3º Curso de Formação de Professores

História do índio na sala de aula

120
minutos

PROGRESSO VERSUS RESISTÊNCIA: A LUTA DOS INDÍGENAS KARIRI PELO DIREITO À TERRA.

Aula para o 1º ano do Ensino Médio. Aborda a ocupação de terras indígenas na atualidade, enfatizando os efeitos do projeto Cinturão das Águas do Ceará, na comunidade indígena de Poço Dantas. Dividida em 120 minutos: exposição por parte do professor utilizando o livro didático, análise da letra de uma música, socialização de textos lidos em casa pelos alunos e orientações para o trabalho de casa.

Plano de aula construído por
ANTONIA VALDENIA DE ARAÚJO (Crato / CE)

Objetivos

1. Analisar aspectos relacionados a história dos indígenas no Brasil a partir do contato com os europeus.

2. Reconhecer a diversidade cultural dos povos indígenas e a luta desses povos pela manutenção e respeito às suas culturas.

3. Compreender os principais problemas que afetam o cotidiano dos povos indígenas do Brasil na atualidade.

4. Refletir acerca dos conflitos que envolvem a posse das terras indígenas e do papel do Estado enquanto garantidor desse direito.

5. Conhecer os efeitos negativos do projeto Cinturão das Águas do Ceará - CAC, para os indígenas da comunidade de Poço Dantas.

6. Analisar as consequências desse projeto, caso o poder público insista em se esquivar da responsabilidade pela desestabilização da comunidade de Poço Dantas.

Requisitos

Livro Didático Novo Olhar História, do 1º ano do ensino médio, aparelho de som, letra da música Índio do Brasil, poesia Sou Tupi, artigo sobre os impactos do projeto Cinturão das Águas do Ceará no Baixio das Palmeiras, e textos de jornal sobre conflito por terra no Mato Grosso do Sul, e sobre a luta dos índios Kariri pelo reconhecimento da tribo. O espaço utilizado será a própria sala de aula.

Avaliação

Serão considerados a participação e a interação dos alunos na aula, a análise dos documentos e a apresentação dos seminários. Espera-se que os alunos possam relacionar os textos utilizados como recurso à temática discutida, identificando elementos como conflitos agrários, relações de poder, alteridade, todos eles voltados para as questões dos povos indígenas. Como atividade de casa, os alunos entrarão em contato com a comunidade de Poço Dantas com o objetivo de conhecer o cotidiano desse povo e de analisar os efeitos negativos do projeto para a comunidade. Posteriormente, produzirão um documentário acerca dessas questões.

1
45
min

Exposição Oral por parte do professor

O professor fará uma abordagem acerca do projeto colonizador implantado no Brasil no século XVI e seus efeitos para os povos indígenas. Nessa etapa será utilizado o livro didático, com o cuidado de se absorver informações importantes, mas também de desconstruir ideias equivocadas presentes no próprio livro acerca dos povos indígenas. Deve-se levar em conta os principais conflitos ocorridos entre indígenas e europeus e as consequências desse processo, os esteriótipos produzidos sobre os índios e como alguns permanecem até os dias de hoje, e quais as dificuldades que esses povos enfrentam atualmente, como a luta pelo direito às terras que ocupam. Após, será abordada especificamente a problemática que envolve a comunidade de Poço Dantas, formada por índios Kariri. Quais as implicações do projeto Cinturão das Águas do Ceará (CAC), na vida do povo da referida comunidade. Para essa segunda abordagem não será utilizado nenhum documento uma vez que o conhecimento da temática parte de relatos orais.

Arquivos e links
2
5
min

Vídeo/Música/Imagem

Os alunos ouvirão a música Índio do Brasil, de David Assayag.

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2.2
3
15
min

Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)

Após ouvirem a música proposta, será promovido um breve debate no qual os alunos procurarão relacionar a referida música à temática abordada pelo professor. O objetivo dessa atividade é de que seja possível perceber a luta dos povos indígenas pela manutenção de suas culturas.

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4
45
min

Seminário em grupo (alunos)

Nessa atividade os alunos farão a socialização do material lido em casa. A poesia Sou Tupi, de Eduardo de Almeida Cunha, o texto de jornal, Índios Kariri lutam por reconhecimento da tribo, de autoria da repórter Elizângela Santos, um artigo sobre os impactos do projeto Cinturão das Águas do Ceará à comunidade do Baixio das Palmeiras e o texto de jornal intitulado Conflito por terra entre fazendeiros e índios se acirra no Mato Grosso do Sul. Serão seis equipes e os textos maiores serão direcionados a duas equipes cada. Cada equipe irá apresentar de forma breve suas análises acerca do material lido. O objetivo é que haja uma interação de vários elementos relacionados à temática como, a luta dos índios kariri por reconhecimento legal de sua comunidade, os conflitos agrários, a falta de compromisso por parte dos governos em atender as reivindicações dos povos indígenas e a resistência desses povos pelo ideal de manutenção de suas culturas.

Arquivos e links
5
10
min

Atividade a ser realizada em casa pelos alunos (lição de casa)

Como não existe, até o presente momento, nenhum material escrito acerca da problemática da comunidade indígena de Poço Dantas, nessa atividade será proposto aos alunos uma visita à comunidade e, após um processo de integração com os moradores, será produzido um documentário, devidamente autorização por eles, que aborde os impactos do projeto Cinturão das Águas do Ceará na vida desse povo. O documentário será apresentado posteriormente na própria comunidade e também na escola. O professor usará o tempo restante da aula para orientar a atividade.

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