Questões


10ª11ª – Tarefa
Versão completa para impressão

Versão completa para impressão (compacta)
4ª questão

Leia o trecho a seguir e escolha uma das alternativas abaixo:

"(...) o início da epidemia se dera na casa de uma moradora no Pará, que teve um filho morto pela doença (...)"

Formidável contágioTexto Acadêmico
 

Alternativas

A. A redução dos índices demográficos da região ao longo do surto epidêmico contribuiu para a diminuição do apego excessivo a riquezas tanto entre eclesiásticos quanto entre a população.
B. Nos anos finais do século XVII a doença havia devastado a população local, livre e escrava, avançando em direção a outras regiões e chegando a Belém.
C. O texto trata da epidemia de varíola que, a partir dos anos 1660, irrompeu na capitania do Maranhão.
D. O missionário recorre a um elemento conhecido da tradição bíblica - a doença como punição divina - em seu argumento a favor dos jesuítas.



 

Comentário

A questão trata da epidemia de bexiga (varíola) que irrompe na década de 1660 na capitania do Maranhão e rapidamente se espalha pelo interior da região norte da colônia, chegando à cidade de Belém. O relato do padre Jesuíta João Felipe Bettendorf, considerado a principal fonte sobre o assunto, descreve o assolamento da região na época e durante os anos seguintes, a qual sofre não somente com esta epidemia, mas também com a fome e a falta de mão de obra escrava, devido às perdas humanas ocasionadas pela doença. Ao relacionar o surto epidêmico a uma punição divina após o motim de 1661 – levante popular em que moradores expulsaram os religiosos desta região, dentre outros motivos pela miséria da população em contraste com a riqueza dos jesuítas e por não concordarem com a imposição de leis que restringiam o uso de indígenas como escravos -, o eclesiástico recorre a um elemento conhecido da tradição bíblica para dar autoridade a seu argumento em favor dos jesuítas.