Questões


10ª11ª – Tarefa
Versão completa para impressão

Versão completa para impressão (compacta)
5ª questão

"Como se sabe, dragões são grandes lagartos ou serpentes aladas, com hálito de fogo e poderes sobrenaturais (...)"

A leitura do trecho do artigo de Linda Gondim, associada a seus conhecimentos, permite afirmar que:

 

Alternativas

A. A autora indica como a literatura de José de Alencar ajudou a constituir um dos principais mitos de fundação do povo cearense - aquele do encontro do colonizador Martin Soares Moreno com a índia tabajara Iracema.
B. O movimento “Quem dera ser um peixe” critica a proposta de investimento milionário na construção de um Aquário gigante na praia de Iracema, acarretando a demolição do já tradicional Dragão do Mar.
C. O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, inaugurado em Fortaleza em 1999, recebeu esse nome para homenagear o jangadeiro Francisco José do Nascimento e ressaltar sua importância para a história do Ceará.
D. A ideia de que a escravidão foi abolida no Ceará em 25 de março de 1884 tem sido questionada por estudos que indicam que senhores em diversos municípios cearenses mantiveram escravos para além desta data.



 

Comentário

Ao longo do ano de 1881, jangadeiros responsáveis pelo embarque e desembarque de pessoas e mercadorias no porto de Fortaleza organizaram sucessivas greves opondo-se ao embarque de escravos que seriam enviados para o sudeste brasileiro. Em maio do mesmo ano foi organizado o Congresso Abolicionista na cidade de Maranguape – uma das regiões que congregou maior número de escravos no Ceará. Nesse cenário, o jangadeiro Francisco José do Nascimento, destaque entre a liderança dos grevistas, acabou tornando-se referência do movimento abolicionista naquela província, sendo conhecido como o “Dragão do Mar”. Em 25 de março de 1884, Sátiro de Oliveira Dias, Presidente da Província, e deputados da Assembleia Provincial declararam a libertação de todos os escravos do Ceará. Estudos recentes, no entanto, questionam esse pioneirismo cearense na abolição no Brasil, resgatando dados que indicam que ao menos até 1886 vários senhores não haviam libertado seus escravos. Também é questionado o argumento economicista que afirma que o fim da escravidão teria chegado mais cedo ao Ceará em virtude da pequena quantidade de escravos da província, bem como da seca que atingiu aquela região entre os anos de 1877-1879, desestabilizando a economia.

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura foi inaugurado em Fortaleza no ano de 1999, relembrando a importância de Francisco José do Nascimento para o Ceará. O CDMA é atualmente uma das principais referências culturais do país. Recentemente, os embates em torno do “Acquário Ceará”, obra que aparentemente custará cerca de 300 milhões de reais, deu origem ao movimento de protesto contra a obra denominado “Quem dera ser um peixe”, numa brincadeira com a música do cearense Fagner. A obra, entretanto, não implicará a demolição do Dragão do Mar e sim da antiga sede do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca.