos e links
2
25
min

Produção escrita em grupo (alunos)

Em seguida, o professor dividirá a turma em diferentes grupos que desenvolverão a atividade de discussão das produções dos artistas em temas distintos com a tarefa de apresentar depois para os demais colegas. Elencam-se a princípio os seguintes temas: ocupação do território, religiosidade, migração, trabalho, urbanização, relação com a natureza, etc.

3
30
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

Em seguida, caberá ao professor contextualizar as imagens com os alunos, apresentando as diferentes concepções sobre a produção de cada imagem e a função social a que cabia cada uma delas, traçando um histórico e a trajetória, usos e sentidos atribuídos no decorrer de sua existência. Neste momento é importante caracterizar a diferença entre as linguagens utilizadas pelos artistas e o universo ao qual eles estavam vinculados, sendo o artista Pedro Weingartner membro da academia imperial de belas artes, pintor acadêmico e bastante erudito, já Ângelo Moro, santeiro local, cujas habilidades supriram a necessidade religiosa da população, legando inúmeras e emblemáticas produções.

Em seguida, os alunos podem apresentar as análises que realizaram em grupos, ressaltando principalmente os temas que provocaram as discussões.

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