Questões


23ª24ª25ª26ª27ª28ª29ª30ª31ª32ª33ª34ª – Tarefa
Versão completa para impressão

Versão completa para impressão (compacta)
33ª questão

Leia as duas versões da canção apresentadas no documento e escolha uma resposta:

 

Alternativas

A. Vivendo uma ditadura no Brasil, o autor mostra na canção original de 1975 como gostaria que aquela revolução estivesse acontecendo também aqui.
B. A canção possui duas letras por ter tido a primeira versão censurada, no momento em que a Revolução dos Cravos significava a queda de uma ditadura de mais de 40 anos.
C. A letra foi alterada pelo autor, em 1978, pois as propostas iniciais da Revolução dos Cravos haviam sido desvirtuadas.
D. A canção remete à Revolução dos Cravos, que ocorreu em Portugal em 1974, com o objetivo de derrubar a ditadura do general Franco.



 

Comentário

A canção de Chico Buarque, criada pelo entusiasmo do compositor com a Revolução dos Cravos em 1974, foi censurada no Brasil, tendo sido gravada apenas como instrumental no disco Chico Buarque & Maria Bethânia ao Vivo no Canecão, de 1975. Apesar de proibida pela censura brasileira, a canção foi lançada com a letra em Portugal. Quando foi finalmente liberada, em 1978, o autor mudou a letra, colocando no passado as referências à Revolução, afirmando em uma entrevista que entendia que naquele momento, da segunda letra, os caminhos revolucionários haviam sido desvirtuados. Portugal viveu a ditadura de Salazar desde 1933. Com a morte do ditador, em 1970, Marcelo Caetano assumiu o governo, mantendo o país sob o mesmo regime até sua deposição, com a Revolução dos Cravos.