Questões


12ª13ª14ª15ª16ª17ª18ª19ª20ª21ª22ª – Tarefa
Versão completa para impressão

Versão completa para impressão (compacta)
19ª questão

"Mato Grosso encerra Em sua própria terra Sonhos guaranis (...)"

Sonhos Guaranis (1982)Letra de Música

Leia a letra da canção e escolha uma alternativa:

 

Alternativas

A. Composta depois da criação do estado do Mato Grosso do Sul, em 1979, a canção tenta criar uma identidade sul-mato-grossense, vista como uma grande nação Guarani para além das fronteiras oficiais.
B. A canção mostra que o Mato Grosso do Sul ainda tenta se desvincular de uma identidade pantaneira, ligada ao turismo.
C. Paulo Simões, o autor da letra, foi fortemente influenciado pelo livro Genocídio Americano: a Guerra do Paraguai, do jornalista Júlio José Chiavenato, lançado em 1979, que tinha o intuito explícito de desconstruir o mito dos heróis militares brasileiros, já que vivíamos numa ditadura militar.
D. A canção traz uma narrativa sobre o que poderia ter se tornado o Mato Grosso do Sul caso não houvesse a Guerra do Paraguai ou o Brasil a tivesse perdido.



 

Comentário

O evento histórico da Guerra do Paraguai gerou diferente versões e interpretações por parte dos brasileiros, argentinos, paraguaios e uruguaios. Permanece sendo o maior conflito armado ocorrido na América do Sul, estendendo-se entre 1864 e 1870 e trouxe grandes perdas humanas ao Paraguai, onde é conhecido como “Guerra Grande”. A canção trabalha exatamente com o momento em que o território hoje ocupado pelo Mato Grosso do Sul falava guarani e não pertencia ao Brasil, e propõe uma continuidade desta identidade (sonhos guaranis). Paulo Simões conta que compôs a canção impactado pelo livro Genocídio Americano: A Guerra do Paraguai de Júlio José Chiavenato, pela primeira vez publicado em 1979, e que tinha o intuito de desconstruir os mitos militares, entre eles o de Duque de Caxias.. Anos mais tarde, o historiador Francisco Doratioto escreveu Maldita Guerra, derrubando o revisionismo de autores como o argentino León Pomer e do próprio Chiavenato.