Nesta tarefa, propomos às equipes o trabalho com um instrumento que é muito importante para os historiadores: analisar e compreender imagens, observando seus detalhes e tirando conclusões a partir deles. Além disso, as imagens aqui servirão como ponto de partida para pesquisas mais aprofundadas.
As equipes encontrarão a seguir 3 imagens:
1 “A recuperação da Bahia de Todos os Santos” de Frei Juan Bautista Maíno, 1634-1635.
2 “Empréstimo Inglês”, Vida Fluminense, 20 de Fevereiro de 1875.
3 Passeata, Fotografia, Autor desconhecido, 1968.
Em cada uma destas imagens, as equipes encontrarão “números”. A tarefa consiste em associar estes números às frases que preparamos logo abaixo. São frases que descrevem aspectos da imagem. Cada número deve ser associado a uma única frase. Entretanto, as equipes encontrarão mais frases do que números, ou seja, há frases que não serão associadas a nenhum número.
Coloque o cursor na imagem sobre os números e utilize o zoom ao lado esquerdo para ampliar os trechos (funciona de maneira similar ao Google Maps). Clique o cursor sobre o número escolhido. Ao fazer isso, abrir-se-á uma página com todas as frases. Escolha a mais pertinente e clique sobre ela. Deste modo, você associou o número à frase. Faça isso para todos os números de cada imagem.
Ao clicar em “Rascunho” o trabalho fica salvo em modo rascunho, e mesmo que você saia da página da Olimpíada e retorne depois, o rascunho estará salvo e disponível. Após ter associado todos os números às frases nas 3 imagens, não esqueça de confirmar a sua tarefa, clicando no botão “Concluir”.
O envio definitivo ocorre apenas quando a equipe clicar em “Concluir”. Após clicar em “Concluir” nenhuma alteração poderá ser feita. Por isso só clique em “Concluir Tarefa” após ter associado todos os números às frases nas 3 imagens.
Um pouquinho de calma e muita atenção são importantes para o sucesso desta atividade. Bom trabalho a todos.
“A recuperação da Bahia de Todos os Santos” de Frei Juan Bautista Maíno, 1634-1635.
Frei Juan Bautista Maíno. A recuperação da Bahia de Todos os Santos. 309 x 381 cm. Oléo sobre tela. 1634-1635. Museu do Prado, Madrid, Espanha.
Qual legenda mais bem descreve o trecho destacado abaixo?
“Empréstimo Inglês”, Vida Fluminense, 20 de Fevereiro de 1875.
“Empréstimo Inglês”, A Vida Fluminense, nº373, p. 7 de 20 de Fevereiro de 1875. Disponível em http://memoria.bn.br/DOCREADER/DOCREADER.ASPX?BIB=709662
Qual legenda mais bem descreve o trecho destacado abaixo?
Passeata, fotografia, autor desconhecido, 1968
Qual legenda mais bem descreve o trecho destacado abaixo?
Comentário
Nesta tarefa as equipes foram convidadas a trabalhar com um tipo de fonte rico para o trabalho do historiador: a iconografia. O trabalho com imagens exige um olhar apurado aos detalhes, a busca por compreender as representações ali propostas e por perceber que as imagens implicam uma série de intenções e objetivos quando são construídas, em diferentes suportes (pinturas, desenhos, propagandas, fotografias pensadas para atingirem um grande número de pessoas). Mas as imagens só se realizam quando são “olhadas”, vistas e analisadas, consumidas por alguém. Quem olha a imagem participa assim de seu processo de construção. Nesta tarefa, cobrimos diferentes linguagens (quadro à óleo, gravura para veiculação na imprensa e fotografia) e diferentes períodos (séculos XVII, XIX e XX).
Nossa primeira imagem era o quadro de Frei Juan Bautista Maíno, “A recuperação da Bahia de Todos os Santos” (1635-1636), que trouxe para a prova o tema da União Ibérica, inserindo a história do Brasil em processos históricos mais amplos (conforme apresentado também na questão 13 desta mesma fase). Nossa segunda imagem foi uma gravura publicada em 1875, no jornal A Vida Fluminense, intitulada “Empréstimo Inglês”. Trata-se de uma imagem bastante conhecida e presente em diversos materiais didáticos, que aqui foi apresentada a partir do documento onde foi originalmente publicada em preto e branco. A última imagem é uma fotografia, de autoria desconhecida, em que vemos retratada uma “Passeata” ocorrida em 1968, trazendo na “linha de frente” várias atrizes conhecidas no período.