Nesta tarefa, fornecemos a vocês documentos históricos.
Vocês já os conhecem, pois apareceram em nossas questões até esse momento.
Sua tarefa é organizá-los de duas formas:
Para organizá-los, basta selecionar dentre a lista fornecida o período histórico que considera correto.
Atenção! É necessário confirmar a organização dos documentos depois que a sua equipe terminar a tarefa. Ao clicar em “Rascunho” o trabalho fica salvo em modo rascunho, e mesmo que você saia da página da Olimpíada e retorne depois, o rascunho estará salvo e disponível.
O envio definitivo ocorre apenas quando a equipe clicar em “Concluir Tarefa”. Após clicar em “Concluir Tarefa” nenhuma alteração poderá ser feita. Por isso só clique em “Concluir Tarefa” após ter organizado todos os documentos.
Comentário
A tarefa da Fase 3 propôs um retorno aos documentos já utilizados até aqui com um novo olhar. Se nas questões esperávamos que os documentos servissem de ponto de partidas para a discussão e enriquecimento do conhecimento históricos dos alunos, aqui pretendíamos que dados importantes como o período de produção do documento e a data a que ele se refere. Observar esses aspectos da documentação é parte do trabalho do historiador, mas muitas vezes esses dados tão importantes passam desapercebidos aos olhos dos jovens estudantes. Lembramos que as temporalidades são um tema importante para que seja possível visualizar o processo histórico em seu desenrolar. Todos criticamos as “decorebas sem sentido” de datas; mas é fundamental compreender as temporalidades, saber mover-se dentro de uma linha do tempo e entender que os documentos têm a dizer muito sobre o momento em que são produzidos, ou sobre outros momentos históricos.