Questões


12ª13ª14ª15ª16ª17ª18ª19ª20ª21ª22ª – Tarefa
Versão completa para impressão

Versão completa para impressão (compacta)
21ª questão

Observe a história em quadrinhos de Henfil e escolha uma das alternativas:

Graúna, HenfilHistória em Quadrinhos
 

Alternativas

A. A clara inversão de valores – pedir água é demagogia, mas pedir refrigerantes é justo – intensifica a crítica e o humor contidos nesta história em quadrinhos.
B. Os personagens de Henfil, que atuou na resistência à ditadura civil-militar, faziam parte do vasto repertório cultural dos anos 1970.
C. Henfil zomba da ideia de que a seca e a sede no nordeste poderiam ser resolvidas por meio da implantação de uma indústria e pela criação de um mercado consumidor.
D. Henfil criou personagens importantes como a Graúna e o Bode Orelana, foi perseguido e exilado pelos militares nos anos de 1970, transferindo-se para os Estados Unidos, onde escreveu o Diário de um Cucaracha, lançado em 1976.



 

Comentário

Henfil foi um dos grandes quadrinistas brasileiros, crítico constante da ditadura civil-militar e colaborador de O Pasquim, tendo criado personagens memoráveis como a Graúna, Zeferino e os fradinhos Cumprido e Baixim, entre outros. Hemofílico como seus irmãos Betinho e Chico Mário, faleceu precocemente aos 44 anos, vitimado pela AIDS, adquirida por uma transfusão de sangue contaminado. Jamais foi exilado, mas morou nos Estados Unidos onde escreveu o livro Diário de um Cucaracha. Na tirinha apresentada, a contradição entre as necessidades fundamentais (água para o sertão) e o consumo dos supérfluos (refrigerantes) é intensificada pelo contexto do próprio discurso desenvolvimentista do período militar.