Questões


23ª24ª25ª26ª27ª28ª29ª30ª31ª32ª33ª34ª – Tarefa
Versão completa para impressão

Versão completa para impressão (compacta)
23ª questão

A partir da leitura das matérias de jornal escolha uma alternativa:

 

Alternativas

A. Os veículos de comunicação constroem imagens e relatos das mobilizações populares que podem legitimá-las ou desqualificá-las.
B. As matérias relacionam os protestos ocorridos no Brasil em 1992 e em 2013, considerando, entre outros aspectos, a quantidade de manifestantes.
C. Os movimentos de 1992 e de 2013 e também a Passeata dos Cem Mil de 1968, a despeito da ausência de participação estudantil, tiveram grande relevância política na história recente do país.
D. Nas imagens de 1992 o movimento é apresentado como uma grande massa organizada de jovens, enquanto em 2013 as imagens utilizadas mostram cenas de desordem e violência.



 

Comentário

Os meios de comunicação apresentam sua versão para os fatos utilizando-se de imagens e depoimentos adequados ao enfoque que se pretende oferecer ao leitor ou espectador. As apresentações midiáticas dos Caras-Pintadas foram construídas envoltas por questões políticas entre os meios de comunicação e os governantes do período e perpassadas pela idealização dos movimentos estudantis da década de 1960, criando um modelo de manifestação fundado na Passeata dos Cem Mil, a qual se tornou um marco simbólico da força estudantil. A referência feita, em 2013, pelo jornal Folha de São Paulo aos Caras-Pintadas, ao tratar dos movimentos que estavam acontecendo naquele momento, estabelece apenas uma comparação da dimensão da mobilização popular, não recupera o ideal de resistência estudantil acentuado nos movimentos da década de 1960 e do ano de 1992, enfatizando para os acontecimentos recentes a falta de clareza das reivindicações e a violência das depredações e dos confrontos com policiais.