]7ª ONHB – Olimpíada Nacional em História do Brasil

Questões


10ª 11ª – Tarefa
Versão completa para impressão

Versão completa para impressão (compacta)
7ª questão
Talão de GrevesDocumento Polícial

Ainda sobre os documentos da Fábrica Calfat, é possível apontar que:

 

Alternativas

A. A ausência de mulheres nos cargos de direção dos sindicatos foi por muito tempo interpretada como indício da falta de sua participação política no movimento operário.
B. Demonstram que a greve, por ser conduzida por quatro trabalhadoras, teve duração rápida e pouca força política, o que fica evidente nas palavras de agradecimento registradas pela direção da fábrica.
C. Revelam um momento de agitação das classes trabalhadoras na cidade de São Paulo que se organizavam por aumento de salários e pela aplicação dos direitos trabalhistas.
D. Referem-se a uma greve ocorrida numa fábrica de tecidos, setor que comumente empregava um grande número de mulheres que, desde os anos 1920, constituíam mais de 30% da força de trabalho.



 

Comentário

As questões 6 e 7 trazem documentos constantes do acervo do DOPS.

O acervo do Departamento de Ordem Política e Social, o DOPS, é conhecido por seus prontuários produzidos durante as ditaduras brasileiras, principalmente a de 1964. No entanto, o trabalho de informação do Estado brasileiro, mesmo que em diferentes momentos políticos, já se desenvolvia desde a fundação do DOPS, em 1924. Este serviço de informação poderia reunir dados provenientes das Forças Armadas, do Destacamento de Operações de Informações – Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-CODI) ou mesmo do Poder Executivo. O acervo era alimentado por agentes da polícia, por secretas (que eram os agentes não identificados) e até mesmo por cidadãos que enviavam cartas reportando o que consideravam atividades estranhas ou subversivas. A documentação dos anos 1920 e 1930 não foi toda preservada, mas ainda é possível ter acesso a dossiês que contém vasta informação sobre a atividade política dos trabalhadores no período. A polícia acompanhava de perto as relações de trabalho e mantinha uma relação próxima de troca de informações com o Departamento Estadual do Trabalho do Estado de São Paulo. Dessa forma, é possível ter acesso a informações, como nos documentos desta questão, sobre a atuação de trabalhadoras. Há que se lembrar que as tecelagens eram fortemente caracterizadas pelo trabalho feminino mas que as mulheres frequentemente não estavam ligadas a cargos de destaque nos sindicatos ou nos partidos políticos, ainda que efetivamente estivessem mobilizadas e organizando e greves dentro de seus locais de trabalho. Assim, utilizando um documento da polícia sobre a greve, conseguimos vislumbrar a importância destas mulheres, invisibilizadas em outras instâncias.


Login alterado

O usuário logado na sessão atual foi alterado em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Login alterado

A equipe logada na sessão atual foi alterada em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.