- Entender a Partilha da África, associando-a à expansão capitalista do século XIX;
- Identificar as potências europeias envolvidas na disputa por territórios na África;
- Compreender a relação entre o etnocentrismo europeu e o processo de aculturação;
- Refletir sobre as estratégias de dominação praticadas pelos imperialistas e seus efeitos no continente africano,
- Analisar a diversidade de pontos de vista na interpretação histórica, considerando a origem dos documentos trabalhados.
Data show e computador para projeção das imagens e textos, lousa e papel para registro dos apontamentos feitos durante as aulas.
Os alunos serão avaliados a cada aula, conforme seu envolvimento nas atividades realizadas e nos apontamentos realizados sobre as mesmas. Espera-se que eles sejam capazes de mobilizar as informações obtidas de determinadas fontes para esclarecer outras.
Ao fim do processo de análise das fontes feito de forma conjunta (classe/professora), deverá ser elaborada em grupo uma dissertação comparando as duas visões sobre a presença européia na África estudadas ao longo das aulas.
Leitura do artigo de Isabelle Somma, intitulado A Partilha da África.
Após isso, elaborar um mapa mental em conjunto com os alunos contendo as seguintes informações: origem, os envolvidos, métodos de ocupação, consequências etc.
Analisar o mapa da África no final do século XIX, indagando aos alunos quais os países que possuíam mais territórios no continente africano. Solicitar que localizem o Marrocos e o Congo, bem como as potências que dominavam esses territórios.
Leitura de trecho do discurso do ministro francês Jules Ferry (1832-1893) no Parlamento de seu país. A seguir, discutir com os alunos as questões que constam no arquivo do texto, solicitando que registrem as respostas em seus cadernos. Destacar o darwinismo social em voga na época.
Analisar a imagem com os alunos através do seguinte roteiro:
a) Quando e em que veículo de comunicação a imagem foi publicada?
b) Qual o país de origem da publicação?
c) Quem seria a personagem principal da imagem, o que ela está fazendo e o que estão fazendo os personagens secundários?
d) Tradução dos dizeres que estão abaixo da ilustração.
Supõe-se que partir daí os alunos sejam capazes de identificar a mulher como uma alegoria da França e por que o autor da ilustração pretende passar uma visão positiva da presença francesa no Marrocos.
Leitura de trecho do relatório de Roger Casement sobre o Congo. A seguir, discutir com os alunos as questões que constam no arquivo do texto, solicitando que registrem as respostas em seus cadernos.
Analisar a imagem com os alunos através do seguinte roteiro:
a) Descrição da imagem.
b) Divulgação das seguintes informações: veículo de comunicação em que a imagem foi publicada (Revista britânica Punch, 28/11/1906) e título da mesma: "Na espiral da borracha" (tradução livre).
c) A cena retratada se passa em qual território africano?
d) De quem seria a cabeça da serpente que envolve o nativo de forma violenta?
e) Existe alguma relação entre a publicação do relatório de Casement e veiculação desse cartoon pela revista?
Elaboração de dissertação comparando a visão etnocêntrica dos europeus sobre os povos nativos da África (destacando sua ideia de missão civilizadora), com a situação vivida pelos africanos devido à ação predatória dos mesmos. Os alunos deverão articular as informações obtidas com as fontes durante as atividades anteriores, de forma a produzir um texto coeso e coerente.