A “Questão do Rio Pirara” foi o nome dado ao conflito territorial envolvendo as fronteiras entre o Brasil, no território que hoje corresponde a Roraima, e a Guiana Inglesa e que se estendeu da primeira metade do século XIX até o ano de 1904, alimentando intensos debates no campo da diplomacia e do direito internacional. A decisão do conflito foi entregue ao então rei da Itália, Vítor Emanuel III, numa tentativa de encontrar uma solução neutra.
Sobre este conflito, José Theodoro Mascarenhas Menck escreve:
"A questão (...) surgiu graças à intervenção do explorador saxão Robert Hermann Schomburgk que, na década de 1830, realizou uma série de visitas exploratórias à região, após o que sugeriu (...)"
Associando a leitura do texto a outros conhecimentos, podemos afirmar que:
Alternativas
Comentário
Sir Robert Schomburgk fez parte da grande leva de naturalistas que nas décadas iniciais do século XIX empenhou-se em conhecer e catalogar as potencialidades naturais brasileiras – e por muito tempo seu nome foi apontado entre os protagonistas da contenda territorial na fronteira entre Brasil e Guiana inglesa. Embora tenha desempenhado importante papel na discussão das fronteiras nesta região, devemos levar em consideração que a presença britânica já fora estabelecida a partir do esforço de missionários como Thomas Youd, por exemplo, que discutia e questionava a escravização dos indígenas.
A questão do Rio Pirara revela uma série de tensões territoriais históricas no que hoje é conhecido como o estado de Roraima. Desde os relatos da ocupação holandesa na região, passando pelos “desbravadores portugueses” e chegando até a atividade missionária britânica, nota-se que maioria dos estudos dedicados ao tema é não apenas incipiente, mas também concentrada em memórias de ingleses e brasileiros – o interesse no resgate da memória dos povos indígenas nativos sobre a questão permanece raro. Em um momento em que o direito indígena a terra e as demarcações territoriais são debatidos com intensidade, faz-se necessária a ampliação do olhar sobre esta questão.