Questões


23ª24ª25ª26ª27ª28ª29ª30ª31ª32ª33ª34ª – Tarefa
Versão completa para impressão

Versão completa para impressão (compacta)
34ª Tarefa

Nesta tarefa, fornecemos a vocês documentos históricos.

Vocês já os conhecem, pois apareceram em nossas questões até esse momento.

Sua tarefa é organizá-los de duas formas:

  1. Dentro de uma linha de tempo histórico de produção: coloque cada documento dentro da época a que pertence, ou seja, a época em que foi originalmente escrito ou produzido.
  2. Dentro de uma linha de tempo histórico do tema abordado: coloque cada documento dentro da época a que se refere, ou seja, a época sobre a qual fala o documento. Observe que um documento pode falar de um século específico ou abordar períodos mais amplos.

Para organizá-los, basta selecionar dentre a lista fornecida o período histórico que considera correto.

Atenção! É necessário confirmar a organização dos documentos depois que a sua equipe terminar a tarefa. Ao clicar em “Rascunho” o trabalho fica salvo em modo rascunho, e mesmo que você saia da página da Olimpíada e retorne depois, o rascunho estará salvo e disponível.

O envio definitivo ocorre apenas quando a equipe clicar em “Concluir Tarefa”. Após clicar em “Concluir Tarefa” nenhuma alteração poderá ser feita. Por isso só clique em “Concluir Tarefa” após ter organizado todos os documentos.

 

1
2
Pesadelo (1972)Letra de Música
3
4
Formidável contágioTexto Acadêmico
5
6
7
8
Comer, Beber, GovernarArtigo de Revista
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
Sonhos Guaranis (1982)Letra de Música
20
21
Graúna, HenfilHistória em Quadrinhos
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
34
35

Deseja realmente confirmar o envio das respostas da tarefa? Depois disso não será permitido fazer nenhuma alteração.

 

Comentário

A tarefa da Fase 3 propôs um retorno aos documentos já utilizados até aqui com um novo olhar. Se nas questões esperávamos que os documentos servissem de ponto de partidas para a discussão e enriquecimento do conhecimento históricos dos alunos, aqui pretendíamos que dados importantes como o período de produção do documento e a data a que ele se refere. Observar esses aspectos da documentação é parte do trabalho do historiador, mas muitas vezes esses dados tão importantes passam desapercebidos aos olhos dos jovens estudantes. Lembramos que as temporalidades são um tema importante para que seja possível visualizar o processo histórico em seu desenrolar. Todos criticamos as “decorebas sem sentido” de datas; mas é fundamental compreender as temporalidades, saber mover-se dentro de uma linha do tempo e entender que os documentos têm a dizer muito sobre o momento em que são produzidos, ou sobre outros momentos históricos.