Questões


35ª36ª37ª38ª39ª40ª41ª42ª43ª44ª45ª46ª – Tarefa
Versão completa para impressão

Versão completa para impressão (compacta)
42ª questão

"Provisoriamente não cantaremos o amor, que se refugiou mais abaixo dos subterrâneos (...)"

Sobre este poema de Drummond, é possível afirmar que:

 

Alternativas

A. A repetição da palavra “medo” em praticamente todas as sentenças reforça a ideia de um sentimento inescapável, comum a todos e que prossegue para além da vida.
B. Assim como os demais poemas do mesmo livro, escritos entre 1935 e 1940, insere-se na segunda fase do modernismo literário no país e incorpora a temática social.
C. Reflete os traumas e preocupações contemporâneos ao poeta, como os resquícios da Primeira Guerra Mundial, a eclosão da Segunda e o contexto do Estado Novo de Vargas.
D. Faz, no título e no tema, uma referência ao Congresso da Internacional Comunista, reafirmando os princípios humanísticos e anticomunistas de Drummond.



 

Comentário

O livro Sentimento do Mundo de Carlos Drummond de Andrade foi publicado em 1940, reunindo 28 poemas produzidos a partir de 1935. O poema utilizado na questão remete-se à experiência traumática e contemporânea ao poeta relativa ao pós-Primeira Guerra e início da Segunda Guerra, dentro do contexto internacional do totalitarismo e da experiência nacional do Estado Novo de Vargas. Drummond, declaradamente de inclinação comunista, neste livro abandona as rimas e dedica-se aos temas sociais que ficaram associados à segunda geração do modernismo. No seu livro seguinte, A Rosa do Povo, escrito entre 1943 e 1945, os horrores da Segunda Guerra reapareceriam com força. Estes temas não eram exclusivamente temas de história geral, uma vez que o Brasil via-se dentro do mundo e afligido pelas mesmas preocupações. Olímpicos, fiquem espertos: esta obra de Drummond é leitura obrigatória em vários vestibulares nacionais.