Questões


12ª13ª14ª15ª16ª17ª18ª19ª20ª21ª22ª – Tarefa
Versão completa para impressão

Versão completa para impressão (compacta)
13ª questão

"A incorporação de Portugal à Monarquia Hispânica mediante uma união dinástica foi um importante capítulo da história europeia (...)"

Segundo o texto de Daniela Paiva podemos inferir:

 

Alternativas

A. O período referente à União Ibérica tornou-se um tabu para a memória histórica lusitana por conta do domínio político, administrativo e cultural imposto aos portugueses pelos espanhóis.
B. A historiografia dos séculos XIX e XX revelou uma intensa disputa entre portugueses e brasileiros em relação à memória do período da Reconquista.
C. O tema da União Ibérica dentro da historiografia portuguesa questiona a existência de um sentimento nacionalista antes dos séculos XIX e XX.
D. A valorização dos episódios da Reconquista busca preservar a memória do poderio português no contexto das colonizações do Novo Mundo.



 

Comentário

O propósito dessa questão era trabalhar o debate historiográfico em si, que revela a constante e persistente construção das nossas memórias históricas. Nesse caso, foi utilizado o exemplo português na sua relação com o período da União Ibérica, um contexto bastante nebuloso e que diverge segundo as perspectivas de historiadores. É uma reflexão interessante para pensarmos sobre como os portugueses, por muito tempo, definiram os parâmetros da nossa produção historiográfica. O período da colonização do Brasil produziu uma gama imensa de documentação usada até os dias de hoje para a análise histórica desse contexto, sendo que grande parte deles foram produzidos e impressos na Europa. Durante a União Ibérica (1580-1640), há diferentes registros sobre as intenções espanholas em reorganizar os parâmetros portugueses de dominação e tal situação gera desconfortos entre os homens que buscam recontar essa memória lusitana. Assim, pensar essa historiografia portuguesa é revisitar o debate sobre um período em que o Brasil era uma possessão importante, mas que apenas fazia parte de uma, entre tantas, preocupações político-administrativas que afligiam os portugueses. Por fim, a questão é uma forma sofisticada de abordar a história do Brasil, que não nos permite esquecer que, no momento da União Ibérica, o que hoje chamamos de Brasil era uma possessão sob essas condições. Como a Imagem 1 da Tarefa remetia ao mesmo período, foi nossa forma de introduzirmos os participantes ao assunto e ao período.