]7ª ONHB – Olimpíada Nacional em História do Brasil

Questões


10ª 11ª – Tarefa
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3ª questão

As Instruções para a Polícia do Theatro de São Pedro de Alcantara, Rio de Janeiro, de 23 de agosto de 1839, diziam o seguinte:

"Os actores que alterarem as peças ou que nas pantomimas e danças apresentarem atitudes deshonestas, obscenas e offencivas da moral pública serão multados em 10$000rs (...)"

Escolha uma das alternativas:

 

Alternativas

A. O teatro era considerado, na Europa e também no Brasil, como um eficaz propagador do “bom gosto” e da “modernidade”, além de ser visto como “a escola de costumes”, por isso a grande preocupação em regular o comportamento do público.
B. Os termos apresentados regulam a conduta dentro do teatro, seja no que diz respeito à apresentação das peças pelos atores, como também ao comportamento do público, coibindo gritos, arremesso de objetos, trajes considerados impróprios e informando a atitude que deve ser tomada na presença da Família Real.
C.  A existência de uma lei que proibia e punia determinados atos indica que público e artistas os praticavam.
D. O público dos teatros da corte era formado por pessoas das classes mais altas. Ninguém de classes inferiores podia adentrar as salas de espetáculo, mesmo porque não possuíam vestimentas apropriadas.



 

Comentário

A regulamentação teatral de 1839 visava a organização do principal teatro da corte, o Teatro de São Pedro de Alcantara, no Rio de Janeiro, símbolo do poder político e da representatividade real. Este regulamento indicava o comportamento que deveria ser adotado dentro do teatro pelo público, como o uso de vestimentas específicas, não jogar objetos no palco, não gritar uns com os outros, sendo permitidas apenas manifestações verbais de contentamento ou de insatisfação com a atuação dos artistas. Além disso, o texto determinava o que podia ser apresentado em cena, como forma de garantir a qualidade moral das peças. Toda esta preocupação se dava pelo fato de o teatro ser considerado regulador dos “bons costumes” e representativo do grau de civilidade em que se encontrava aquele meio social. Os espetáculos teatrais eram os principais divertimentos das noites do Rio de Janeiro e eram frequentados por um público bastante heterogêneo, formado por comerciantes, pela elite intelectual, por membros da corte, por trabalhadores autônomos etc. A existência de uma lei específica coibindo determinados atos permite ao historiador inferir que eles eram correntemente praticados, dentro dos teatros, mas também na sociedade de forma geral.


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