Questões


10ª11ª – Tarefa
Versão completa para impressão

Versão completa para impressão (compacta)
11ª Tarefa

Prezada equipe participante da 6ª Olimpíada Nacional em História do Brasil,

Nesse momento, gostaríamos de ter algumas informações sobre a sua equipe, incluindo o/a professor(a) orientador(a) e os estudantes participantes. Assim, preparamos uma série de questões, e pedimos que as respondam da forma mais completa que puderem.
Importante: o não preenchimento do questionário implica não receber os pontos desta tarefa.

O questionário é uma forma de conhecermos melhor os participantes da 6ª Olimpíada Nacional em História do Brasil e de aprimorarmos as edições futuras.

 
Professor orientador:

Nome:

E-mail:


1.1 Qual seu nível máximo de formação?

1.2 Sua graduação é em história?

1.3 Você leciona apenas a disciplina de história?

1.4 Em quantas escolas você leciona atualmente?

1.5 Por quantas turmas de história você é responsável atualmente nos ensinos fundamental e médio?

1.6 Você participou de alguma edição anterior da ONHB?
Primeira (2009)
Segunda (2010)
Terceira (2011)
Quarta (2012)
Quinta (2013)

Caso já tenha participado de alguma edição anterior da ONHB, responda:
1.7 Você utiliza os materiais fornecidos pela Olimpíada em sala de aula (para preparar suas aulas por exemplo)

1.8 Você já se inspirou em alguma questão da prova da Olimpíada (texto e/ou alternativas) para formular questões em suas Provas ou Revisões?

1.9 Participar da Olimpíada Nacional em História do Brasil altera a sua rotina escolar?

1.10 Participar da Olimpíada Nacional em História do Brasil trouxe ganhos ou benefícios para a sua atividade como professor?

Explique:


 


Estudantes:


1° Estudante:

Nome:

Série:


Assinale a alternativa:

Se você é aluno do ensino médio:
2.1 Em que tipo de escola você cursou o ensino fundamental?

Se você é aluno do ensino fundamental:
2.2 Você sempre estudou nessa escola?

2.3 Escolaridade do pai

2.4 Escolaridade da mãe

2.5 Sua família participa do programa Bolsa Família?

2.6 Sua família participa do programa Bolsa Escola?

Na sua casa tem:
2.7 Televisão?

2.8 Geladeira/freezer?

2.9 Computador?

2.10 Acesso à internet?

2.11 Jornal impresso?

2.12 Revistas de informação geral(Veja, Superinteressante, Isto é etc)?

(assinale no máximo duas)

(assinale quantas quiser)

2.15 Você já emprestou um livro da biblioteca pública de sua cidade?


2.17 Você já assistiu um filme no cinema de sua cidade?





2.22 Você participou de alguma edição anterior da ONHB?
Primeira (2009)
Segunda (2010)
Terceira (2011)
Quarta (2012)
Quinta (2013)

Caso já tenha participado de alguma edição anterior da ONHB, responda:
2.23 Você utiliza os materiais fornecidos pela Olimpíada para estudar ou preparar trabalhos escolares?

2.24 Participar da Olimpíada Nacional em História do Brasil altera a sua rotina escolar?

2.25 Participar da Olimpíada Nacional em História do Brasil trouxe ganhos ou benefícios para você como estudante?

Explique:



2° Estudante:

Nome:

Série:


Assinale a alternativa:

Se você é aluno do ensino médio:
3.1 Em que tipo de escola você cursou o ensino fundamental?

Se você é aluno do ensino fundamental:
3.2 Você sempre estudou nessa escola?

3.3 Escolaridade do pai

3.4 Escolaridade da mãe

3.5 Sua família participa do programa Bolsa Família?

3.6 Sua família participa do programa Bolsa Escola?

Na sua casa tem:
3.7 Televisão?

3.8 Geladeira/freezer?

3.9 Computador?

3.10 Acesso à internet?

3.11 Jornal impresso?

3.12 Revistas de informação geral(Veja, Superinteressante, Isto é etc)?

(assinale no máximo duas)

(assinale quantas quiser)

3.15 Você já emprestou um livro da biblioteca pública de sua cidade?


3.17 Você já assistiu um filme no cinema de sua cidade?





3.22 Você participou de alguma edição anterior da ONHB?
Primeira (2009)
Segunda (2010)
Terceira (2011)
Quarta (2012)
Quinta (2013)

Caso já tenha participado de alguma edição anterior da ONHB, responda:
3.23 Você utiliza os materiais fornecidos pela Olimpíada para estudar ou preparar trabalhos escolares?

3.24 Participar da Olimpíada Nacional em História do Brasil altera a sua rotina escolar?

3.25 Participar da Olimpíada Nacional em História do Brasil trouxe ganhos ou benefícios para você como estudante?

Explique:



3° Estudante:

Nome:

Série:


Assinale a alternativa:

Se você é aluno do ensino médio:
4.1 Em que tipo de escola você cursou o ensino fundamental?

Se você é aluno do ensino fundamental:
4.2 Você sempre estudou nessa escola?

4.3 Escolaridade do pai

4.4 Escolaridade da mãe

4.5 Sua família participa do programa Bolsa Família?

4.6 Sua família participa do programa Bolsa Escola?

Na sua casa tem:
4.7 Televisão?

4.8 Geladeira/freezer?

4.9 Computador?

4.10 Acesso à internet?

4.11 Jornal impresso?

4.12 Revistas de informação geral(Veja, Superinteressante, Isto é etc)?

(assinale no máximo duas)

(assinale quantas quiser)

4.15 Você já emprestou um livro da biblioteca pública de sua cidade?


4.17 Você já assistiu um filme no cinema de sua cidade?





4.22 Você participou de alguma edição anterior da ONHB?
Primeira (2009)
Segunda (2010)
Terceira (2011)
Quarta (2012)
Quinta (2013)

Caso já tenha participado de alguma edição anterior da ONHB, responda:
4.23 Você utiliza os materiais fornecidos pela Olimpíada para estudar ou preparar trabalhos escolares?

4.24 Participar da Olimpíada Nacional em História do Brasil altera a sua rotina escolar?

4.25 Participar da Olimpíada Nacional em História do Brasil trouxe ganhos ou benefícios para você como estudante?

Explique:




 

Comentário

Conforme comentamos, nessa tarefa, além de gerarmos importantes informações sobre os participantes da Sexta Olimpíada Nacional em História do Brasil, nos exercitamos não apenas em ler e analisar documentos mas, de certo modo, em produzir um. Até mesmo informações que parecem pouco importantes, como o gosto musical ou as leituras de nossos participantes, são relevantes, pois nos permitem traçar um perfil socioeconômico que, associado ao desempenho da Prova, nos permitem criar uma compreensão ampla sobre o ensino de História no país. Desta vez, ainda, perguntamos aos professores e estudantes que já participaram da Olimpíada anteriormente qual o impacto desta sobre suas atividades.