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35ª questão

“O Azulejo Colonial não é isolado ou isolável sob pena de se perder de vista seu sentido (...)"

São Francisco falando aos pássaros, Cândido Portinari, 1945Painel de Azulejo, Cândido Portinari, 1945

Tomando os documentos apresentados como base, escolha uma alternativa:

 

Alternativas

A. Ao unir pintura, escultura e arquitetura em uma mesma obra, Adriana Varejão oferece-nos uma releitura contemporânea da tradicional azulejaria portuguesa.
B. A forma como são combinadas as peças na obra de Varejão produz efeito diferente ao do desenho preciso de Portinari.
C. O complexo arquitetônico da Pampulha, que abriga o Painel de Portinari, foi construído sob a égide da modernização e neste sentido a recuperação de elementos visuais coloniais auxilia na legitimação do discurso modernista brasileiro.
D. Os azulejos de Portinari foram concebidos originalmente para outro local e por essa razão sua conservação é muito problemática.



 

Comentário

O intento da questão reside em relacionar duas obras modernas que dialogam, cada qual à sua maneira, com elementos constituintes do discurso visual colonial. Ambas propõe revisitar a azulejaria portuguesa. O painel de Portinari foi concebido para ser parte integrante do complexo arquitetônico da Pampulha, projetado por Oscar Niemeyer. Sua releitura traz um elemento regional e assim legitima o discurso arquitetural modernista (tal como propunha Le Corbusier). Varejão, por seu turno, estabelece a conexão, essencialmente, por meio da visualidade em detrimento da técnica. O encontro da pintura, escultura e arquitetura como meio de expressão é sua característica mais marcante. Tal qual como o pintor de Brodósqui, a artista teve a produção da obra vinculada a um espaço físico específico – nesse caso uma sala no Museu Inhotim, também em Minas Gerais. O primeiro painel azulejado, hoje exposto no Museu Nacional no Azulejo em Lisboa, Portugal, é uma representação da cidade de Lisboa antes do terremoto que a destruiu em 1755. Os especialistas acreditam que este painel, que tem cerca de 23 metros, tenha sido feito para decorar uma sala no Palácio dos Condes de Tetúgal, próximo à igreja Sé de Lisboa.