]7ª ONHB – Olimpíada Nacional em História do Brasil

Questões


10ª 11ª – Tarefa
Versão completa para impressão

Versão completa para impressão (compacta)
2ª questão

“Ainda no século XVIII, o fandango aportou no litoral paranaense, assim como em muitas partes do Brasil, por mãos e pés de colonos portugueses (...)"

Barulhinho BomArtigo de Revista

Acerca do fandango caiçara podemos dizer que:

 

Alternativas

A. Trata-se de uma manifestação cultural e artística típica dos segmentos populares, que envolve dança, música e festividade e era vista com receio pelas elites locais.
B. Antes criminalizada, a prática foi ressignificada ao longo do tempo, sendo hoje reconhecida como expressão da cultura popular dos caiçaras com valor nacional.
C. Sua principal motivação sempre foi o consumo de álcool, sobretudo de “Cataia”, o que gerava brigas violentas e fazia com que fandangueiros fossem detidos pela polícia.
D. Considerado Patrimônio Imaterial pelo IPHAN, funciona como um espaço de reiteração da identidade caiçara, importante para a sociabilidade local.



 

Comentário

O fandango caiçara é uma expressão musical, coreográfica, poética e festiva característica das populações do litoral norte do Paraná e litoral sul de São Paulo. Como expresso no dossiê de registro do fandango apresentado pelo IPHAN em dezembro de 2011, trata-se de um conjunto de práticas que perpassam o trabalho coletivo, a religiosidade, o divertimento, o prestígio e as rivalidades. Os instrumentos musicais, como a viola, a rabeca e o adufo, são geralmente produções artesanais e as letras das músicas em sua maioria abarcam temas do cotidiano. Já as danças são ritmadas com fortes batidas dos pés dos homens que utilizam tamancos de madeira. Considerado Patrimônio Imaterial, o fandango teve suas práticas e saberes ressignificados pelos atores sociais inseridos em contextos distintos e continua a agitar bailes das populações locais. Por fim, como expressa José Augusto Leandro, mesmo diante de casos de fandangueiros detidos pela polícia, estando muitas vezes embriagados, “seria uma conclusão leviana imaginar que os fandangos eram necessariamente violentos. Certamente, centenas de festas foram realizadas sem barulho algum além da música e da dança.” Em relação à “Cataia”, de fato trata-se de uma bebida bastante consumida no litoral norte do Paraná e sul de São Paulo, mas não há, necessariamente, relação entre ela e o fandango.


Login alterado

O usuário logado na sessão atual foi alterado em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Login alterado

A equipe logada na sessão atual foi alterada em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.